Pesquisa de mercado na marcenaria como aposta nas estratégias da empresa

Segundo a coordenadora executiva do curso de arquitetura e urbanismo da Universidade Positivo, Fernanda Bertoli Stival, a estratégia é fundamental para definir o mercado de atuação

Publicado em 18 de dezembro de 2018 | 08:00 |Por: Luis Antonio Hangai

Parte do planejamento estratégico de uma empresa, por conta de sua eficácia a pesquisa de mercado é indicada por especialistas para qualquer empreendedor, independente do porte ou tamanho do negócio. Por meio dela, são coletadas informações para embasar as tomadas de decisões. Para os proprietários de marcenaria, fazer uso dessa prática evita que as ações sejam pautadas, unicamente, na experiência e sorte. Dessa maneira, a pesquisa de mercado na marcenaria vira aposta para traçar estratégias.

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Pesquisa de mercado na marcenaria

Consultora do Sebrae, Beatriz Micheletto

O artifício da pesquisa ajuda a reduzir significantemente a probabilidade de falhas e aumenta a chance de sucesso no empreendimento.

Essa ferramenta, por exemplo, pode ser usada para nortear o ingresso em um novo nicho de mercado, investir em um novo produto, mudar a marcenaria para outro ponto da cidade, entre outras ações.

“O brasileiro tem como uma das principais características ser ‘superempreendedor’, mas também tem o costume de fazer tudo sem pesquisa e planejamento”, comenta a consultora de marketing e vendas do Sebrae, Beatriz Cristina Micheletto.

“A consequência de agir dessa forma é que a maioria das empresas acabam indo à falência. A pequena ou microempresa não tem dinheiro para ficar errando muito, então a pesquisa de mercado minimiza alguns desses erros”, complementa.

Além de reduzir falhas, a pesquisa de mercado na marcenaria serve como diferencial competitivo para o profissional. A coordenadora executiva do curso de arquitetura e urbanismo da Universidade Positivo, Fernanda Bertoli Stival, salienta que essa estratégia é fundamental para definir o mercado de atuação, nicho de trabalho e desejos do consumidor. “Não sabendo o que o cliente quer o marceneiro acaba perdendo mercado para os concorrentes”, alerta.

Mãos à obra

Há diversas formas de se fazer uma pesquisa de mercado na marcenaria. O que definirá a metodologia mais eficiente é o objetivo da mesma. Para melhorar um serviço, por exemplo, o marceneiro pode desenvolver um formulário e distribuir para os clientes da marcenaria, a fim de captar um feedback. Se o objetivo for criar um diferencial competitivo, pode sondar a concorrência por meio de um cliente oculto.

Segundo as especialistas, o fundamental é dedicar tempo ao planejamento da pesquisa, elaborar questões que possibilitem uma noção real da opinião do entrevistado e definir quem é o público-alvo. Quanto às perguntas, devem conter questões de natureza quantitativa como, por exemplo, idade, renda, quanto paga por uma peça de mobiliário, metragem da residência, quantos móveis costuma comprar por determinado período e outros; e qualitativas, como informações subjetivas e de comportamento, estilos de móveis, perfil de compra, etc.

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Pesquisa de mercado na marcenaria

De acordo com especialistas, é importante a interpretação dos resultados da pesquisa de mercado na marcenaria

“Não se deve fazer muitas perguntas fechadas (sim ou não) e não elaborar um questionário muito longo. Depois, o indicado é fazer um pré-teste e no final, dar as respostas para uma pessoa de fora analisar as respostas, pois ajuda a ter uma visão menos tendenciosa”, declara Beatriz.

Ela alega que um erro é dar somente para os amigos e familiares responder a pesquisa. “Eles não representam o perfil do comprador do produto, assim o resultado fica comprometido”, diz a consultora do Sebrae. Fernanda acrescenta que fazer buscas na internet e até mesmo com clientes antigos é uma forma simples, entretanto, eficaz de conduzir levantamentos de opinião.

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Atualmente, existem diversos sites e empresas que oferecem serviços de pesquisas de mercado. Plataformas como o Google Formulários e SurveyMonkey são ótimas dicas para montar formulários online, que podem ser compartilhados nas redes sociais. “Mesmo que o marceneiro não faça a melhor pesquisa do mundo, eu diria que o pior é não fazer pesquisa nenhuma”, salienta Beatriz.

Para finalizar, tão importante quanto realizar essa sondagem é saber interpretar os resultados da pesquisa de mercado na marcenaria. “Feita a análise e identificação de concorrência é hora de oferecer aos clientes um diferencial, mostrar a vantagem e superar a concorrência. Observar que sempre é possível ser melhor ou então se igualar a eles. Se o nível tecnológico for o mesmo, supere na qualidade do atendimento, se não conseguir se igualar tecnologicamente, tente agregar valores ou repensar o preço final”, finaliza Fernanda.

Reportagem originalmente publicada na edição 103 da Móbile Sob Medida


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