Consumidores sentem-se seguros ao comprar no e-commerce brasileiro

Empresas estão investindo em medidas de segurança como dispositivos anti fraude

Publicado em 2 de agosto de 2019 | 17:36 |Por: Larissa Bartoski de Sena

Consumidores estão se sentindo cada vez mais seguros ao comprar online. Com isso, as empresas estão investindo cada vez mais na segurança do e-commerce e dos usuários. De acordo com o estudo “Segurança do consumidor digital e as fraudes no varejo – Na visão dos consumidores e das empresas varejistas”, 92% dos consumidores digitais sentem-se seguros ao fazer uma compra no e-commerce brasileiro. O estudo foi desenvolvido pela Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (Sbvc) e pela Toluna,

Ele mostra também que o investimento das empresas na segurança do e-commerce brasileiro é sentido por seus consumidores. Afinal, 100% das empresas varejistas entrevistadas investem na segurança do seu e-commerce. A principal ferramenta utilizada para garantir a segurança das informações de seus usuários é o sistema antifraude (100%), seguido pelo Certificado SSL (75%). Selos de segurança (75%) também são utilizados e garantem a autenticidade da loja.

– A importância do pós-venda para a fidelização de clientes

Contudo, apesar dos consumidores sentirem-se seguros, 15% dos entrevistados já sofreram algum tipo de fraude ao comprar online. A principal ocorrência foram fraudes no cartão de crédito (55%). O não recebimento do produto adquirido (43%) ficou em segundo luga, de acordo com a pesquisa.

A maioria dos consumidores costuma denunciar o ocorrido, e na sua maior parte por meios online. Destaque para 58% dos consumidores que obtiveram o valor devolvido pela empresa ou pelo banco. Porém, um quarto não tiveram seu problema resolvido.

E-commerce brasileiro

O estudo ouviu os mais importantes segmentos do varejo nacional. Entre eles supermercados, drogarias e perfumarias, eletromóveis, food service e outros segmentos. Também foram entrevistados mais de 800 consumidores em todo o país, que costumam fazer compras online.

A análise teve como objetivo quantificar aspectos relacionados à segurança do consumidor digital, através da perspectiva do próprio consumidor e também das empresas, sobretudo, aprofundando a confiabilidade do consumidor em relação ao varejo digital brasileiro, utilização de ferramentas antifraude, ocorrências fraudulentas no e-commerce brasileiro e investimento das empresas na segurança das informações.

(com informações de assessoria)


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