Desempenho da indústria nacional é negativo em julho

Indústria paranaense se destacou em comparação a outros a estados

Publicado em 12 de setembro de 2019 | 11:42 |Por: Everton Lima

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou novos dados sobre o desempenho da indústria brasileira. O IBGE analisou a performance da indústria em 15 regiões diferentes, realizando um ajuste sazonal.

O resultado mostra que em oito regiões houve uma retração nos resultados da indústria no mês de julho, em comparação com o mesmo mês do ano passado.

O estado do Espírito Santo teve o pior resultado: -14,2% quando comparamos julho de 2019 com julho de 2018. Em segundo lugar, aparece o estado de Pernambuco (-10,2%), seguido pela Bahia (-5,6%), Mato Grosso (-3,2%) e São Paulo (-2,7%). O resultado da soma dos outros estados nordestinos também foi negativo: -7,9%.

Desempenho da indústria sulista é positivo

Entre os estados da região sul, os resultados foram positivos durante o período analisado. A indústria paranaense cresceu 4,8%. A catarinense demonstrou um crescimento mais tímido: 1,4%, algo próximo da indústria gaúcha que cresceu 1,8%.

– Produção industrial varia -0,6% no mês de junho

– Pesquisa de mercado: como a internet pode ajudá-lo a entender o seu cliente?

No entanto, quando comparamos julho de 2019 com o mês anterior, apenas o estado do Paraná apresenta números positivos, uma vez que cresceu 2% de um mês para outro. Os números catarinenses mostram uma queda de 0,3%, um resultado melhor do que os -2,4% experimentados pela indústria gaúcha.

A região brasileira que teve a maior piora desse indicador foi o Amazonas: -6,2%. O Rio de Janeiro teve o maior crescimento industrial entre os meses de junho e julho de 2019. A indústria fluminense avançou 6,8% nesse período, seguida pelo estado do Mato Grosso: 5,5%.

Acumulado nacional é negativo

Apesar da disparidade dos resultados regionais, o resultado nacional ainda não é dos melhores. Nos últimos doze meses, a indústria brasileira encolheu 1,3%. Julho de 2019 registrou uma queda de -2,5% quando comparado ao mesmo período do ano passado. Nos seis primeiros meses deste ano, a retração foi de -1,7%. Trata-se do terceiro mês consecutivo que esse setor da economia apresenta resultados negativos.

Reprodução/ Agência IBGE

Gráfico do IBGE mostra resultados dos últimos 12 meses da indústria brasileira

Resultado dos últimos doze meses da indústria brasileira

Você pode receber as principais notícias relacionadas à economia em seu e-mail, gratuitamente. Basta assinar nossa newsletter no canto superior direito desta tela.

(com informações da Agência IBGE)


Notícias do Mercado Moveleiro

Conheça nossas publicações:

eMobile

Atualizado diariamente por uma equipe de jornalistas profissionais, o Portal eMóbile agrega as notícias mais atuais e relevantes para os profissionais do setor moveleiro, sejam eles industriais, varejistas, marceneiros ou designers e arquitetos.


  • CONTATO
  • contato@revistamobile.com.br
  • Avenida Sete de Setembro
  • 6810, 2º andar - Cj 18
  • Seminário | 80240-001
  • Curitiba | Paraná
  • (41) 3340 4646