Icec: confiança do comércio cresce em outubro

Região Norte se destacou, uma vez que os indicadores superaram a média nacional

Publicado em 30 de outubro de 2019 | 08:34 |Por: Everton Lima

A Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) divulgou os resultados do Índice de Confiança do Empresário do Comércio (Icec). Trata-se de um estudo publicado mensalmente com o objetivo de entender a percepção dos empresários a respeito de temas ligados à economia.

Sendo assim, os pesquisadores do CNC realizam um levantamento com empresários espalhados por todo o país. Os resultados dessa pesquisa geram um indicador que pode variar de 0 a 200 pontos. Quanto mais próximo de 200, mais confiantes estão os empresários.

Pelo segundo mês seguido, o Icec subiu, chegando a 121,4 pontos em outubro. O resultado é 12,7% superior ao mesmo período do ano passado. Esse resultado também é o maior desde o mês de maio deste ano.

Reprodução: Relatório Icec

Icec-01

Evolução do indicador para o mês de outubro desde 2011

Icec relacionado à economia fica abaixo dos 100 pontos

Ainda de acordo com dados do Icec, 41,7% dos entrevistados afirmaram que as condições atuais da economia “melhoraram pouco”. 5,8% acreditam que “melhoraram muito”. Para 26,9% as condições econômicas “pioraram muito”, enquanto 25,7% disseram que as condições “pioraram pouco”.

– Sustentabilidade industrial abre mercados e reduz custos

Portanto, a maior parte dos empresários consultados demonstraram insatisfação com a economia brasileira neste momento. Contudo, analisando o índice por região do país, é possível verificar que os mais satisfeitos com a economia são os empresários da região Norte, uma vez que foi a única região em que o indicador ultrapassou 100 pontos (105,3). O Centro-Oeste ficou em segundo lugar, com 92,2 pontos.

Nesse subíndice, o valor nacional foi de 86,9 pontos. Apesar de estar abaixo dos 100 pontos, trata-se do melhor resultado desde maio, com um crescimento de 0,1% em relação a setembro.

No gráfico abaixo, é possível comparar o resultado de outubro deste ano com o do mesmo período dos anos anteriores.

Reprodução: Relatório ICEC

Icec-02

Série histórica desde 2011

Subíndice relacionado ao comercio foi de 93,8 pontos

O indicador relacionado às condições atuais do setor de comércio ficou em 93,8 pontos em outubro de 2019. Trata-se do melhor resultado, para esse período, desde 2014. Novamente, a região Norte foi a que teve a maior pontuação: 115,6 pontos.


Notícias do Mercado Moveleiro

Conheça nossas publicações:

eMobile

Atualizado diariamente por uma equipe de jornalistas profissionais, o Portal eMóbile agrega as notícias mais atuais e relevantes para os profissionais do setor moveleiro, sejam eles industriais, varejistas, marceneiros ou designers e arquitetos.


  • CONTATO
  • contato@revistamobile.com.br
  • Avenida Sete de Setembro
  • 6810, 2º andar - Cj 18
  • Seminário | 80240-001
  • Curitiba | Paraná
  • (41) 3340 4646