Movinter retorna ao calendário de eventos do setor moveleiro
Evento rebatizado de Movinter Show em 2018 aposta numa edição mais enxuta, buscando aquecer a indústria moveleira do polo de Mirassol
Publicado em 28 de março de 2018 | 16:33 |Por:
A Movinter acaba de retornar ao cenário moveleiro em 2018 apostando em uma edição reduzida, focada em fácil visualização dos produtos e no atendimento ao cliente e expositor. O evento, agora rebatizado de Movinter Show, começou ontem (27) e segue até quinta-feira (29), no estacionamento coberto do Shopping Iguatemi, em São José do Rio Preto (SP).
A feira estava fora do calendário de eventos do setor moveleiro desde 2012, ano de sua última edição. Para o Sindicato da Indústria do Mobiliário de Mirassol (Simm), entidade organizadora da Movinter Show, os últimos seis anos, marcados pela recessão econômica, inviabilizaram a continuidade da exposição. Mas agora, com o reaquecimento do mercado moveleiro, os ânimos estão renovados.
– Leia mais notícias sobre varejo de móveis
“Estamos apresentando agora uma proposta mais condizente ao mercado atual. Temos sim um público mais motivado e mais confiante com o cenário e as perspectivas do mercado. Agora também contamos com uma estrutura muito bem adequada às demandas dos clientes, localizada no Shopping Iguatemi, que confere mais segurança e conforto ao lojista e ao expositor”, afirma o diretor do Simm e da Fabrimóveis, empresa do polo moveleiro de Mirassol, Alessandro Pires.
As perspectivas para esta edição de retomada giram em torno de 2,5 mil visitantes durante os três dias de duração e a geração de R$ 20 milhões em negócios. Somente no primeiro dia foram mais de mil visitantes de toda São Paulo e também do Paraná, Mato Grosso do Sul, Goiás e Minas Gerais. Para 2019 também já está confirmada mais uma edição da feira, a ser realizada durante os últimos dias de julho.
Pires aponta também algumas tendências em destaque na Movinter Show. “Estão se sobressaindo móveis com textura, em tons madeirados – mais pro castanho escuro –, mas algumas empresas estão investindo em um tom mais claro para dar um diferencial. Este ano o forte é o padrão fosco. Peças muito brilhantes não estão saindo muito. Mas o mais importante continua sendo a funcionalidade”, avalia o diretor.
Edição enxuta da Movinter Show agrada expositores
A feira está apostando em um novo formato reduzido, em uma área aproximada de cinco mil metros quadrados, com estandes padronizados entre 35 metros quadrados e 100 metros quadrados, área climatizada, serviço de buffet e segurança.
A Movinter Show teve todos os seus espaços comercializados: ao todo são 43 marcas expositoras fabricantes de dormitórios, colchões, cozinhas, salas de jantar e estar, estofados, escritórios, móveis infantis, móveis externos, ventiladores, bicicletas, tecnologia e complementos.
Neste caso o cliente tem a disposição uma produção mais regionalizada, limitada, então já temos uma negociação mais direta também
Os expositores vêm aprovando o formato “enxuto”, que incentiva um contato mais aproximado com o cliente e foco nas demandas e negociações. A Imaza, fabricante de móveis com sede em Mirassol, entende que uma exposição regional em menor escala reduz a dispersão de lojistas. “Neste caso o cliente tem a disposição uma produção mais regionalizada, limitada, então já temos uma negociação mais direta também. Ao contrário de feiras muito grandes, em que os lojistas ficam muito dispersos entre vários estandes e corredores”, avalia o executivo comercial da empresa Maurício Manzano.
O polo moveleiro de Mirassol representa hoje 54% das empresas do noroeste paulista e emprega cerca de 7 mil trabalhadores. Estre suas características está a forte produção em móveis em MDF e em série. Além do Brasil, a região também têm mercados em países da América do Sul e Estados Unidos, África e Oriente Médio.