Black Friday 2019: omnichannel é palavra de ordem no varejo

Data se consolida como segunda melhor para o varejo, além de ser período fundamental para o setor moveleiro, revela pesquisa do Google

Publicado em 11 de setembro de 2019 | 08:50 |Por: Júlia Magalhães

Sexta-feira, dia 29 de novembro. Ainda há mais de dois meses para a Black Friday 2019. Contudo, o varejo moveleiro já deve começar a planejar suas ações para garantir boas vendas. Afinal, a Black Friday se consolidou como a data mais importante para o comércio varejista – ficando apenas atrás do Natal.

No entanto, as notícias para o varejo moveleiro são extremamente positivas. Talvez, essa seja a data mais relevante para o setor, uma vez que as pessoas veem o Natal como uma data para dar presentes. A Black Friday, em contrapartida, é o momento de aproveitar oportunidades para si.

Em suma, é na Black Friday que as pessoas vão atrás de bens duráveis. Como por exemplo, eletroeletrônicos, eletrodomésticos e móveis. Já no Natal, querem outros tipos de produtos. As buscas são por brinquedos e itens de uso pessoal, como roupas e perfumes, além de alimentos e bebidas.

– Entrevista: campanhas online para varejo moveleiro
– Dia do Cliente: evento promete movimentar o varejo

Além disso, o número de itens comprados é maior na Black Friday. Os dados são de uma pesquisa da Provokers encomendada pelo Google, com dados de 2018.

Black Friday: uma data omnichannel para o setor moveleiro

E o estudo da Provokers vai de encontro com dados do último relatório Websoppers. Em sua 40ª edição, a pesquisa da Ebit|Nielsen, divulgada em agosto passado, é considerada referência no que tange consumo online. De acordo com o relatório, online e offline são complementares. “Definir como cada canal pode coexistir, sem sobrepor suas propostas de valor, é fundamental”, frisa o Webshoppers.

Além disso, o que foi confirmado no primeiro semestre de 2019, é que o consumidor já espera encontrar o varejista no mundo digital. O desafio, segundo o estudo da Ebit|Nielsen, é manter o direcionamento estratégico em todos os pontos de contato com o cliente. Em outras palavras, “multicanais que se complementam”.

Para uma experiência on-to-off completa na Black Friday, o estudo da Provokers revela que muita gente vê a mobilidade como algo fundamental. A multicanalidade, ou seja, capacidade de atender o consumidor de forma eficiente através de qualquer ponto de contato, é destacado por 42% dos respondentes.

Black Friday

black friday

Fonte: pesquisa Provokers/Google – 2018

O digital ainda é muito expressivo na Black Friday – 82% das pessoas fazem compras nesse período através de meios digitais. Entretanto, cada vez mais as pessoas afirmam ter experiências omnichannel, usando a internet como complemento às compras feitas em lojas físicas. E esse comportamento é destacado nos compradores de móveis. 53% das pessoas que compram em lojas físicas, pesquisam online.

Black Friday

Black Friday

Fonte: pesquisa Provokers/Google – 2018

Por fim, outro insight interessante apontado pelo Google trata-se do movimento dos consumidores através do aplicativo Waze

Black Friday

Black Friday

Fonte: dados internos do Google

Jornada de consumo: não há limites entre on e offline

A Black Friday, portanto, é um ótimo (e necessário) exercício para a sua marca trabalhar a integração on e offine. Garanta que o consumidor tenha a experiência mais omnichannel possível. Ainda que o peso do digital seja enorme neste período, muitos consumidores têm optado por fazer suas compras offline ou então por retirar na loja física as compras feitas pela internet.

“36% da população brasileira é digital buyer”, 40º Webshoppers, Ebit|Nielsen

Considerando o enorme papel do mobile na jornada de consumo – e aqui não restringimos apenas a Black Friday, mas, ao atual modelo de consumo –, é fundamental que a sua marca esteja preparada para atender e ajudar os clientes a qualquer momento e de qualquer lugar.

Para saber mais sobre futuro do setor moveleiro, comportamento do consumidor e marketing digital, não perca a próxima palestra da Móbile: “o que esperar do futuro do setor moveleiro?” O evento acontece no próximo dia 25, às 9h, em Linhares (ES).  Realizado pela Revista Móbile, conta com apoio do Sindimol e Abimóvel, e patrocínio da SPM e FGVTN.


Notícias do Mercado Moveleiro

Conheça nossas publicações:

eMobile

Atualizado diariamente por uma equipe de jornalistas profissionais, o Portal eMóbile agrega as notícias mais atuais e relevantes para os profissionais do setor moveleiro, sejam eles industriais, varejistas, marceneiros ou designers e arquitetos.


  • CONTATO
  • contato@revistamobile.com.br
  • Avenida Sete de Setembro
  • 6810, 2º andar - Cj 18
  • Seminário | 80240-001
  • Curitiba | Paraná
  • (41) 3340 4646