Todoist: opção de ferramenta para organizar as tarefas da marcenaria
Plataforma de task management permite o controle eficaz de tarefas e projetos
Publicado em 28 de novembro de 2018 | 11:30 |Por:
Enquanto donos dos próprios negócios, os marceneiros se confrontam todos os dias com múltiplas tarefas relacionadas à fabricação de móveis e gestão da empresa e ter tudo sob controle pode ser um desafio. Cumprir afazeres de modo eficiente, dentro do prazo, exige planejamento e disciplina, especialmente na hora de pôr a mão na massa. Hoje, graças às tecnologias digitais e sua miríade de softwares, o profissional encontra boas opções para auxiliá-lo a organizar a marcenaria e fazer a gestão de tarefas e processos.
Mesmo que os fabricantes sob medida não tenham condições de investir em caros sistemas de gestão, hoje a web oferece uma diversidade de aplicativos a preços acessíveis em assinaturas variadas (do free ao premium) que, se combinadas organicamente dentro da empresa, dão conta de solucionar muitos problemas. O Portal eMóbile periodicamente apresenta algumas destas ferramentas (veja alguns links ao fim da matéria).
– Como aplicativos para marcenaria podem ajudar nos negócios
Consultor especializado no setor moveleiro, Claudio Perin, afirma que a preocupação do empresário em organizar a marcenaria de maneira estruturada, utilizando as ferramentas físicas e digitais disponíveis, é um sinal de que ele está se qualificando para crescer no aspecto da gestão.
Para o consultor, o uso de aplicativos possibilita fatiar processos dentro da empresa e conquistar um controle mais eficiente sobre o negócio. Uma solução voltada para a gestão de tarefas e projetos, que no ramo empresarial só aumentam em nível de quantidade e complexidade, não pode faltar na caixa de ferramentas.
“As tarefas na marcenaria são muitas. No momento que se define o projeto com o cliente, será preciso adquirir insumos como chapas, colas, tintas, parafusos, dobradiça, que na prática se traduzem em contato com fornecedores, análise de preços, etc. Depois, com os insumos em mão, preciso emitir as ordens de produção, e cada projeto irá demandar diferentes requisições de material. Enfim, antes de montar o móvel para o cliente, deve-se verificar se tudo está correto e revisar o processo”, resume Perin.
Aplicativo para organizar a marcenaria
Diante de múltiplos projetos, que implicam também em múltiplas tarefas e prazos, uma plataforma de task management permite ao marceneiro visualizar esquematicamente o cronograma de atividades, estruturar processos, receber notificações, lembretes e alertas de tarefas com prazo próximo ou atrasadas, estabelecer metas e objetivos e até mesmo construir hábitos que auxiliem no crescimento do negócio.
Uma ferramenta que pode ser empregada para todos estes fins é o Todoist, facilmente aplicável para organizar a marcenaria. A plataforma online, com apps disponíveis para Android e iPhone, conta com uma versão gratuita, com recursos limitados, e outras duas opções de pagamento por ano: uma premium individual e outra com foco em gestão de equipes.
A ferramenta é intuitiva e de fácil manuseio. Após o usuário se cadastrar com nome, e-mail e senha, ele é conduzido a um painel em que são apresentados projetos e tarefas de acordo com os dias de conclusão, prioridade, etiquetas e demais filtros personalizáveis. As funcionalidades do Todoist permitem ter uma visão geral das tarefas, consolidação de hábitos e tarefas recorrentes, planejamento e concentração de energias nos objetivos principais.
Um dos aspectos interessantes do Todoist é seu “sistema de recompensas e castigos”. Com intuito de manter o usuário motivado na conclusão de objetivos, cada tarefa cumprida se converte em pontos de “karma” que se acumulam em uma escala de níveis. Ao contrário, se as tarefas ficam atrasadas, os pontos são descontados.
Mais do que recompensar e proporcionar um ambiente de jogo, esse dispositivo do Todoist apresenta também a produtividade do usuário ao longo do tempo, seus avanços e conquistas dentro da trajetória, tornando-tangível e verificável o progresso individual ou da empresa. Inclusive a plataforma, na conta premium, traduz todos os dados em gráficos amigáveis. Existem muitos tutoriais sobre como extrair o melhor do Todoist no YouTube, além de um blog com dicas em Inglês.
Outros aplicativos úteis à marcenaria:
– Pipefy: gestão de processos
– Qipu: voltado para MEIs
– ZeroPaper: controle de finanças
– PrimaERP: gestão do tempo
– Payleven: novas opções de pagamento
– Agendor: impulsão de vendas
– MailChimp: campanhas de e-mail marketing