Dez principais tendências globais de consumo em 2019
Euromonitor International, empresa de pesquisa de mercado, lançou o mais recente relatório anual sobre as 10 Principais Tendências Globais de Consumo 2019
Publicado em 15 de janeiro de 2019 | 15:27 |Por:
A Euromonitor International, empresa de pesquisa de mercado, lançou o mais recente relatório anual sobre as 10 Principais Tendências Globais de Consumo 2019, revelando as tendências emergentes deste ano que abordam os novos valores e hábitos dos consumidores e como este novo comportamento está afetando os negócios globalmente. “A inteligência é o fio condutor que une todas as tendências em 2019. Em um mundo cheio de opções, as necessidades e desejos dos consumidores estão mudando rapidamente”, diz a diretora de estilos de vida na Euromonitor International, Gina Westbrook. Confira uma breve descrição de cada uma das tendências:
1 – Agnóstico em relação à idade
Os conceitos sobre a velhice estão mudando. À medida que as pessoas vivem por mais tempo e cuidam melhor de si mesmas, os consumidores mais velhos sentem e querem ser tratados como jovens.
2 – De volta ao básico como símbolo de status
Os consumidores buscam por produtos e experiências autênticos, afastando-se do materialismo e dos produtos genéricos em favor da simplicidade e de produtos de maior qualidade.
3 – Consumidor consciente
O posicionamento ético que costumava ser o domínio de empresas de nicho, hoje é adotado por empresas convencionais por meio de produtos que trazem maior preocupação com o bem-estar animal.
4 – Digitalmente juntos
À medida que nossa capacidade e conforto em usar a tecnologia aumentam, também aumentará o potencial do que pode ser criado ou experimentado em conjunto, mas remotamente.
5 – Todos são especialistas
Enquanto antes os consumidores dependiam de uma determinada marca ou fonte de informação, hoje as empresas precisam inovar constantemente para atrair compradores mais inquisitivos.
6 – Encontrando meu JOMO
O medo de ficar de fora ou de não participar de algo (tendência FOMO “Fear of Missing Out”) deu lugar à alegria de não participar (tendência JOMO “Joy of Missing Out”). Os consumidores querem proteger seu bem-estar mental, desconectar-se da tecnologia e priorizar o que realmente gostam de fazer.
7 – Eu posso cuidar de mim mesmo
À medida que as pessoas se tornam mais autossuficientes, elas tomam medidas preventivas contra doenças, infelicidade e desconforto sem consultar um profissional.
8 – Eu quero um mundo livre de plástico
A iniciativa de alcançar uma sociedade livre de plásticos aumenta, criando um círculo virtuoso onde as empresas ganham ao melhorar suas práticas de sustentabilidade.
9 – Eu quero agora!
Os consumidores buscam gratificação instantânea e experiências simples que permitam que eles possam dedicar mais tempo em suas vidas profissionais e sociais.
10 – Vivendo Sozinho
Mais pessoas, especialmente os consumidores mais velhos, em todo o mundo quebram o estigma de viver sozinhos e abraçam seus estilos de vida independentes.
(com informações da Euromonitor International, empresa de pesquisa de mercado)