“Semana do Brasil”: iniciativa pretende alavancar as vendas em setembro

A ideia é recorrer ao patriotismo dos brasileiros criando uma ‘Black Friday brasileira’

Publicado em 20 de agosto de 2019 | 10:31 |Por: Everton Lima

Entre os dias 6 e 15 de setembro, será realizada a “Semana do Brasil”. Trata-se de uma iniciativa do Governo Federal para incentivar negócios em solo nacional, ajudando as empresas brasileiras a melhorarem os seus indicadores por meio do consumo interno.

Mais de cem associações comerciais estiveram em Brasília, na última quinta-feira (15), para participarem dos preparativos. O evento está programado para iniciar um dia antes do Dia da Independência — que neste ano será em um sábado.

junho tem resultados positivos na geração de empregos

Semana do Brasil pretende ser a “Black Friday brasileira”

A “Black Friday” é um evento que se tornou conhecido no Brasil recentemente. O que muitas pessoas não sabem, é que ela está diretamente associada ao patriotismo do estadunidense. E é justamente esse sentimento de patriotismo que o governo brasileiro pretende despertar para tentar alavancar as vendas do varejo.

Contudo, enquanto a versão original do evento é feita no feriado de Ação de Graças, dia em que ocorre o início das temporadas dos campeonatos de futebol americano — além de marcar o começo da jornada pelos presentes de Natal —, a versão brasileira será um pouco mais tímida.

Um dos motivos será o fato de que a edição de 2019 será a primeira “Green Yellow Friday”, como também está sendo chamada. Ademais, o consumidor brasileiro está gastando menos. Neste ano, de acordo com uma pesquisa divulgada pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), os consumidores compraram presentes mais baratos no dia das mães do que no ano passado, por exemplo.

Entretanto, o secretário nacional de Estruturação do Turismo, Robsien Napier, se mostrou bastante otimista com a ideia. “Estamos muito honrados em participar de uma campanha inédita como essa. Isto é, incluindo o turismo em um projeto fundamental para fortalecer nossa economia”, afirma.

O otimismo com a “Semana do Brasil” é compartilhado pelo presidente do Instituto para Desenvolvimento do Varejo (IDV), Marcelo Silva. “Com essa campanha, haverá incremento de consumo no mês de setembro, que será benéfico para as empresas envolvidas e, principalmente, para os consumidores”, esclarece.

(Com informações de assessoria)

 

Receba nossa Newsletter

    Matérias Relacionadas

    Mais Lidas