Fornecedores #332

22 FORNECEDORES SOB MEDIDA 332 Selo de indicação geográfica é ummecanismo de reconhecimento da notoriedade de uma região em produzir bens e serviços específicos e pode ser uma boa criação de polos moveleiros Selo de móveis U m selo que impulsiona a produção regional brasileira. É basicamente isto que se trata o selo de indicação geográfica, ummecanismo de reconhecimento da notoriedade de uma região em produzir bens e serviços específicos, sendo uma forma de proteção à propriedade intelectual brasileira. Isso significa que o Cham- pagne produzido na França, os vinhos Bordeaux, Prosecco e do Porto, o pre- sunto de Parma ou o queijo Canastra são produtos com qualidade exclusiva ao local de origem. No Brasil, até 2022 eram 92 territórios reconhecidos como Indicação Geo- gráfica (IG), de acordo com a Agência Brasil. O selo é concedido pelo Institu- to Nacional de Propriedade Intelectual (Inpi) a uma região que tem reputação por produzir um determinado pro- duto, seja pela tradição e o modo de fazer ou por ambientes naturais que influenciam a qualidade final. Além do queijo Canastra, no Brasil também são famosos casos de IG o café da Serra da Mantiqueira de Minas, o Cacau do Sul da Bahia, a erva-mate de São Ma- theus do Sul, os vinhos e espumantes do Vale dos Vinhedos. Levamento feito por grupo técnico que envolveu o Inpi e o Sebrae, sobre as IGs no âmbito do consumidor, mostrou que 69,9% dos entrevistados escolheriam um produto com qualida- de baseada na origem em função das características específicas e diferen- ciadas de outros produtos similares INDICAÇÃOGEOGRÁFICA Por Thiago Rodrigo no mercado e 49,1% afirmaram que o motivo seria a tradição dos produtos. Sobre identificação, 44,7% respon- deram que procuram saber, no rótulo ou na embalagem, onde o produto foi produzido. O mesmo levantamento foi feito com as entidades representativas sobre o uso das IGs e apontou que 85% têm a percepção que o consumidor final desconhece o que é uma IG e 78% têm a percepção que falta conhecimento da IG pelo mercado. Entre os produtores representantes do segmento, 78% acreditam que o Selo Brasileiro de IG fortalece o processo de comunicação com o consumidor final e 80% têm percepção que o selo deve considerar um processo de cadastro para identificar e acompanhar os produtores que irão utilizá-lo. As indicações geográficas apareceram pela primeira vez na legislação brasi- leira em 1996, na Lei de Propriedade Industrial (LPI). Nela, há dois tipos de indicação geográfica no Brasil que são reconhecidos pela maioria dos países. A Indicação de Procedência (IP) concer- No mundo, há cerca de 10 mil indicações geográficas, sendo que 90% estão em países desenvolvidos e movimentam um mercado de US$ 50 bilhões Divulgação

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