ABCasa Fair tem palestra sobre leis de proteção de dados

Palestrantes alertaram os empresários sobe as novas obrigações impostas pela Lei Geral de Proteção de Dados

Publicado em 20 de agosto de 2019 | 08:42 |Por: Everton Lima

Entre os dias 16 e 20 de agosto, aconteceu em São Paulo, a ABCasa Fair — organizada pela Associação Brasileira de Artigos para Casa, Decoração, Presentes, Utilidades Domésticas, Festas e Flores (ABCasa).

O evento mostrou novidades para o setor de decoração de móveis, presentes e utilidades para o lar. De acordo com os organizadores, mais de 50 mil visitantes profissionais (lojistas, designers, decoradores e arquitetos) já frequentaram as edições desse evento — considerada a maior feira do setor em toda a América Latina.

Contudo, entre tantas novidades para o lar, houve oportunidades para debater as mudanças que as novas legislações sobre a tecnologia terão no mercado varejista.

“O que esperar do futuro do setor moveleiro?” acontece em Bento Gonçalves

ABCasa Fair: Palestra sobre Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD)

O diretor jurídico da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), Guilherme Martins e a advogada, Viviana Cenci, falaram sobre omnichannel e a LGPD. O objetivo das palestras era orientar os empresários sobre o uso de dados na criação de soluções para as suas estratégias digitais. Respeitando, sobretudo, a nova legislação.

A equipe da Alternativa Editorial/Revista Móbile esteve no local e adiantou o conteúdo no vídeo a seguir:

Entendendo a LGPD

A LGPD foi sancionada em 2018, mas só deve entrar em vigor em agosto de 2020. A legislação tem como objetivo proteger os dados dos cidadãos brasileiros, esclarecendo que eles pertencem aos indivíduos — e não às empresas. Sendo assim, caso um negócio desrespeite o texto da lei, poderá ser multado com valores elevados.

Visto que muitas soluções tecnológicas são baseadas em dados fornecidos pelos usuários, para continuar a usá-las, a empresa deverá ser clara sobre a coleta e a finalidade do uso. Isso significa que se o cliente fornecer uma imagem para realizar um cadastro, por exemplo, ela não poderá ser reutilizada para outro objetivo sem a sua autorização.

Desse modo, cabe aos empresários se adequarem às novas regras, uma vez que elas entrarão em vigor no ano que vem, como explicaram os palestrantes na ABCasa Fair.

(Com informações de assessoria)


Notícias do Mercado Moveleiro

Conheça nossas publicações:

eMobile

Atualizado diariamente por uma equipe de jornalistas profissionais, o Portal eMóbile agrega as notícias mais atuais e relevantes para os profissionais do setor moveleiro, sejam eles industriais, varejistas, marceneiros ou designers e arquitetos.


  • CONTATO
  • contato@revistamobile.com.br
  • Avenida Sete de Setembro
  • 6810, 2º andar - Cj 18
  • Seminário | 80240-001
  • Curitiba | Paraná
  • (41) 3340 4646