Prêmio Top Móbile: a importância de ser top of mind

O Top Móbile é um poderoso indicador das marcas de mais valor existentes no mercado. Aquelas que melhor se relacionam com os consumidores

Publicado em 30 de julho de 2019 | 08:30 |Por: Júlia Magalhães

Qual marca não quer ser lembrada em primeiro lugar pelo consumidor na sua categoria? Com esse questionamento, o diretor da Segmento Pesquisas, Ramiro Freire, inicia nossa conversa. Afinal, chegou o grande dia do setor moveleiro: serão reveladas as marcas mais lembradas no 14º Prêmio Top Móbile.

A cerimônia de premiação acontece hoje (30), às 19h no São Paulo Expo. Quando então, iremos conhecer quais foram as mais lembradas nas categorias “Fornecedores da Indústria” e “Fabricantes de Móveis Seriados”.

Entretanto, a importância do prêmio vai além. O Top of Mind está relacionado com o ativo conhecimento. Ou seja, o passo primordial em direção ao consumo de uma marca. “As pessoas costumam e preferem comprar marcas conhecidas, que lhes são familiares. Se sentem mais confiantes”, resume diretor da Segmento Pesquisas.

A empresa é a responsável técnica pelas pesquisas desde a primeira edição do Prêmio, em 2006. “O avanço e reconhecimento do prêmio é notável ao longo dos anos. Mostra o amadurecimento e profissionalismo do mercado.”

“Marcas tem vida, e o Top Móbile é o principal prêmio que revela a vitalidade das marcas que estão na lembrança dos consumidores”, Ramiro Freire, diretor da Segmento Pesquisas

Diferencial competitivo

É importante destacar que existem diferentes níveis de conhecimento. Vão desde o desconhecimento de marcas, passando pela lembrança espontânea e estimulada. Contudo, o Top of Mind é o mais difícil de ser alcançado, por isto é o mais cobiçado troféu.

A razão é simples, conforme explica Freire. “Uma marca é Top of Mind quando o consumidor, recorda-se dela em primeiro lugar. Sem nenhuma espécie de ajuda ou estímulo. De forma implícita, este consumidor está dizendo que esta marca interage com ele, que desenvolveu imagem, conceitos e atitudes, que criou vínculos que a colocam em vantagem competitiva em direção ao consumo.”

A importância do pós-venda para a fidelização de clientes

Da mesma forma, este consumidor só associará uma marca em primeiro lugar se ela estiver internalizada na sua mente, isto provocado por aprendizado e experiências passadas, na grande maioria dos casos de forma positiva. E a principal: é a marca que está na frente das outras no espaço mental do consumidor e, portanto, com mais possibilidade de ser comprada.

Top Móbile

Top Móbile

Ramiro Freire, diretor da Segmento Pesquisas

“O mercado moveleiro está cada vez mais competitivo e os consumidores mais exigentes, com acesso à informação, poder de promoção e detração através das redes sociais e canais de avaliações. No entanto, poucas marcas atualmente avaliam continuamente a experiência do cliente e conhecem de fato o que é relevante para conquistá-lo e estimular com que promovam sua marca para seus pares”, avalia Freire.

Marcas que utilizam informações de mercado e monitoram a experiência do cliente de forma inteligente e continua durante a jornada de compra terão vantagem competitiva. Além disso, prossegue o diretor, elas se tornarão mais fortes pelo fato de criarem estratégias para criar experiências positivas, gerando fidelização, redução de churn e novos negócios.

Prêmio Top Móbile 2019

“O Top Móbile é um poderoso indicador das marcas de mais valor existentes no mercado. Aquelas que melhor se relacionam com os consumidores”, resume o diretor da Segmento Pesquisas. A pesquisa é, nesta perspectiva, cem por cento valor. Cem por cento marcas que souberam se relacionar com os consumidores e estabeleceram vínculos profundos com o seu público-alvo. “Ninguém é primeiro lugar por acaso.”

Receba nossa Newsletter

    Matérias Relacionadas

    Mais Lidas