O primeiro colchão circular do mundo leva só aço e poliéster
O colchão circular Auping Evolve é produzido na Holanda
Publicado em 10 de dezembro de 2020 | 07:46 |Por: Cleide de Paula
O colchão Auping Evolve, desenvolvido em conjunto com a DSM-Niaga, é fabricado apenas com dois materiais: aço e poliéster, materiais podem ser reutilizados continuamente para fabricar novos colchões.
A particularidade desse colchão é que os diferentes componentes podem ser separados facilmente quando houver necessidade de descarte. Normalmente, isso é muito difícil, porque as partes do colchão são coladas. O colchão Auping Evolve usa ‘Niaga® Adhesive’, para tornar o impossível possível. Isso pode parecer insignificante, mas no mundo dos colchões é uma evolução real.
– Infinita Concept projeta novo showroom de produtos Corian
A empresa acredita que é importante fabricar o mais localmente possível e saber de onde vêm todos os componentes. Segundo a companhia, esta é a única maneira de garantir que o colchão Auping Evolve é totalmente circular. A origem dos materiais é registrada em um ‘passaporte de circularidade’. Ao escanear a etiqueta Niaga® na lateral do Auping Evolve com um smartphone, o consumidor descobre do que o colchão é feito e como será reciclado.
O colchão circular Auping Evolve é produzido na Holanda na fábrica sustentável da Auping localizada em Deventer. O produto foi vencedor do prêmio Red Dot Design 2020.
Uma das motivações para o desenvolvimento colchão circular Auping Evolve é que a cada ano, 1,5 milhão de colchões são descartados na Holanda. De acordo com a fabricante, os colchões são um dos maiores contribuintes para o lixo doméstico em aterros sanitários em todo o mundo devido à composição complexa dos materiais colados.
O colchão Auping Evolve não só é bom para o ambiente, como também para uma boa noite de sono. As zonas do quadril e ombros fornecem um bom suporte ergonômico. A camada de conforto em cima do colchão tem 4,5 cm de espessura e garante o seu conforto. O modelo ventila muito bem, colaborando para menor transpiração e um sono melhor.
Circularidade
Para a Auping, a circularidade é a forma mais elevada de reciclagem. Segundo a fabricante, todos os materiais usados na produção do produto podem ser reutilizados indefinidamente. Isso significa que a matéria-prima pode ser reciclada repetidamente com o mesmo nível de qualidade. Dessa forma, o círculo permanece fechado. Nenhum valor é perdido e não há desperdício. Isso é ser circular. E para a Auping já começa com o design de um produto.