Lojista 392
25 Peculiaridades do varejo regional Não dá para comparar atendimento das diferentes Regiões. É preciso analisar e compreender o consumidor de cada cidade O presidente da SBVC, Eduardo Terra, chama atenção para o fato de que o varejo sempre foi cultural, isto é, não dá para comparar atendimento das diferentes regiões. Por exemplo, aquele que é curitibano, atendido em Curitiba pelo curitibano, tem uma percepção do que é um bom atendimento. Diferente, contudo, da percepção de quemmora no Rio de Janeiro ou em São Paulo. “O baiano, por exemplo, que tem características de povo espontâneo, vai estranhar o jeito objetivo e direto dos curitibanos, e vice-versa. No entanto, quando está dentro do mesmo ecossistema, tende a se neutralizar.” Visão que vai de encontro com a da Lojas MM, segundo o vice-presidente comercial e de inovação, Márcio Pauliki. “A Região Sul tem característica umpouco diferente do Nordeste até do Sudoeste. Diria mais próximo ao Centro- Oeste, que é uma população umpouco mais conservadora. Com isso, a atração de alguns eventos, ações comerciais, pode dar certo aqui e não dar em outros locais ou vice-versa – justamente por uma característica mais conservadora da Região Sul em vários aspectos.” Tais diferenças refletem no comportamento do consumidor. “Sentimos diferença de Ponta Grossa para Curitiba, que são 100 Km de distância. A forma de tratar o cliente é com o mesmo carinho e cuidado. Mas, meios de comunicação, meios de relacionamento e até as questões de anúncios de condições de pagamento e produtos devem se segmentadas e diferenciadas.” Dentro das diretrizes da rede, há uma específica para segmentação. “Cada região – não estado –, mas cada região do Paraná, cada região de Santa Catarina e Mato Grosso do Sul, tem que ser tratada de forma distinta. Por isso que, inclusive, temos regionais distintos para cada uma dessas lojas.” Relacionamento com o consumidor é destaque na varejista. “Nós entendemos que, muitas vezes, o cliente entra na loja pela proximidade e pelo sentimento de pertencimento que aquela loja temna comunidade. Como se realmente a MMdaquela cidade fosse de origemde lá. Por isso fazemos questão de estar junto com o cliente. Participar de eventos festivos com a comunidade.” Para o responsável pelo IPC Maps (Índice de Potencial de Consumo),Marcos Pazzini, semdúvida o atendimento ao consumidor é umdos pontos que têmde ser observados commuito cuidado. “Caso o consumidor perceba que o atendimentonão está ocorrendo de forma cordial, ele tende a abandonar opontode venda e fazer propaganda negativa para seus conhecidos. Para prestar umbomatendimento, é importante que o empresário ofereça treinamentos frequentes para sua equipe e faça checagens periódicas da qualidade deste atendimento.” Leia mais sobre o varejo da Região Sul do Brasil no portal eMóbile. Acesse pelo QR Code no fimdesta matéria. O mercado consumidor deve estar mais aquecido neste segundo semestre do ano, por conta do pagamento através do programa social do Governo Federal e da melhoria do emprego, considera o responsável pelo IPC Maps, Marcos Pazzini Envato
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