Móveis sob medida para salas de estar com design e interação com eletrônicos
Mobiliário pode ter design melhor explorado, além de forte necessidade de que esteja interagindo com a tecnologia e tendências atuais
Publicado em 10 de dezembro de 2018 | 08:00 |Por:
Foi-se o tempo quando as salas de estar das residências eram amplas e constituídas de sofás de dois e três lugares e outros complementos. Atualmente, isso é uma realidade apenas em classes mais altas em que um projeto de arquitetura para todo o ambiente resolve a decoração com a escolha de móveis sob medida para salas de estar. Nas novas casas e principalmente nos apartamentos, este cômodo passou a ser composto principalmente apenas por um estofado e um móvel para a televisão, sendo decorado com outros artigos conforme o tamanho do local.
Independente das diversas configurações do ambiente mais visitado da casa, móveis sob medida para salas de estar são racks, homes, painéis e estantes. E para este tipo de móvel, na visão da designer de produtos Adélia Covre, os profissionais que o desenham junto ao cliente, ou seja, não fabricam o mobiliário a partir de um escritório de arquitetura ou de um designer próprio, precisam ser mais criativos e ousados.
“Esse pessoal ainda está cru em termos de conhecimento. Vejo que muitos pecam pela falta de aprimoramento técnico e conhecimento mais abrangente em se tratando de materiais. Falta ao marceneiro desenvolver um perfil mais ousado e curioso, visando a obtenção de conhecimento em novos materiais disponíveis”, acrescenta.
Como o consumidor atual é antenado a respeito de todos os produtos e serviços que consome, Adélia enxerga que a marcenaria precisa repensar o modo como trabalha o design de seus produtos, ou seja, experimentar mais os desenhos de racks, home theaters, estantes e painéis, para diferenciá-los das indústrias seriadas. “Eles estão fabricando estes produtos com o mesmo conceito de linhas retas, racks com rodízios, uma prateleira aqui e nichos espalhados. Porém, o quesito funcionalidade é algo pouco avaliado e levado em consideração quando este tipo de móvel é criado”, assinala.
A designer, que tem sua própria consultoria AC.Adélia Covre Consulting, cita como exemplo uma busca no Google Imagens. “Aparecerá vários modelos iguais de homes, racks e estantes, todos no mesmo estilo, com o mesmo conceito de design, com materiais e padrões similares e muita pouca exploração de novos materiais interagindo em entre si. Sinto uma imensa carência neste nicho em se tratando de interesse em pesquisa, inovação e conhecimento.”
Repensar o projeto
Para um móvel que está “conectado” a diversos aparelhos tecnológicos como televisão, vídeo-game, aparelho de som, aparelho de DVD ou Home Theater, aparelho da TV a cabo e até mesmo telefone, na visão de Adélia o marceneiro deve explorar a funcionalidade e fazer essas tecnologias interagirem com móveis sob medida para salas de estar.
Racks e homes com painéis para televisão de Led são os tipos mais procurados, segundo a designer Marta Manente, que analisa que eles têm design limpo e atemporal para ser mais duradouro nas residências.
Para ela, o marceneiro pode diferenciar o móvel com design de portas usinadas para substituir o puxador, por exemplo. Valorizar o acabamento com aplicação de vidros e marchetaria, também são ótimas opções, além de pequenos espelhos.
Para o marceneiro destoar o design de móveis sob medida para salas de estar atendendo ao gosto do consumidor, Marta enumera que ele deve considerar a rotina do consumidor e o tipo de equipamento a ser instalado no móvel.
“Qual televisor será utilizado e se vai equipamentos de som e imagem. Com relação às preferências, se o cliente gosta de assistir TV nas refeições ou se gosta de assistir filmes à noite”, cita.
O tamanho do espaço da sala também é fundamental para instalar a altura dos equipamentos. “Por exemplo, em ambientes integrados com cozinha gourmet e salas de estar e jantar, muitas vezes é importante instalar a televisão no painel alto e não na base de um rack”, pontua Marta.
Outra questão que deve ser avaliada, sendo uma das principais necessidades deste tipo de projeto é a questão de fios aparentes e da fácil manutenção da televisão e do aparelho de TV a cabo, entre outros. “É importantíssimo no projeto o marceneiro prever esta situação e oferecer no projeto um diferencial técnico para não ser necessário desmontar o móvel quando o cliente precisar fazer manutenção nos equipamentos”, lembra a designer proprietária do Studio Marta Manente.
Para a designer e consultora de produtos da Arauco, Juliana Giamberardino Zaruch, com relação a construção dos móveis sob medida para salas de estar considerando também os padrões a serem escolhidos, o marceneiro deve acima de tudo entender o perfil do cliente e buscar saber qual é o estilo que ele gosta ou procura. De forma geral, ela aponta que o design deste tipo de móveis hoje é minimalista com linhas retas e portas e gavetas integradas ao mobiliário. “Ou seja, quando fechadas quase não aparecem, integrando um volume único e harmônico”, diz.
Além disso, prossegue, a paginação bem estudada pode gerar um design inovador, clean, com bastante movimento e até mesmo arrojado. “Para isto podemos utilizar puxadores que se integram ao mobiliário ou até mesmo dispensá-los e trabalhar com cavas retas ou agregando mais design nesta parte do móvel”, conta.
Novo perfil
O consumidor de hoje necessita ser surpreendido, na opinião de Adélia, pois ele quer um móvel que acompanhe toda a tecnologia citada anteriormente, facilitando sua vida e acompanhando seus novos hábitos. “Tenho percebido em meus clientes a necessidade de serem surpreendidos. Como designer de interiores, quanto mais eu exploro a diferenciação de conceitos e a personalização de ambientes aliando a exploração de materiais e usando e abusando de tecnologia em ambientes e produtos, maior é o nível de satisfação deles”, destaca.
Levar em conta a necessidade do cliente também é apontado pelo gerente de produtos da Häfele, Ricardo Schartner. “Qual é a real demanda dele? Acessibilidade e conforto? Tecnologia? Economia? É preciso avaliar e analisar o objetivo final do consumidor. Assim, é fundamental um trabalho em conjunto entre cliente, arquiteto e marceneiro, para que juntos possam encontrar a melhor solução para a demanda em questão”, pontua.
Outra dica para o marceneiro conseguir assimilar melhor o desejo dos clientes e oferecer móveis sob medida para salas de estar com projetos diferenciados, é acompanhar ainda mais o novo estilo de morar e de viver das pessoas, e isso pode ser feito na própria casa ou com familiares e amigos.
O perfil de móveis sob medida para salas de estar para esse novo perfil de consumidor e estilo de morar, deverá explorar com maior ênfase a racionalização de espaços com inteligência e a correta relação entre beleza, funcionalidade e tecnologia, segundo a designer da AC.Adélia Covre Consulting. “A utilização de materiais diferentes em mesmo móvel deverá ser propagado e promover assim a harmonização com os padrões”, opina.
Para ela, o consumidor dessa nova era espera muito mais que um simples jogo de painéis em um rack, home ou estante. “Ele quer um móvel inteligente que agregue valor a essa explosão tecnológica de mercado. E o item mais importante é que o móvel deverá refletir organização, ou seja, o fator funcionalidade em todos os sentidos deverá ser melhor pensado na hora projetar”, assinala Adélia.
Soluções e tendências
Atualmente, os recursos tecnológicos são os que mais vêm atraindo a atenção da indústria moveleira para o mobiliário de salas de estar. “Cada vez mais produtos relacionados à iluminação, som e conectividade estão presentes no móvel. Assim, uma única peça pode desenvolver múltiplas funções”, aponta Schartner, da Häfele.
Neste sentido, a empresa oferece ao mercado a linhas Loox, de iluminação, Sound System, de som, e para conectividade oferece um conector USB que com instalação direta no móvel pode carregar simultaneamente até dois dispositivos móveis. A empresa ainda possui produtos que possibilitam a construção de móveis multifuncionais.
– Estratégia de produção e disposição de materiais auxiliam no layout da marcenaria
“É o caso da Turn Table, que combina mesa, armário e aparador em apenas uma peça. Há também a Tavoflex, que transforma as mesas de centro em mesas com tampos com altura regulável e cria pequenas áreas de trabalho, ideais para apoiar o laptop ou até mesmo para refeições rápidas”, diz o gerente.
Reportagem originalmente publicada na edição 102 da Móbile Sob Medida