Lojista 393
9 A confiança dos consumidores sobe pelo quarto mês consecutivo influenciada pelas perspectivas mais otimistas em relação aos próximos meses, diz FGV IBRE O O ano está entrando em seu último trimestre. O período é cercado de expectativas, pois é nele que ocorrem as principais datas comemorativas do ano, como Black Friday, Natal e, em 2022, a Copa do Mundo. Quedanodesemprego ajudavarejoem2022 Apesar da melhora dos resultados do varejo brasileiro, o mercado de bens duráveis ainda tem dificuldades de atrair consumidores. Inflação e queda na renda são as explicações Por: Everton Lima BALANÇO DE MERCADO Contudo, para o setor moveleiro o momento é de cautela. O ano de 2022 está sendo marcado por resultados negativos que indicam um segundo semestre desafiador. Dados da Fecomércio PR mostramque o primeiro semestre deste ano foi de resultados inferiores aos registrados no ano passado. O setor demóveis, decoração e utilidade doméstica do Paraná viu as vendas caírem 4,26%no período. Isso refletiu na capacidade desse setor de gerar novos empregos: -3,10% de postos de trabalho, na comparação com o primeiro semestre de 2021. Esse setor só se saiu melhor que o mercado de construção civil, o que indica que o paranaense teve dificuldades para investir em compras mais caras. Setores com ticket médio inferior, como o de calçados, viram as vendas aumentarem significativamente: 23,95%. Divulgação Magalu
Made with FlippingBook
RkJQdWJsaXNoZXIy MTY1NDE=