Como ferramentas de marketing digital divulgam o trabalho e atraem novos clientes

Profissionais da ODIG, Marketing Sustentável e Otimize comentam sobre as vantagens do marketing na relação da marcenaria com clientes e fornecedores

Publicado em 29 de outubro de 2018 | 08:00 |Por: Luis Antonio Hangai

A internet como nova dimensão dos negócios e das relações entre as pessoas não é novidade. Divulgar seu trabalho, comprar materiais e oferecer serviços pela web já é prática comum em diversos setores e as ferramentas online podem proporcionar condições especiais de competitividade para pequenas empresas, como as marcenarias, além de gerar oportunidades, atrair clientes e expor produtos. Com isso em mente, especialistas e profissionais e mostram como o marketing digital, bem executado, pode fazer a diferença na relação da marcenaria com clientes e fornecedores.

Divulgação ODIG

Marketing digital

Diretor de negócios da agência de marketing digital ODIG, Cezar Augusto Gehm Filho

Antes de falar em perfis, curtidas, seguidores e spam, é necessária uma noção mais definida dessa vertente de marketing. De acordo com o diretor de negócios da agência de marketing digital ODIG, Cezar Augusto Gehm Filho, o principal é entender que se trata de um processo de posicionar melhor seu negócio para que o cliente encontre, perceba e compre o que você oferece.

“O resultado, de uma forma simples, é tornar a empresa mais conhecida, melhorar o relacionamento com clientes atuais e aumentar as vendas”, descreve.

A rede social e de negócios, Marcenaria Sustentável, já promove a reunião online de marceneiros, principalmente donos de empresas, fabricantes de produtos e revendas.

A empresa oferece um espaço virtual de conversa para que o setor se torne mais capacitado a adotar a web como ferramenta de gestão e negócios. “É um caminho a ser trilhado, mas dando os passos certos, não é difícil e pode dar grandes resultados”, encoraja a diretora da rede, Simone Nascimento.

Um dos serviços oferecidos pela rede é justamente o de suporte e gestão de marketing digital voltado especificamente às marcenarias. Quem presta essa consultoria é Luiz Gaia. O gestor de marketing digital da Marcenaria Sustentável ressalta que os profissionais de marcenaria, em geral, estão inseridos e participam na web, seja nas mídias sociais ou outras redes, para buscar conhecimento e trocar informações de produtos.

Para esses profissionais profissionalizarem a presença da empresa na internet, Gaia oferece o serviço de inbound marketing, voltado à manutenção das redes sociais e demais plataformas digitais da marcenaria, monitoramento da concorrência e relatórios de resultados mensais.

Conhecendo as ferramentas

As plataformas são muitas e é preciso ter conhecimento para determinar quais são as mais adequadas à realidade da marcenaria e como elas podem ser usadas dentro do orçamento e disponibilidade de pessoas para manter site, blog ou redes sociais funcionando com conteúdo interessante e interação com clientes, revendas e interessados da área.

Para aproveitar melhor a visibilidade que a internet proporciona a estratégia sugerida por Gehm Filho, da ODIG, é escolher por quem a marcenaria precisa ser vista. O diretor de negócios sugere, por exemplo, medidas simples como criar um perfil para a empresa no Google+ e cadastrar a ferramenta Meu Local com informações de endereço, telefone, horário de funcionamento e fotos da marcenaria. Esses dados ajudam a empresa a aparecer bem colocada nas buscas do Google.

Divulgação Marcenaria Sustentável

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Gestor de marketing digital da Marcenaria Sustentável, Luiz Gaia

Nas mídias sociais, Gehm Filho enfatiza o Facebook como principal plataforma, pois permite interagir com clientes e seguidores, além de postar conteúdos variados de texto, imagens, vídeos e mais. “Hoje, no Brasil, há cerca de 120 milhões de usuários, não há rede social com maior abrangência. As pessoas chegam a passar quase 50 horas por semana no Facebook”, destaca.

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O Instagram é outra mídia interessante, pois o acervo de fotos pode ser ótimo para quem quer conversar com o público de forma mais visual. O especialista aconselha integrar as duas redes por meio dos anúncios pagos, que permitem especificar o público por localidade, faixa etária, gênero, e requerem investimento baixo “em torno de 50 a 100 reais por mês”, estima Gehm Filho.

Porque apostar no marketing digital na marcenaria

Mesmo para um negócio que, em princípio tem abrangência local como a marcenaria, a web oferece oportunidades únicas de divulgação, captação de novos clientes e relacionamento com as revendas. “Fazer marketing digital é bem mais barato do que marketing tradicional. Pode ser feito inclusive pelo próprio dono do negócio quando ele sabe o que está fazendo”, argumenta Gehm Filho, da ODIG.

Divulgação Otimize Marcenaria

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Otimize Marcenaria

Um exemplo de bom posicionamento da empresa na internet é o da Otimize Marcenaria, de Itapema (SC). O diretor comercial da empresa e idealizador do conteúdo digital, Valci Goulart, conta que projetar a presença da marca na web está relacionado à formação como designer industrial.

Ao longo dos cinco anos de operações da Otimize, foi desenvolvida a ideia de mostrar o trabalho por meio de fotografias autorais. “Também comecei a interligar todas as mídias para nos comunicarmos com nossos clientes”, conta.

Goulart comenta que há impacto de cada plataforma na gestão de relacionamento da marcenaria com clientes e fornecedores. No caso dos fornecedores, surgem propostas de fabricantes de componentes que querem associar o produto à marcenaria.

“São desde portas de vidro com alumínio até ferragens. Junto com isso há marcas que não fazem questão de abrir o mercado e se mantém bastante exclusivas, que só trabalham com clientes que também levem a estética mais a sério”, conta

Quanto aos clientes, uma parte importante do diálogo da Otimize na web é separar os públicos, sendo o que a empresa fez com o Instagram. Logo no primeiro ano de atividade foram criadas duas contas separadas, uma com imagens das peças já prontas e decoradas, para mostrar como ficarão na casa do cliente, e outra com fotos da produção.

“O making of interessa ao arquiteto e especificador que gosta de ver as máquinas que usamos, o cuidado que temos no processo, elementos que, para o cliente final, podem parecer feios. E o Instagram dos projetos finalizados é muito mais importantes para os clientes como referência, com toda a composição e decoração que ajuda na decisão de compra, como um book digital”, assinala o diretor comercial.

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Para a realidade da marcenaria catarinense o website também é valioso, sendo a “cara” do negócio para clientes e interessados em regiões próximas. “A localização proporciona oportunidades peculiares de negócios com donos de casas de praia em Itapema que conhecem a marcenaria e encomendam peças para as residências nos estados de origem. É fundamental para as pesquisas do Google. Se o site é bem ranqueado e acessado, a procura é maior. A marcenaria fica em Santa Catarina, mas a maioria dos clientes está em São Paulo, Rio Grande do Sul, Mato Grosso e Paraná”, finaliza.

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