Feliz Dia do Marceneiro ao profissional da madeira

Neste dia 19 de março comemora-se o Dia do Marceneiro, uma das mais antigas profissões do mundo

Publicado em 19 de março de 2019 | 09:18 |Por: Cleide de Paula

A marcenaria é uma das mais antigas e nobres profissões da humanidade. Neste 19 de março, é celebrado o Dia do Marceneiro (e também do Carpinteiro). A data foi escolhida por ser a mesma que o Dia de São José, marido de Maria na doutrina católica e padroeiro dos carpinteiros e marceneiros, por exercer a mesma função.

A fim de homenagear todos os profissionais da área, tão importantes para nosso dia a dia atual, a maior revista do Brasil para os profissionais da madeira, Móbile Sob Medida, realizou uma reportagem especial sobre Marcenaria 4.0 e disruptividade e também um adendo no Portal eMóbile.

Com o passar dos anos, o marceneiro deixou de desenvolver um trabalho mais artesanal com a madeira. Com o advento da tecnologia, atualmente executa os móveis sob medida em softwares e com o grande auxílio de máquinas de todos os portes.

Em meio a essas transformações, convidamos os profissionais, no Dia do Marceneiro, para contar a importância de ter um dia especial da profissão, os desafios e a relevância do ofício da marcenaria na vida pessoal.

Luiz Mariano, marceneiro da Mariano Móveis Projetados

Arquivo Pessoal

Dia do Marceneiro

Luiz Mariano

Qual a importância de ter um dia especial para sua profissão?
“Creio que seja importante para agregar valor e reconhecimento, nossa profissão vem ganhando cada vez mais destaque e praticamente todas as profissões têm seu dia, por que o marceneiro ia ficar de fora?

Qual a importância do ofício marceneiro na sua vida?
Foi a profissão que escolhi pra exercer pro resto da vida, eu escolhi, não foi por acidente… Quando as pessoas perguntam o que eu sou, respondo marceneiro. É o que eu sou e isso pesa, é importante pra mim.

Quais os desafios da profissão, atualmente?
Conseguir lidar com a ansiedade dos clientes desta nova geração imediatista e dramática. Controlar fluxo de caixa. Conter as despesas fixas. Lidar com os picos de demanda e a estiagem (altos e baixos). Arrumar ou treinar mão de obra especializada, etc.

Miguel Angelo Porfírio, diretor da Virmond Móveis

Júlia Magalhães

Dia do Marceneiro

Miguel Angelo Porfírio

Qual a importância de ter um dia especial para sua profissão?
A difusão da profissão nas mídias e redes sociais. Já dizia um ditado antigo, quem não é visto não é lembrado, e a comemoração do dia do marceneiro faz com que os marceneiros e sua missão na sociedade sejam lembrados.

Qual a importância do ofício marceneiro na sua vida?
Meu pai sempre foi marceneiro de mão cheia, fundou a nossa empresa em 1978 e eu, filho admirador, ingressei em 1988. Tenho trabalhado com mobiliário há 31 anos e continuo investindo no sonho de fazer o melhor que podemos em nosso setor.

Quais os desafios da profissão, atualmente?
Além da recessão que assola o país desde 2014 e a baixa velocidade de recuperação, acredito que o desafio atual é referente à introdução muito veloz de novas tecnologias e materiais. Estar na ponta dessas mudanças exige empenho, estudo e investimento correto.

Reinaldo Gomes, diretor da Marupá Móveis

Arquivo Pessoal

Dia do Marceneiro

Reinaldo Gomes

Qual a importância de ter um dia especial para sua profissão?
Uma data específica que pode ser celebrada vem sempre acompanhada de memórias que fazem ou fizeram parte da nossa construção como profissional ou como pessoa. Poder comemorar o Dia do Marceneiro é, em certo ponto, reviver em muitos aspectos todas as etapas e desafios enfrentados, as necessidades de transformações, de melhoria e a valorização de todas conquistas alcançadas.

Qual a importância do ofício marceneiro na sua vida?
O ofício de marceneiro que aprendi com meu pai foi extremamente importante para toda a minha vida. Foi na marcenaria que descobri meu propósito, que aprendi a trabalhar por uma causa maior e não somente pelo dinheiro e também a contribuir para a realização de muitos projetos de vidas. A marcenaria me ensinou o prazer do trabalho, me trouxe grandes oportunidades como também satisfação e felicidade.

Quais os desafios da profissão, atualmente?
O marceneiro precisa possuir múltiplas inteligências diante de um ambiente competitivo e com rápidas transformações. Precisa ser criativo, inventivo, ter visão espacial, conhecimentos matemáticos. Precisa saber cultivar boa relações interpessoais e ter bastante coragem para sempre ir além do que é esperado.


Notícias do Mercado Moveleiro

Conheça nossas publicações:

eMobile

Atualizado diariamente por uma equipe de jornalistas profissionais, o Portal eMóbile agrega as notícias mais atuais e relevantes para os profissionais do setor moveleiro, sejam eles industriais, varejistas, marceneiros ou designers e arquitetos.


  • CONTATO
  • contato@revistamobile.com.br
  • Avenida Sete de Setembro
  • 6810, 2º andar - Cj 18
  • Seminário | 80240-001
  • Curitiba | Paraná
  • (41) 3340 4646