Programa Reconstruindo Cidadania forma pintores profissionais

Curso é realizado pela Unesc em parceria com a Tintas Farben e o Bairro da Juventude

Publicado em 10 de novembro de 2022 | 12:50 |Por: Thiago Rodrigo

O programa Reconstruindo Cidadania formou uma nova turma de profissionais de pintura, em Criciúma (SC). Idealizado há 12 anos pela Diretoria de Extensão, Cultura e Ações Comunitárias da Unesc e desenvolvido em parceria com a Tintas Farben e o Bairro da Juventude, o projeto visa capacitar profissionais para o mercado da construção civil ao mesmo tempo em que gera novas oportunidades para pessoas em vulnerabilidade social ou para trabalhadores que já atuam no segmento.

Em 2022, o programa Reconstruindo Cidadania formou 13 profissionais após a realização de aulas teóricas e práticas semanalmente. O curso é aplicado com o apoio de bolsistas, estudantes de Engenharia Civil da Unesc e técnicos da Tinta Farben. As aulas teóricas são realizadas no Bairro da Juventude e as práticas, na indústria de tintas Farben.

Farben

Farben

Edmilson Zanatta, da Tintas Farben, no Programa Reconstruindo Cidadania

Os alunos aprendem pintura imobiliária, moveleira e automotiva, usando produtos e técnicas desenvolvidas pela Farben. Durante a formatura, a coordenadora do programa, Evelise Chemale Zancan, destacou que os novos profissionais devem continuar a praticar. “O conteúdo não se esgota com o curso, a experiência vem no dia a dia”, diz.

Empresários do Paraná conhecem PDCIMob

Parceiro desde o início do programa Reconstruindo Cidadania, o CEO da Tintas Farben, Edmilson Zanatta, lembrou a evolução do projeto e a importância da entrada do Bairro da Juventude para a consolidação dele. Hoje, os alunos que formam as turmas são pais de estudantes ou funcionários da instituição filantrópica.

Farben

Farben

Programa Reconstruindo Cidadania

“A ideia é fazer um trabalho de inclusão social, dando profissão e cidadania às pessoas. Cada vez a gente se sente lisonjeado com os resultados deste projeto”, lembrou Zanatta. A diretora do Bairro da Juventude, Silvia Zanette, destacou a participação da Farben e da Unesc em outras ações da instituição. “Temos muito que agradecer não só por hoje, mas por muito tempo. As digitais da Farben e da Unesc estão aqui há muito tempo”, disse.

A Pró-reitora de Pesquisa, Pós-graduação, Inovação e Extensão da Unesc, Gisele Lopes Coelho, explicou que, ao realizar programas como o Reconstruindo Cidadania, a Unesc cumpre seu papel de universidade comunitária. Já a Diretora de Extensão, Cultura e Ações Comunitárias da Unesc, Fernanda Faustini Sônego, lembrou que é o envolvimento coletivo que contribui para o desenvolvimento social, econômico, cultural da cidade, da região, do estado e do país. “E a parceria tão fortemente celebrada na noite de hoje é a certeza de que juntos podemos mais”, finalizou.

Farben

Farben

Programa Reconstruindo Cidadania

Receba nossa Newsletter

    Matérias Relacionadas

    Mais Lidas