Como melhorar as embalagens de móveis?

Embalagem pode definir próxima compra, segundo artigo do professor e designer, Fábio Mestriner

Publicado em 26 de dezembro de 2018 | 10:00 |Por:

Na empolgação pelo recebimento de um produto comprado on-line, existe um elemento que tem grande impacto na experiência de compra. A embalagem de móveis, presente em cerca de 80% dos produtos vendidos, tem participação na satisfação do consumidor e ocorre de diferentes maneiras. Se o produto é comprado em uma loja física e exposto lado a lado com seus concorrentes, a participação da embalagem tem caráter decisivo, pois a embalagem é um item de grande relevância no processo de escolha em um autosserviço.

Se o produto é vendido pela internet e remetido para a casa do consumidor, o papel da embalagem muda. É a embalagem de móveis que irá dar o tom no momento do recebimento, promovendo o primeiro contato e iniciando a experiência física do consumidor com o produto. Nesse momento, a embalagem não pode decepcionar. Sua missão é promover um final feliz para o processo de escolha, pois, quando não sai com o produto em mãos no momento da compra, o consumidor vive um período de expectativa que torna ainda mais importante e crítico o momento do recebimento.

É uma pena quando a embalagem de e-commerce decepciona no momento da entrega. Sua precariedade pode contrastar dramaticamente com o colorido glamuroso dos sites de compra. Embalagens danificadas, amarrotadas, sem forma definida, entregues em sacos pretos e caixas genéricas ou feitas com matéria-prima de baixa qualidade são muito comuns.

A maioria das empresas de vendas on-line ainda não se deu conta da importância preciosa do momento de contato com o consumidor por meio da embalagem, quando o produto é adquirido na internet.

Embalagens para produtos maiores, como móveis, por exemplo, podem conter informações sobre o produto, a linha a que esse produto pertence e sugestões de outros itens que podem complementar a decoração do ambiente onde ele será colocado. A inclusão de um manual impresso ou uma chamada para o download de um e-book com informações básicas, na linha “Fundamentos da boa decoração”, podem ser o caminho mais fácil e direto para a construção da próxima venda.

Falta muita informação na embalagem de móveis, especialmente, aqueles que são para o consumidor montar. Quando se imprimem na embalagem informações sobre o fabricante e a qualidade do produto, a segurança na compra do consumidor aumenta e ele sente mais confiança na escolha que fez.

Uma vez, já faz muito tempo, percebemos que escolher colchão era uma tarefa muito difícil para o consumidor. Naquela ocasião, decidimos imprimir em letras bem grandes o certificado de garantia no painel frontal da embalagem. Apesar de ser o modelo mais caro da linha, as vendas dispararam.

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Imprimir o certificado de garantia no lado de fora da embalagem é algo que as embalagens de e-commerce podem muito bem fazer. Especialmente, nas embalagens grandes como móveis e eletrodomésticos. A venda é uma chance única que não pode ser desperdiçada com embalagens decepcionantes, e mais: esse é o momento propício para iniciar o processo da próxima venda.

É impressionante como as empresas nem se lembram que podem incluir na embalagem de entrega uma lâmina impressa com promoções, descontos, sugestões e construção de marca, uma vez que na internet a empresa aparece ao lado de milhares de outras que disputam a atenção do consumidor. Dentro da casa dele, naquele momento, sua embalagem estará sozinha e terá toda a atenção da pessoa que a recebeu e irá manuseá-la.

Portanto, como muito bem definiu Steve Jobs: “o ato de desembalar um produto é parte fundamental da experiência do consumidor”. Por isso as embalagens da Apple são tão bem projetadas e permanecem na casa do consumidor, que, na grande maioria das vezes, não tem coragem de descartá-las.

*Fábio Mestriner é consultor da Ibema Papelcartão. Designer, professor do curso de pós-graduação em Engenharia de Embalagem do IMT Mauá e autor dos livros Design de Embalagem – Curso Avançado, Gestão Estratégica de Embalagem e Inovação na Embalagem – Método Prático.

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