Sindimol cria turma para oficina Lean Game em forma de jogo
Será inovadora em forma de jogo, que simula o funcionamento do chão de fábrica com o objetivo de melhorar a produtividade
Publicado em 11 de julho de 2019 | 17:13 |Por: Larissa Bartoski de Sena
O Sindicato das Indústrias da Madeira e do Mobiliário de Linhares e Região Norte do (ES), Sindimol, aderiu ao Lean Game. O treinamento inovador em forma de jogo simula o funcionamento do chão de fábrica. A oficina acontece nos dias 11 e 18 de julho com 24 colaboradores de diferentes empresas associadas ao Sindimol, com duração total de 16 horas.
O objetivo da metodologia é possibilitar a vivência dos jogadores com o conceito de lean manufacturing (manufatura enxuta) e de Lean Office. Com isso, estimular e desmistificar sua aplicação na rotina das empresas. Os participantes precisam melhorar a produtividade de uma fábrica por meio da melhora do desempenho de processos produtivos. Desta forma, identificam os gargalos, desperdícios e implementam melhorias necessárias.
– Vendas online: fabricantes faturam R$ 2,5 bi em 2018
Lean game e indústria 4.0
Para o presidente do Sindimol, Ademilse Guidini, não é mais possível ignorar as novas formas de produção. “Não temos como ignorar as novas tecnologias e nem as mudanças na forma de produzir, desenvolver e comercializar nossos produtos. A indústria 4.0 pode demorar a chegar em alguns setores, mas temos que acompanhar as mudanças e o Lean Game é uma oportunidade de estarmos conhecendo e exercitando estes novos métodos e processos de produção”, salienta.
O metódo de jogos para a disseminação da cultura Lean está inserida na metodologia Senai de Educação Profissional (Msep), instituindo um modelo dinâmico na aplicação dos conhecimentos de modo sistêmico. Ela estimula os participantes a desenvolverem capacidades e competências requeridas pelo mundo do trabalho, integrando teoria e prática.
Ao final, os jogadores estarão aptos a aplicar os fundamentos e capacidades em sua prática profissional, onde os objetivos traçados e as ações a serem executadas estão baseadas nos preceitos de minimização dos custos para maximização dos resultados através da utilização de ferramentas lean, que obedecem a busca de otimização operacional e de recursos.
(com informações de assessoria)