Abimóvel comenta aprovação do primeiro turno da reforma da Previdência
Para a entidade as modificações podem mudar cenário dos negócios e melhorar a retomada da economia
Publicado em 17 de julho de 2019 | 16:38 |Por: Larissa Bartoski de Sena
A Associação Brasileira das Indústrias do Mobiliário (Abimóvel), é uma entidade que defendeu a reforma da Previdência. O texto base foi aprovado em primeiro turno na quarta-feira (10/7), pela Câmara dos Deputados.
Segundo a instituição, a reforma da Previdência é vista como medida-chave para o avanço e a competitividade do país. “Consideramos uma ação importante para o Brasil”, comenta a presidente da Abimóvel, Maristela Cusin Longhi. De acordo com ela, a mudança também atende às expectativas dos setores industriais.
Além disso, a presidente da Abimóvel afirma que as mudanças podem gerar e abrir mais espaços para uma agenda de produtividade e de melhorias do ambiente de negócios fundamentais para a retomada da economia. “Ademais, trazem mais previsibilidade para as contas públicas, equilibrando o déficit da Previdência no médio prazo”, explica Maristela.
Reforma da Previdência
Aprovada em primeiro turno na Câmara dos Deputados, a proposta de reforma da Previdência estabeleceu uma idade mínima para aposentadoria de 62 anos para as mulheres e 65 anos para os homens.
Também houveram mudanças para os servidores, professores, policiais, nas pensões por morte, nas aposentadorias por invalidez e do deficiente e até no abono dos PIS/Pasep.
– Entrevista: especialista fala sobre acordo Mercosul e União Europeia
As modificações ainda não estão valendo. Para acontecer em definitivo, o governo precisa conseguir 308 votos favoráveis na votação em segundo turno no plenário da Câmara. O segundo turno das votações devem acontecer no mês de agosto.
Abimóvel
A Associação Brasileira das Indústrias do Mobiliário (Abimóvel), entidade nacional do setor trabalha na defesa, desenvolvimento e fortalecimento dos interesses da indústria. A instituição também promove uma agenda positiva para o setor. Desta forma, beneficia cerca de 19 mil empresas, que geram 265,6 mil empregos diretos e indiretos. A estimativa de produção, por sua vez, é de 438,3 milhões de peças. Já as exportações, ultrapassam a marca de US$ 607 milhões e investimentos de R$ 1,4 bilhão (dados de 2018). A Abimóvel tem como um de seus compromisso o desenvolvimento do setor de mobiliário e da indústria.
(com informações de assessoria)