Projeto Marcenarias do Brasil será lançado na Fimma Brasil 2019 por Daniel Stopa
Projeto Marcenarias do Brasil percorreu os estados brasileiros em busca da história e evolução da atividade ao longo dos anos
Publicado em 22 de março de 2019 | 16:55 |Por: Cleide de Paula
A marcenaria é uma das profissões mais antigas. Todas as pessoas convivem, de alguma forma, com a marcenaria, mas, poucas sabem a verdadeira história e a evolução desta atividade. Ela está presente em diversos detalhes e lugares da nossa vida, seja em um móvel ou utensílio que utilizamos no dia a dia. Pensando nisso, o marceneiro e influenciador digital, Daniel Stopa, lança na Fimma Brasil 2019 o projeto Marcenarias do Brasil.
A evolução do trabalho de marcenarias do Brasil aponta características históricas curiosas. Ao longo dos anos, o design e a aparência dos itens em madeira revela a influência das inúmeras culturas e peculiaridade de diversos povos e nativos. Mas também o resultado da interação com a geografia, a botânica e o clima de cada região do País. O advento das novas tecnologias também fizeram com que as marcenarias e as atividades dos marceneiros passassem por mudanças profundas, devido às evoluções tecnológicas e o avanço nas técnicas e materiais.
Por isso, com o objetivo de conhecer histórias, experiências e novos jeitos de fazer marcenaria, o marceneiro e influenciador digital no universo maker e profissional, Daniel Stopa – fundador do Canal Stopa Lab no YouTube –, lança o projeto “Marcenarias do Brasil”, em parceria com a Grossl, empresa catarinense de abrasivos e adesivos, com a Makita, fabricante de ferramentas e acessórios e com a Duratex, empresa de painéis de madeira.
O projeto terá seu pré-lançamento na Feira Internacional de Máquinas, Matérias-Primas e Acessórios para a Indústria Moveleira (Fimma Brasil), na próxima semana. Com o objetivo de captar e aprofundar os aspectos e as mudanças sofridas pela atividade nos últimos anos, Daniel percorreu vários estados do Brasil, contando a história da marcenaria no país, evolução, técnicas e tecnologias presentes no dia a dia dos marceneiros e de suas marcenarias.
“O projeto consiste em um material audiovisual, numa série de oito vídeos, sobre a história da marcenaria ao longo do tempo, do desenvolvimento do design até a produção do móvel, passando também, pela produção em grandes volumes para exportação”, explica Daniel Stopa.
– Confira reportagem especial para o Dia do Marceneiro
A Grossl, uma das empresas apoiadoras do projeto, acredita que o conteúdo que será apresentado nos vídeos, proporcione uma significativa contribuição para os profissionais da marcenaria, indústrias e público geral. “Além disso, o projeto conseguirá resgatar informações e experiências sobre a história do trabalho e produção de móveis no país”, comenta a coordenadora de marketing da empresa, Hellen Grossl.
Daniel Stopa e projeto Marcenarias do Brasil
Em 2007, Daniel Stopa abriu a marcenaria Casa Stopa, reconhecida pela excelência na fabricação de móveis sob medida. Além disso, é fundador da Stopa Lab, uma escola de marcenaria que tem o objetivo de ensinar, pesquisar e sistematizar o conhecimento e o oficio do trabalho com a madeira.
Para aproximar as paixões pela marcenaria e pelo ensino no mesmo projeto, em maio de 2017, fundou seu canal, o Stopa Lab, na plataforma do Youtube. Com mais de 30 mil inscritos na plataforma de vídeos e no Instagram, o marceneiro e influenciador digital, é um dos mais conhecidos e relevantes do mundo da marcenaria.