Feevale e Grupo Herval criam estudo para indicar colchão ideal por biotipo

Colchão ideal por biotipo da Herval objetiva proporcionar maior conforto, pois se adequará conforme as características das pessoas

Publicado em 11 de março de 2019 | 16:54 |Por: Cleide de Paula

Mesmo produzindo artefatos de qualidade e com tecnologia, o Grupo Herval sentiu a necessidade de iniciar estudos científicos que pudessem indicar às pessoas o colchão ideal por biotipo, levando em conta as diferentes características entre os seres humanos.

“Atualmente, todos os produtos ofertados no mercado em escala industrial são baseados em parâmetros isolados (peso e altura) e de confortos gerais. Ou seja, não levam em consideração detalhes como a posição com que cada pessoa costuma dormir e possíveis limitações, dores e características demográficas (idade/altura/peso). Alinhadas com outros aspectos, elas podem ser fatores importantes para a definição correta da compra”, explica o coordenador de desenvolvimento de produto da Herval, Rafael Cristiano Reis.

Sendo assim, no ano passado, em parceria com a Universidade Feevale, foi iniciado um estudo de Avaliação e definição de parâmetros ergonômicos e de conforto para colchões de mola”, coordenado pelas professoras e doutoras em Biomecânica e Ergonomia, Eliane Fátima Manfio e Jacinta Sidegum Renner.

O projeto de encontrar um colchão ideal por biotipo tem como intuito principal avaliar e definir parâmetros ergonômicos e de conforto para colchões de mola, relacionado a distribuição de pressão de contato, em diferentes tipos de colchões, com as características corporais (dimensões do corpo) e com a percepção de conforto dos usuários.

– Como ajudar seus clientes na hora de trocar e a escolher um novo colchão

Para o desenvolvimento da pesquisa, foram usados 28 colchões de mola, com avaliações por caracterização dos usuários, antropométricas, da pressão de contato e da percepção de conforto. Os participantes do estudo foram avaliados na posição deitada, em decúbito dorsal e lateral, sobre os colchões selecionados. A coleta de dados foi realizada no HergoLab – Laboratório de Ergonomia e Conforto Herval, espaço que foi criado especialmente para esse e novos estudos na empresa.

A primeira fase do projeto já foi concluída e a partir dela será possível apresentar uma nova linguagem para a classificação dos colchões de mola da Herval, bem como garantir que o mix de produtos seja distribuído para atender às demandas do mercado e distintos biotipos. A expectativa é de que, até final de 2019, já se tenha a concepção de material de apoio à venda e um protótipo do aplicativo.

Além disso, a aplicação das pesquisas e separação do mix de produtos por grupos também estarão presente na nova marca de colchões, no qual o foco são produtos “personalizados”, como o resultado do projeto HergoLab. A previsão de lançamento dessa nova marca, que já tem nome – Personno, é ainda para este primeiro semestre.

Aplicativo colchão ideal por biotipo

Segundo o coordenador Rafael Reis, um aplicativo será lançado e terá a capacidade de reunir e direcionar os dados coletados de cada cliente, possibilitando ao vendedor sugerir alternativas de produtos que mais se adequam ao perfil do comprador.

“Mas é crucial reforçar que o app é apenas um meio de compilar os dados e agilizar a análise durante o atendimento, pois o grande diferencial desse estudo são os critérios adotados para a classificação de produtos do mix Herval para formar uma metodologia específica que indique o colchão mais adequado para cada pessoa, já em seu desenvolvimento de produto”, diz Reis.

Ainda conforme ele, além de um atendimento diferenciado nos pontos de venda, também terão outros benefícios na parte produtiva da indústria, pois com as análises realizadas no portfólio de colchões Herval, podem otimizar a quantidade de modelos em linha, sem abrir mão de possibilidades aos clientes. A indústria do Grupo Herval objetiva reduzir eventuais reclamações em relação aos produtos comercializados, que são, muitas vezes, escolhas equivocadas na compra do produto pelo consumidor, por não haver critérios.

(com informações de assessoria)


Notícias do Mercado Moveleiro

Conheça nossas publicações:

eMobile

Atualizado diariamente por uma equipe de jornalistas profissionais, o Portal eMóbile agrega as notícias mais atuais e relevantes para os profissionais do setor moveleiro, sejam eles industriais, varejistas, marceneiros ou designers e arquitetos.


  • CONTATO
  • contato@revistamobile.com.br
  • Avenida Sete de Setembro
  • 6810, 2º andar - Cj 18
  • Seminário | 80240-001
  • Curitiba | Paraná
  • (41) 3340 4646