Movergs divulga dados sobre o setor moveleiro gaúcho

Houve retração no mês de junho, mas o acumulado de 2019 é positivo

Publicado em 2 de setembro de 2019 | 09:20 |Por: Everton Lima

Um levantamento divulgado pela Associação das Indústrias de Móveis do Rio Grande do Sul (Movergs) apresentou os resultados do setor moveleiro gaúcho no mês de junho.

O estudo analisa o mercado em três aspectos: varejo, indústria e geração de empregos. O objetivo é comparar junho de 2019 com o mesmo período do ano anterior. Assim é possível avaliar se houve retração ou avanços nos indicadores.

Setor moveleiro gaúcho: indicadores sobre o varejo

O mês de junho apresentou quedas nas vendas de móveis. O número de peças vendidas caiu 9,7% em comparação com o mês de maio. A receita das empresas varejistas recuou 9,9% nesse período.

Esse resultado interrompeu um ciclo de crescimento que havia começado em fevereiro. Devido aos bons resultados que as vendas tiveram até o mês de maio, o acumulado do primeiro semestre de 2019 representa um crescimento de 3,2% em comparação com os seis primeiros meses de 2018.

Gatilhos mentais: técnica aumenta as vendas recorrendo ao “cérebro primitivo”

Ademais, quando se analisa os valores nominais se percebe que os lojistas testemunharam um crescimento de 7% nesse indicador, quando comparado com o mesmo período do ano anterior. Contudo, é importante contextualizar para o fato de que em maio do ano passado houve a greve dos caminhoneiros. Esse evento impactou todos os setores da economia.

Indicadores sobre a indústria

A produção de móveis também apresentou queda quando junho é comparado com maio deste ano: -11,2%. No entanto, nos seis primeiros meses de 2019 a queda foi de 1,2% em relação ao primeiro semestre de 2018. Ainda assim, a receita da indústria cresceu 7,5% nos primeiros meses de 2019.

A produção de móveis do setor moveleiro gaúcho vem oscilando. No primeiro trimestre houve dois meses de quedas seguidas (fevereiro e março). Já os meses de abril e maio mostraram crescimento que foi interrompido em junho — o mês que apresentou o pior resultado do ano até agora.

Por sua vez, a geração de empregos na indústria (o estudo não considerou o varejo) mostrou queda de -1,1% comparando com maio e -1% com relação a 2018 no setor moveleiro gaúcho.

 


Notícias do Mercado Moveleiro

Conheça nossas publicações:

eMobile

Atualizado diariamente por uma equipe de jornalistas profissionais, o Portal eMóbile agrega as notícias mais atuais e relevantes para os profissionais do setor moveleiro, sejam eles industriais, varejistas, marceneiros ou designers e arquitetos.


  • CONTATO
  • contato@revistamobile.com.br
  • Avenida Sete de Setembro
  • 6810, 2º andar - Cj 18
  • Seminário | 80240-001
  • Curitiba | Paraná
  • (41) 3340 4646