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25 automatizado, as demandas de SAC caem consideravelmente, em conjunto com custos de reentrega e devolução, afinal, através dos softwares de gestão de frete o cliente é informado a cada passo da sua encomenda”, explica. De acordo com o especialista emGrowth, Ricardo Nazar, o abandono de carrinho é uma prática bastante prejudicial para o empresário. “É preciso estar atento a esse tipo de comportamento para que estratégias bem definidas sejam desenvolvidas, afinal, o cliente passou por todas as etapas da compra e não finalizou. O que pode ter causado isso?”, explica Nazar. Segundo a pesquisa “Abandono de Carrinho 2022”, realizada pelaOpinion Box, outros motivos que levamao abandono de carrinho são produtosmais baratos emoutros sites (38%), cupomde desconto que não funciona (35%), cobrança por serviços ou taxas não esperados (32%), prazo de entregamuito longo (29%). Nazar relata que uma boa técnica para tentar trazer esse cliente de volta é o contato direto, “seja por e-mail, WhatsApp ou SMS ao oferecer umdesconto ou vantagema probabilidade de umprospect finalizar a compra aumenta muito”. Esse cenário pode ser confirmado tambémpor números, pois, segundo a pesquisa realizada peloOpinion Box, 33%dos entrevistados afirmaramser “muito provável” a chance de finalização da compra abandonada diante de uma proposta de oferta feita pela loja. Melhorar o frete já trouxe aumento de vendas em algumas regiões do Brasil, segundo a Macfor: “33% foi o aumento de vendas somente na região Nordeste a partir de melhorias nos serviços de frete. Essas medidas devem reduzir as desistências de compra devido ao alto custo e demora de entrega”. OS DESAFIOS DO MARKETING DIGITAL Em reportagempublicada emnossa edição passada e no portal eMóbile, abordamos o papel da estratégia de Live Commerce para aumentar as vendas do varejo. Durante a Black Friday essa ação pode ser usada e tem chances de encantar o público. Contudo, as estratégias de SEO têmumpapel muito importante, já que o cliente pesquisará por produtos em sites de buscas, como o Google, nas redes sociais e canais digitais das varejistas. Isso faz com que grandes marketplaces tenhamdestaque na lembrança do público, já que são empresas que investem pesado em estratégias de SEO. No ano passado, a Conversion, agência de SEO, ouviu 400 pessoas sobre a sua experiência de compra na Black Friday. Os grandes marketplaces foram as marcas mais lembradas pelos entrevistados quando perguntados sobre “o seu e-commerce predileto”. “Perguntamos aos nossos entrevistados quais eram seus e-commerces favoritos, permitindo até três respostas espontâneas. No TOP 3 estão as gigantes Americanas, Magalu e Amazon, com 17,67%, 14,9% e 11,98% da preferência, respectivamente. Apesar de ser, comercialmente, o maior e-commerce do País, o Mercado Livre aparece somente na 5ª posição, com 9,68% do favoritismo, após Casas Bahia. Outros destaques são Shopee, da categoria de Importados, que também é representada no ranking pelo AliExpress; Submarino, Extra, Ponto e Dafiti”, informa. As buscas no Google também indicam cenários aos varejistas. De acordo com a Macfor, o brasileiro começa a fazer buscas na internet pelo tema “Black Friday” cerca de dois meses antes do evento. O objetivo é verificar se as empresas farão descontos verdadeiros. Para evitar crises de imagem e até problemas judiciais, é altamente recomendado que as lojas sejam sinceras com os descontos praticados. Três termos muito buscados e que indicam tendências aos empresários são: “descontos”, “cupons” e “promoção”. Esses termos costumam ser disputados nas estratégias de publicidade paga. Em alguns casos, o preço dessas palavras em sites como Google Ads e Bing Ads custa milhares de dólares. Nas ações de SEO, em que o usuário encontra o conteúdo da marca de forma orgânica, esses termos não precisam ser pagos para ranquearem. No entanto, a alta concorrência entre as empresas faz com que a dificuldade em se destacar no universo de conteúdo on- line seja grande. “Promoção”, “desconto” e “cupom” foram considerados termos com nível de dificuldade elevado, pontuando acima de 60 em uma escala que vai até 80, ainda de acordo com a Macfor. Logística de entrega é essencial para grandes eventos, como a Black Friday Germano Lüders/Magalu
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