Prêmio Top Móbile: a importância de ser top of mind
O Top Móbile é um poderoso indicador das marcas de mais valor existentes no mercado. Aquelas que melhor se relacionam com os consumidores
Publicado em 30 de julho de 2019 | 08:30 |Por: Júlia Magalhães
Qual marca não quer ser lembrada em primeiro lugar pelo consumidor na sua categoria? Com esse questionamento, o diretor da Segmento Pesquisas, Ramiro Freire, inicia nossa conversa. Afinal, chegou o grande dia do setor moveleiro: serão reveladas as marcas mais lembradas no 14º Prêmio Top Móbile.
A cerimônia de premiação acontece hoje (30), às 19h no São Paulo Expo. Quando então, iremos conhecer quais foram as mais lembradas nas categorias “Fornecedores da Indústria” e “Fabricantes de Móveis Seriados”.
Entretanto, a importância do prêmio vai além. O Top of Mind está relacionado com o ativo conhecimento. Ou seja, o passo primordial em direção ao consumo de uma marca. “As pessoas costumam e preferem comprar marcas conhecidas, que lhes são familiares. Se sentem mais confiantes”, resume diretor da Segmento Pesquisas.
A empresa é a responsável técnica pelas pesquisas desde a primeira edição do Prêmio, em 2006. “O avanço e reconhecimento do prêmio é notável ao longo dos anos. Mostra o amadurecimento e profissionalismo do mercado.”
“Marcas tem vida, e o Top Móbile é o principal prêmio que revela a vitalidade das marcas que estão na lembrança dos consumidores”, Ramiro Freire, diretor da Segmento Pesquisas
Diferencial competitivo
É importante destacar que existem diferentes níveis de conhecimento. Vão desde o desconhecimento de marcas, passando pela lembrança espontânea e estimulada. Contudo, o Top of Mind é o mais difícil de ser alcançado, por isto é o mais cobiçado troféu.
A razão é simples, conforme explica Freire. “Uma marca é Top of Mind quando o consumidor, recorda-se dela em primeiro lugar. Sem nenhuma espécie de ajuda ou estímulo. De forma implícita, este consumidor está dizendo que esta marca interage com ele, que desenvolveu imagem, conceitos e atitudes, que criou vínculos que a colocam em vantagem competitiva em direção ao consumo.”
– A importância do pós-venda para a fidelização de clientes
Da mesma forma, este consumidor só associará uma marca em primeiro lugar se ela estiver internalizada na sua mente, isto provocado por aprendizado e experiências passadas, na grande maioria dos casos de forma positiva. E a principal: é a marca que está na frente das outras no espaço mental do consumidor e, portanto, com mais possibilidade de ser comprada.
“O mercado moveleiro está cada vez mais competitivo e os consumidores mais exigentes, com acesso à informação, poder de promoção e detração através das redes sociais e canais de avaliações. No entanto, poucas marcas atualmente avaliam continuamente a experiência do cliente e conhecem de fato o que é relevante para conquistá-lo e estimular com que promovam sua marca para seus pares”, avalia Freire.
Marcas que utilizam informações de mercado e monitoram a experiência do cliente de forma inteligente e continua durante a jornada de compra terão vantagem competitiva. Além disso, prossegue o diretor, elas se tornarão mais fortes pelo fato de criarem estratégias para criar experiências positivas, gerando fidelização, redução de churn e novos negócios.
Prêmio Top Móbile 2019
“O Top Móbile é um poderoso indicador das marcas de mais valor existentes no mercado. Aquelas que melhor se relacionam com os consumidores”, resume o diretor da Segmento Pesquisas. A pesquisa é, nesta perspectiva, cem por cento valor. Cem por cento marcas que souberam se relacionar com os consumidores e estabeleceram vínculos profundos com o seu público-alvo. “Ninguém é primeiro lugar por acaso.”