Como usar mapas mentais para criar projetos de móveis sob medida
Entre os aplicativos mais famosos na construção de mapas mentais está o Mindmeister, que conta com versões gratuitas e pagas
Publicado em 22 de março de 2018 | 16:12 |Por:
Ferramentas de criação de mapas mentais são usadas para transformar pensamentos em imagens bem estruturadas, permitindo a visualização panorâmica das ideias, desde a mais simples às mais complexas. A utilização de softwares na marcenaria que possibilitam isso, permitem maior clareza na hora de conceber projetos de móveis sob medida, articular colaboradores e colocar em práticas processos planejados de fabricação ou gestão. Tudo isso implica em aumento da produtividade e melhoria nos negócios como um todo.
Entre os aplicativos mais famosos na construção de mapas mentais está o Mindmeister, que conta com versões gratuitas e pagas. A ferramenta é de fácil utilização, com layout leve e intuitivo, e confere bastante liberdade na hora de estruturação das ideias. Funciona quase como desenhar tópicos, conectá-los e arrastar objetos sobre a tela. No contexto empresarial, a solução que oferece é construir projetos e alinhar membros da equipe de modo a executar as tarefas de maneira planejada.
– Porque usar ferramentas de e-mail marketing na marcenaria
O Mindmeister, em combinação com outro aplicativo da mesma marca, como o Meistertask, transforma os mapas mentais em painéis de trabalho, já contendo a relação de tarefas a serem executadas e seus respectivos responsáveis. Entre as funcionalidades disponíveis estão: especificar tarefas e colaboradores, definir datas iniciais e prazos, estabelecer prioridades, indicar o andamento dos processos e criar lembretes de e-mail.
Além das citadas acima, outras características online do Mindmeister o configuram como uma ferramenta otimizada para o trabalho coletivo. Todo seu conteúdo fica armazenado na nuvem, dispensando o usuário de fazer atualizações e backups. Como os projetos ficam disponíveis na rede, é possível montar equipes para editar arquivos compartilhados e iniciar brainstorms acerca dos projetos em andamento.
Como usar o Mindmeister em projetos de móveis sob medida
Para começar a usar o MindMeister é preciso se cadastrar no site do aplicativo e escolher entre as versões gratuita e pagas. Com a conta criada, basta acessar a ferramenta e adicionar a ideia central do projeto em uma tela em branco, que servirá como ponto de partida para as próximas conexões. O botão + serve para adicionar novos tópicos passíveis de serem conectadas por linhas, permitindo expansões da ideia em forma de rede. A cada tópico pode-se acrescentar links, arquivos, imagens e listas de tarefas. Você pode criar seu projeto do zero ou usar um dos muitos templates disponíveis.
No caso específico de mapas mentais para projetos de móveis sob medida, pode-se imaginar como exemplo uma ideia estruturada em três tópicos principais como: entrevista com o cliente; desenvolvimento de projetos de interiores; execução do projeto. Cada um desses tópicos se expande em outros subtópicos que podem ser elaborados em ordem cronológica.

Exemplo de mapa mental com foco em projetos de móveis feito no Mindmeister
O primeiro passo (entrevista com o cliente) envolve a recepção do pedido, a compreensão das necessidades do freguês, as medições do ambiente, a apresentação do briefing, o orçamento e o fechamento do contrato. Aqui serão detalhados vários aspectos importantes para o planejamento do produto, tendo como base o perfil do cliente, suas preferências, hobbies, além das formas de contratação de serviço.
Na sequência (desenvolvimento de projetos de interiores) há a criação de um ante-projeto com desenhos em 3D, aspectos de design de móveis, paleta de cores e sua finalização em projeto executivo, com detalhamentos técnicos e envio da ordem de produção. Por fim (execução do projeto), é esmiuçado as etapas de fabricação do mobiliário, tendo em vista o estoque de chapas e ferragens, o setup das máquinas (se houverem), o cronograma de produção, atribuição de funções, a embalagem e a montagem no local indicado pelo cliente.
Esse é apenas um exemplo. Em todo o caso, cada marcenaria pode criar seus próprios projetos de móveis sob medida em consonância com suas necessidades e recursos disponíveis. Basta que se use a criatividade.