Lojista 391
29 Palco de palestras, expositores e negócios Em edição 100% presencial, Fórum E-commerce Brasil 2022, reuniu mais de 18 mil pessoas e discutiu o futuro do e-commerce no mercado brasileiro FÓRUM E-COMMERCE 2022 A conteceu durante os dias 26 e 27 de julho, no Transamérica Expo Center, em São Paulo, o FórumE-commerce Brasil 2022. Em sua 13ª edição, o fórum reuniumais de 18 mil pessoas para discutirem temas relevantes ao mercado de vendas digitais, como Big Data, inteligência artificial, logística e experiência do consumidor. Marcarampresença no evento, representantes de grandes marcas como, Mercado Livre, MadeiraMadeira e Magazine Luiza. No total, de acordo com a organização, o Fórum contou com 250 expositores de 20 áreas de conteúdos divididos em quatro plenárias principais, que foram categorizadas em Transformação Digital, Gestão &Operação, Marketing &Vendas e Tecnologia & Inovação. É a primeira edição presencial do E-commerce desde 2020, quando começou a pandemia da Covid-19. Para Tiago Baeta, fundador do fórum, esse retorno foi especialmente desafiador, pois houve grande desejo da produção do evento empromover a melhor experiência possível para cada congressista. EXPERIÊNCIA X RELACIONAMENTO Quanto à experiência do consumidor no ambiente on-line, conhecida no setor digital pela sigla UX (do inglês, User Experience), o especialista, Rafael Bonjorno, foi categórico ao dizer que a conexão é primazia. “A jornada do cliente comas empresas não deve ser apenas de compras, mas de relacionamento”, pontuou Bonjorno, que é head of Consumer Care & Services Latamna Electrolux. O executivo indica que somente criando conteúdo que nutra no cliente a crença na relevância dos bens de umamarca na vida dele será possível fazê-lo enxergá-la como uma aliada a longo prazo. Referindo-se especificamente às dificuldades dos clientes no varejo on-line demóveis, a diretora de conteúdo do E-Commerce Brasil, Vivianne Vilela, explica que tecnologias que proporcionemmelhor compreensão sobre amatéria- prima e a qualidade de produtos como colchões e estofados, que antes precisavamser vistos e tocados no presencial, têm aprimorado emescalada a UX. “O cuidado coma produção da página do produto vai muito alémdo descritivo das características técnicas de cada item”, complementa Vivianne. TOMADAS DE DECISÃO Emprol de ajudar as empresas a passaremmais segurança aos clientes na hora de tomarem uma decisão de compra, a diretora de conteúdo do Fórum divulga que eles lançaram a ferramenta Scape Report, em parceria coma Pipeline, na qual sãomapeadasmais de mil empresas de tecnologias brasileiras que ajudamos lojistas a acompanharemo ritmo do crescimento domercado digital. Durante o congresso foram apresentadas ainda plataformas de análise de feedback voltadas para equipes de produtos, como aBirdie. OCTOda empresa, EvertonChairman, defendeu em palestra que a uniãodeMachine Learning comprocessamento de LinguagemNatural pode otimizar e organizar emtempo real a opiniãodos consumidores, gerando insights cada vezmais acertados. A 14º edição do Fórum E-commerce Brasil está prevista para 2023, coma expectativa de reunir umpúblico cada vez maior, palestrantes nacionais e internacionais e promover discussões, networking e novos negócios para todo o ecossistema de varejo digital. De maneira geral, palestrantes evidenciaram que, mais do que nunca, o poder está nas mãos dos clientes João Carlos Silva Arquivo pessoal Por: Dominyque, equipe de conteúdo “Apágina [on-line] virou um lugar de descobertas e de lifestyle na qual aquele produto se propõe a ajudar o consumidor” Vivianne Vilela, E-Commerce Brasil
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