Lojista 392
15 ESTRATÉGIA CORPORATIVA DE IMPACTO A Grape ESG, líder nacional em soluções de estratégias de sustentabilidade para empresas, se uniu à JB nessa iniciativa que representa uma verdadeira revolução. “Desde as conversas iniciais, há cerca de dois anos, entendemos a necessidade do Rodrigo Bechara nesta mudança, justamente porque, no setor moveleiro ainda não existe um movimento voltado ao ESG, principalmente na América Latina”, pontua o gerente de planejamento de projetos da Grape, Rafael Malateaux. “Esse é um projeto que Rodrigo puxou, era inexistente no Brasil. Muitos falam que o seu móvel é sustentável, contudo, vemos que se trata de apenas um pedaço do móvel. Às vezes, é apenas pelo uso da madeira certificada, questão que já deveria ser padrão. Percebemos que na indústria moveleira não existia um movimento com ações voltadas para móveis realmente sustentáveis, pois não eram de ponta a ponta.” Da discussão, foi possível compreender a possibilidade de fazer um móvel unindo todos os elos da cadeia produtiva. “Houve uma reestruturação na fábrica, que permitiu redução de uso de máquinas e com isso, redução de gasto com energia. Além disso, se aliaram às principais empresas de matéria- prima”, relembra Malateaux. Até mesmo o ferro utilizado no móvel é oriundo de reciclagem, parte ferro de demolição, parte de ponta de eixo de carro que está sendo demolido. O IMPACTO AINDA NÃO ACABOU Se você já está impressionado com todas as vertentes pensadas na nova linha da JB Bechara, a surpresa não para por aí. Na embalagem não será usado nenhum plástico, como citamos no início desta matéria. Porém, até mesmo o manual enviado junto ao produto também foi escolhido a dedo. A intenção é de que ele não seja apenas um papel de uso único, por isso, o manual é impresso em um papel semente. Isso significa que após utilizado na instrução da montagem, ele poderá ser plantado. “O consumidor pode rasgar o manual, plantar e dentro de 20 dias, nascerá um pé de rúcula”, finaliza o gerente de planejamento de projetos da Grape, Rafael Malateaux. Com isso, a marca reforça, mais uma vez, todo o propósito envolto à JB Impct0. A ação visa estimular o consumidor, mostrando que a JB fez a sua parte, falta apenas o consumidor encerrar o ciclo. Outra parte importante se deu pela escolha da Sagarana Comunicação, responsável pela concepção de projeto, planejamento e execução da nova marca. Projetos com propósito fazem parte do escopo da agência que, inclusive, criou o conceito de Comunicação de Interesse das Pessoas (CIP), um dos seus diferenciais. De acordo com os sócios, Lucas Pacífico e Suzana Vilhena, a agência acredita no impacto da identidade de uma marca. “Uma identidade que vai além de uma presença visual atraente, que sensibiliza, move e transforma. Pessoas se aproximam de ideias, não de marcas. Pessoas sentem antes de consumir. Por isso, acreditamos que uma identidade clara de uma marca precisa ser, antes de mais nada, humana. Humana é a nossa forma de agir.” Suzana resume que a CIP é o segmento em que eles atuam e entendem como um conceito de comunicação. “Pode abraçar vários tipos de ferramentas e linguagens para se comunicar com o público. Utilizar da informação para mudança de hábito das pessoas. Para transformar.” E seu sócio complementa que esse movimento iniciado pela JB Bechara vai de encontro com o propósito da empresa de inspirar, presente nos seus mais de 100 anos de atuação. “São móveis que têm uma proposta diferente, sustentabilidade enraizada e democratizam a possibilidade de sustentabilidade para todos, dada pelo preço acessível”, resume Pacífico. Leia mais sobre a nova marca e a sustentabilidade e ESG dentro da JB Bechara no eMóbile! Divulgação Klabin “A JB Bechara será uma das importantes referências nessa direção com o nascimento de sua linha de móveis sustentáveis de ponta a ponta” Gabriella Michelucci, Diretora Kablin
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