Titebond ensina como fazer um painel ripado
Sem pregos, parafusos e grampos, painel ripado é tendência em decoração e Titebond mostra como fazer um usando apenas cola
Publicado em 28 de setembro de 2022 | 07:07 |Por: Thiago Rodrigo
Uma vantagem é a facilidade de confeccionar esse tipo de peça, ainda mais quando não é preciso pregos, parafusos e grampos graças a materiais adesivos especiais, como o Titebond Provantage Heavy Duty. Com o produto, a Titebond mostra como fazer um painel ripado.
Feito com sarrafos de madeira, o chamado “painel ripado” caiu no gosto de decoradores e arquitetos para a ambientação de casas e escritórios. Seja em paredes, painéis de TV e divisórias de cômodos, seja para detalhe de um móvel, esse item decorativo deixa o espaço mais moderno e sofisticado, sem carregar o ambiente.
Como fazer um painel ripado
Para saber mais sobre a técnica, confira o guia rápido desenvolvido pela Grossl, parceira oficial da Titebond no Brasil, com informações sobre onde usar, para que serve e como fazer um painel ripado.
O que é um painel ripado?
O painel ripado é uma estrutura feita em madeira com ripas espaçadas entre si, formando um desnível negativo e positivo. O tipo de painel pode variar na cor, na espessura, na largura e no espaçamento das ripas, de acordo com o efeito desejado. Existem painéis com espaçamentos largos de 25 mm e painéis com espaçamentos bem estreitos, de 5 mm.
Onde pode ser usado?
Além de ser uma ótima opção para decorar o ambiente, o painel ripado é uma prática solução para camuflar irregularidades ou esconder fiações expostas. Em casa, pode ser instalado em salas de TV, balcões, bancadas de cozinha, cabeceiras de camas e até mesmo no teto. Nos espaços corporativos, é indicado para paredes de recepção ou bancadas de escritório, por exemplo.
Quais as vantagens?
O painel ripado traz uma nova textura ao ambiente e contrasta com outros elementos dispostos no espaço, como tapetes e revestimentos do piso. É um material fácil de instalar, o que faz com que todo o processo seja rápido e sem sujeira.
Qual tipo de madeira usar?
Os tipos mais comuns de madeira usados para elaboração do painel ripado são o MDF e a madeira maciça. É importante trabalhar com madeira resistente e dura, evitando que as ripas sofram movimentações que comprometam sua estrutura.
Como fazer um painel ripado?
O primeiro passo é medir o espaço onde ele será instalado para que o painel não fique desproporcional ao tamanho do local. Após essa análise, você vai dimensionar a espessura, largura e abertura dos espaços entre as ripas. Para essa aplicação e colagem das ripas, você poderá usar o adesivo de montagem Provantage Titebond Heavy Duty, que, além de reduzir o uso de parafusos, pregos e grampos, também diminuirá o tempo gasto na produção do painel.
– Micro e pequenas marcenarias ganham impulso para competitividade
Exemplo: em um painel de 1,80 altura, você aplicará um cordão de 3mm de espessura do adesivo de montagem Titebond Provantage Heavy Duty no comprimento total da ripa e só necessitará de 3 parafusos ou 4 grampos para fixar cada ripa, tornando assim a montagem mais rápida, prática e econômica.
Quanto custa, em média, um painel ripado?
O cálculo para o custo envolve uma série de fatores como tamanho, modelo, tipo de material que será usado e tempo de mão de obra dedicada e de produção. O fato é que usando um bom adesivo de montagem, como o Titebond Provantage Heavy Duty, os custos com tempo e material são reduzidos.
O Titebond Provantage Heavy Duty é um adesivo premium, à prova d’água, com pega imediata e extraforte. Preenche fendas entre materiais, oferece excelente resistência de colagem e pode ser aplicado mesmo em condições climáticas extremas.