Rometal e o uso de sistemas deslizantes no mobiliário
Diminuição no tamanho dos apartamentos fizeram o uso de sistemas deslizantes no mobiliário para abrir e fechar portas crescerem
Publicado em 15 de dezembro de 2022 | 10:00 |Por: Thiago Rodrigo
A partir das décadas de 80 e 90 quando as plantas dos imóveis começaram a ter uma redução significativa, as portas deslizantes tornaram-se habituais nos ambientes domésticos porque proporcionam ganho de espaço no imóvel. Quando utilizadas portas de correr para passagem de um ambiente para outro, o ganho de espaço é de 6% a 8% em relação as portas convencionais. Já o uso de sistemas deslizantes no mobiliário possibilitam um ganho de espaço de aproximadamente 9%. Além do ganho de espaço, as portas de correr proporcionam praticidade ao ambiente e são um excelente elemento de design.
– Biesse e o uso de peças recondicionadas
O uso de sistemas deslizantes no mobiliário cresceu muito nos últimos tempos, principalmente para otimizar espaço. Com isso, a Rometal investiu, nos últimos anos, em tecnologias que permitem a redução da largura das portas com amortecimento para garantir conforto também em espaços menores.
Um exemplo é o tradicional RO-65, um sistema para armários de sustentação na base, lançado em 2007. Segundo a Rometal, o sistema deslizante para móveis democratizou o mercado de portas de correr com sua aplicação simples e prática e compatível com diferentes trilhos de mercado, ampliou o mercado de portas de correr no Brasil.
Agora, em 2022, ano em que completa 15 anos, o clássico RO-65 ganhou um redesign e passou a se chamar RO-65 Prime. “O novo RO-65 Prime chegou com melhorias técnicas que garantem mais estabilidade e suavidade no deslizar das portas e com mecanismos que garantem praticidade na instalação e manutenção do sistema pelos marceneiros”, diz Marcus Rigo, CEO da Rometal.
O tipo de sistema varia de acordo com o objetivo do projeto, a Rometal trabalha com um mix bem amplo para diferentes aplicações e projetos, desde os mais simples até os mais elaborados, que se diferenciam por características como segurança, conforto e suavidade no deslizamento.
Falando em sistemas para aplicação em armários, a Rometal possui em seu portfólio tanto sistemas de sustentação na base, que são mais conhecidos e utilizados pelo mercado, quanto os sistemas suspensos, que são a escolha ideal para projetos que prezam por um design limpo.
Sistemas deslizantes para mobiliário
Pensando em segurança e conforto do usuário final, podemos citar dois excelentes sistemas para aplicação em armários: o Agility Plus (com o conceito de sistema com sustentação na base) e o Dominus (com o conceito de sistema suspenso).
Ambos possuem mecanismos antidescarrilamento, que garantem a segurança ao usuário e amortecimento, que proporcionam um maior conforto na abertura/fechamento das portas e deslizamento suave e silencioso.
“O Dominus, em especial, é o queridinho do momento. Esse sistema vem sendo cada vez mais especificado nos projetos de arquitetura de interiores. Além dos benefícios citados, os trilhos não ficam aparentes, proporcionando um design limpo e elegante, muito utilizado em ambientes mais amplos e projetos de alto padrão”, enaltece Rigo.
Para móveis de menor porte, como balcões e aéreos, o destaque vai para os sistemas Multi e Linea. Ambos se diferenciam pelo apelo estético que proporcionam no móvel. Com o uso do Multi, não há a necessidade do trilho inferior aparente. Já no Linea, os trilhos são instalados por fora da caixa do móvel, fazendo um efeito de portas flutuantes.
Para divisões de ambientes, indicamos o sistema EVO, o primeiro do mercado brasileiro, com roldanas aparentes, que possui amortecimento. Além disso, seu design foi reconhecido no Museu da Casa Brasileira, no Brasil Design Award e no Reddot Award, um dos maiores prêmios mundiais na categoria design de produto.
Também para divisões de ambientes, há o conhecido e consolidado RO-82, que diferente do EVO, o RO-82 fica com a ferragem totalmente oculta. Esse sistema possui as versões com amortecimento que garantem mais conforto para o usuário. O RO-82 é compatível com diversos acessórios, como o sequenziato, que faz o efeito de portas “mão amiga”, cada vez mais utilizado para divisões de ambientes com vãos maiores.
Segurança, conforto e tecnologia
“A Rometal preza, em todos os seus desenvolvimentos, pela segurança e conforto do usuário final e investe em tecnologia antidescarrilamento e amortecimento para garantir suavidade no deslizar das portas. Para atingir esse nível de qualidade e diferenciação, a Rometal possui em seu parque fabril uma marcenaria funcional e sala de testes enquadrada nas normas internacionais”, conta o CEO.
Essa tecnologia e cuidado pode ser percebida em todos os lançamentos recentes, como por exemplo, o RO-82 Max, o primeiro produto do mercado que possui amortecimento na abertura e fechamento, até mesmo em portas estreitas. O RO 82 Max é ideal para dividir ambientes como closets, cozinha e área de serviço, home office, suítes, lavabos, entre tantas outras possibilidades.
Recentemente, foi disponibilizado pela Rometal para o mercado moveleiro, opções de guias se adaptam a diferentes larguras de trilhos. Ainda no primeiro trimestre de 2022, foi lançada a Guia Flex, que possui efeito mola, eliminando a folga das portas, é uma solução versátil que pode ser utilizada com trilhos de 26mm à 40mm e os rodízios funcionam simetricamente, com um único ajuste para ambos os lados, o que facilita a regulagem.
Falando sobre o mix de produtos para composição de portas deslizantes, a Rometal também possui diversos modelos de desempenadores, tanto para portas de alumínio e vidro, quanto para portas de madeira. “Também foi lançado o DP-300, que é um desempenador 100% oculto e a Rometal será pioneira no Brasil no desenvolvimento desse produto”, diz Marcus Rigo.
Acompanhe as notícias sobre a indústria moveleira! Siga o Instagram da Revista Móbile 360° e não perca as principais novidades!