Floraplac inaugura nova linha de MDF no Pará
Floraplac produziu nesta semana o primeiro painel em MDF na nova linha em Paragominas (PA)
Publicado em 24 de outubro de 2018 | 12:42 |Por:
A fabricante de painéis de madeira Floraplac, empresa brasileira e única com planta produtiva de MDF na Amazônia, produziu ontem (23/10), a primeira chapa de MDF da nova linha da empresa, dando início a mais um capítulo dos 30 anos de Grupo Concrem, no qual a marca faz parte.
A ampliação do pátio fabril da companhia teve uma nova linha de produção, batizada de Linha Verde, e tem como resultado quadruplicar a capacidade de produção, reduzir insumos e repassar aos consumidores um produto de maior qualidade e respeito ambiental.
Durante o mês de outubro, a Linha Verde entrará em um momento de ajustes de parâmetros para que inicie a produção em massa no próximo mês. Diante da capacidade tecnológica e dos novos resultados, a Floraplac tem como objetivo lançar novos padrões ainda este ano. “Acreditamos no potencial do Brasil e estamos otimistas com os próximos anos”, afirma o presidente da Floraplac, Pantio D’Agnoluzzo.
Fabricante de painéis de madeira Floraplac
Na edição de março/abril da Móbile Fornecedores deste ano, o diretor comercial da fabricante de painéis de madeira Floraplac, Argeu Duarte Junior, apontou que estava otimista e realista com aumento de consumo nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste, “com certeza superando o aumento esperado do PIB”, acreditando em um crescimento proporcionado pela demanda reprimida, por estímulo do varejo e confiança no mercado.
Única marca com unidade localizada nas regiões Norte e Nordeste do Brasil, a Floraplac aplicou mais de R$ 600 milhões para aumentar a capacidade de produção da companhia. “Estivemos nos preparando para a nova planta e administrando os resultados de acordo com nossa capacidade produtiva e mix produzido. Consideramos que para nos mantermos neste mercado promissor, os investimentos serão contínuos”, declarou na época o diretor comercial.
– MD Papéis é adquirida por empresa finlandesa
A nova planta construída no mesmo terreno da fábrica em Paragominas (PA) tem linha contínua com capacidade de produção de 2,5 mm até 40 mm. Pelo facilitador logístico, a fabricante de painéis de madeira Floraplac foca nas vendas para regiões mais próximas da fábrica. Hoje, a empresa tem produção aproximada de 10% para indústria moveleira e 90% para revendas que atendem marcenarias. No entanto, com a nova linha a empresa também apostará na exportação.
Mercado de painéis de madeira
Em 2017, de acordo com dados estimados pela Indústria Brasileira de Árvores (Ibá), foi de 9,9 milhões de m³. Ao final de 2018, será de 12,3 milhões de m³, conforme apurado pela reportagem. A expectativa é de que toda essa capacidade seja utilizada tanto pelo consumo da indústria moveleira quanto pela estratégia de exportação da indústria paineleira. Mesmo sem atingir o máximo da capacidade de produção nos últimos anos, a indústria de painéis viu o mercado doméstico representar 86% da demanda em 2016.
Na última década, o Brasil ampliou o número de unidades industriais e a capacidade de produção de painéis de madeira visando acompanhar o crescimento do mercado. No entanto, com a crise, um novo cenário se apresentou com maior oferta que demanda e, atualmente, o total da capacidade instalada da indústria paineleira brasileira é suficiente para o consumo da indústria moveleira nacional e com alta quantidade para exportação.