Saiba como economizar e evitar o desperdício na marcenaria

Técnico da Archi Puxadores e Acessórios conta como se pode economizar e evitar o desperdício na marcenaria para melhorar atendimento e produtividade

Publicado em 19 de março de 2019 | 22:00 |Por: Cleide de Paula

Evitar desperdícios é mais do que necessário para a saúde de qualquer negócio. É importante também para fazer bom uso das matérias-primas, aumentar produtividade e ganhos ao final de qualquer trabalho. Com a correria do dia a dia é comum que o marceneiro se perca no tempo e acabe dando pouca ou nenhuma prioridade para os mecanismos que permitem economizar e otimizar tempo e material. O técnico da Archi Puxadores e Acessórios, José Luis Gonzales, preparou uma lista para o marceneiro economizar e evitar o desperdício na marcenaria para melhorar atendimento e produtividade.

Optar cortar pelo lote

A máquina de corte tem grande importância no impacto da produtividade e do serviço. Não há matéria-prima maior ou mais valiosa que o tempo. Ao escolher bem o equipamento você está escolhendo também maior conforto e praticidade. Hoje em dia, o mercado oferece muitas opções e a compra do maquinário deve estar em linha com a necessidade da produção da marcenaria.

Feliz Dia do Marceneiro

Além dos equipamentos, alinhar processos pode ser essencial para economizar e evitar o desperdício na marcenaria, do material e, consequentemente, dinheiro. O MDF corresponde de 60 a 80% do custo de material do projeto, por isso é importante optar pelo corte por lote das peças sob medida, isso pode garantir uma redução de desperdício de 10% a 30%.

Uso de plano de corte

O plano de corte é a parte mais importante do processo da produção do móvel. Oferece o melhor aproveitamento da chapa, o que impede que haja desperdício. Com um bom programa de plano de corte, é possível saber previamente onde deve cortar a chapa, qual tamanho, dessa forma, a economia de matéria-prima é garantida e não há perda de investimento nesse processo.

Produção mais limpa e mais enxuta

O espaço limpo e bem organizado além de ser um espaço melhor para convívio, é também um local mais seguro. Nas marcenarias a limpeza e organização economiza tempo e otimiza processos, uma vez que, se os itens necessários para a execução do projeto estiverem à primeira vista, não se perde tempo buscando por eles. Além disso, evita acidentes com maquinários e ferramentas dispostas em locais incorretos.

Gestão do estoque

O setor moveleiro é um dos que mais sofre com a retração da economia. Dessa forma, ter um estoque pode ser algo a se pensar, afinal, material parado é dinheiro parado. Uma boa estratégia é manter em estoque apenas os materiais que serão utilizados para a produção dos móveis e economizar e evitar o desperdício na marcenaria com ferragens, por exemplo. Comprar materiais na medida certa para os projetos que já estão fechados com o cliente, também é uma boa saída.

Utilize produtos de qualidade

Os produtos de qualidade deixam o projeto com melhor acabamento, mais durabilidade e resistência. Oferecer ao consumidor algo confiável, ajuda a fidelizar os clientes, uma vez que a confiança é fator determinante quando se trata desse tipo de compra.

(com informações da Archi e Cermag)


Notícias do Mercado Moveleiro

Conheça nossas publicações:

eMobile

Atualizado diariamente por uma equipe de jornalistas profissionais, o Portal eMóbile agrega as notícias mais atuais e relevantes para os profissionais do setor moveleiro, sejam eles industriais, varejistas, marceneiros ou designers e arquitetos.


  • CONTATO
  • contato@revistamobile.com.br
  • Avenida Sete de Setembro
  • 6810, 2º andar - Cj 18
  • Seminário | 80240-001
  • Curitiba | Paraná
  • (41) 3340 4646