Consumidor brasileiro: pesquisadores divulgam os cinco perfis mais comuns

Estudo ouviu mais de 20 mil pessoas em 8,240 casas de todo o país

Publicado em 5 de setembro de 2019 | 09:27 |Por: Everton Lima

A Nielsen, empresa especializada em análise de comportamento, divulgou um levantamento sobre os perfis do consumidor brasileiro. Essa é a primeira vez que a empresa divulga um estudo desse tipo considerando o nosso país.

Ademais, o estudo ainda mostra que 55% dos brasileiros analisados foram práticos ao realizarem as suas compras, indo diretamente à loja. 64% dos entrevistados estão conectados à internet, por meio de um smartphone.

A preocupação com o meio ambiente foi sinalizada por 42% dos participantes. Nesse caso, eles analisam como a compra poderá impactar negativamente a natureza, optando por empresas que tenham uma postura mais sustentável. No entanto, para 64% dessas pessoas, um fator fundamental para comprar alguma coisa é o preço. Esses consumidores afirmaram priorizar as marcas que oferecem os menores custos.

– Jornada de compra online: estudo indica tendências de comportamento

Consumidor brasileiro consciente pragmático

Para os pesquisadores, esse indivíduo se informa, principalmente, pela tevê aberta e rádio. Tem grandes chances de ser homem (55%), consome sempre as mesmas marcas e busca estabilidade financeira. Provavelmente pertence às classes C2, D ou E. O estudo indica que ele tende a desconfiar das campanhas publicitárias, acreditando que elas mentem para ele.

Equilibrista

Trata-se de um consumidor conectado às redes sociais, que gosta de receber seus amigos em casa e que não se importa em trocar de loja, caso isso significa obter desconto. A pesquisa indica que o “consumidor equilibrista” tem mais chances de ser uma mulher (67%) da classe C com idade entre 26 e 45 anos.

No entanto, apesar de ser bem-informada, essa consumidora costuma gastar mais do que planejou. Além disso, a Nielsen ainda mostra que a maioria dessas compras é feita usando o cartão de crédito.

Consciente e sonhador

A pesquisa define assim o consumidor com grandes preocupações com o meio ambiente. Com grandes chances de ser uma mulher (72%) das classes C2, D e E, essa pessoa deixa de comprar algo se perceber que isso trará prejuízos à sua saúde ou ao meio ambiente. De cada dez compras realizadas, nove são pagas usando dinheiro.

Conectado

Com até 25 anos de idade, esse consumidor está sempre na internet e pertence às classes C1 e B2. Otimista com o futuro, essa pessoa se preocupa com o preconceito, intolerância e meio ambiente. 60% dos entrevistados que pertencem a essa categoria fazem compras online todo o mês.

Para essas pessoas, cupons de desconto e promoções online são diferenciais que devem ser valorizados. Nesse caso, a pesquisa não indicou predominância de gênero.

Aspiracional

De acordo com o estudo, são pessoas com renda mais elevada (A, B1 e B2). Elas não toleram corrupção e nem preconceito. Ademais, também demonstram preocupação com o meio ambiente. Utilizam o smartphone para pesquisarem os preços dos produtos antes de comprarem.

A pesquisa mostrou que os brasileiros são, em sua maioria “equilibrista” (27%). Em seguida, surgem os aspiracionais (22%). Os conscientes pragmáticos são 21% e sonhadores são 15%. Já os conectados também somam 15%.

Os pesquisadores ouviram mais de 21 mil pessoas, em 8.240 lares. Foram mais de 100 questões realizadas para definir os perfis do consumidor brasileiro.

Você sabia que nós enviamos uma curadoria de informações, gratuitamente, por e-mail? Cadastre-se na nossa newsletter. Basta informar os seus dados no canto superior direito desta tela.


Notícias do Mercado Moveleiro

Conheça nossas publicações:

eMobile

Atualizado diariamente por uma equipe de jornalistas profissionais, o Portal eMóbile agrega as notícias mais atuais e relevantes para os profissionais do setor moveleiro, sejam eles industriais, varejistas, marceneiros ou designers e arquitetos.


  • CONTATO
  • contato@revistamobile.com.br
  • Avenida Sete de Setembro
  • 6810, 2º andar - Cj 18
  • Seminário | 80240-001
  • Curitiba | Paraná
  • (41) 3340 4646