Varejo de móveis e eletrodomésticos cresce 2,5%
Varejo de móveis e eletrodomésticos aumenta 2,5% na passagem de setembro para outubro, enquanto com relação a outubro de 2021, houve leve queda
Publicado em 9 de dezembro de 2022 | 11:56 |Por: Thiago Rodrigo
O varejo de móveis e eletrodomésticos cresceu 2,5% em outubro comparado a setembro. Em relação a outubro de 2021, o varejo de móveis e eletrodomésticos teve uma leve queda de 0,5%. Embora seja mais um resultado negativo, apresenta ritmo de queda, com o mês de agosto registrando -8,7% e setembro -6,1%. Nessa mesma comparação, apenas móveis registrou queda de 15,7% em outubro, enquanto eletrodomésticos tiveram aumento de 7,1%.
Os dados são da Pesquisa Mensal de Comércio (PMC) divulgada pelo IBGE. Os dados de volume de vendas não mostram o segmento de móveis separado de eletrodomésticos na comparação com o mês anterior.
No acumulado até agosto, ou seja, o varejo de móveis e eletrodomésticos acumula queda de 8,7%. No acumulado dos últimos 12 meses, o resultado foi de -11,2% em outubro. Apenas móveis, respectivamente, registra -11,4% e -12,5%.
Receita nominal do varejo de móveis
Na receita nominal de vendas do comércio varejista e comércio varejista ampliado, o varejo de móveis e eletrodomésticos cresceu 2,2% em relação a setembro.
Em relação ao mesmo mês de 2021, a receita nominal de móveis e eletrodomésticos aumentou 8,3%. Considerando apenas o segmento de móveis no mês de outubro de 2022 x outubro de 2021, registrou-se variação negativa de 2%.
Varejo geral
O volume de vendas do comércio varejista no país variou 0,4% na passagem de setembro para outubro, após crescer 1,2% em setembro. Na comparação com outubro de 2021, houve crescimento de 2,7%, terceiro resultado positivo consecutivo. No ano, o setor acumulou aumento de 1,0%, e, nos últimos 12 meses, variou 0,1%, primeiro resultado no campo positivo em 5 meses. Na comparação com outubro de 2021, o comércio varejista cresceu 2,7%, terceiro mês consecutivo de alta.
No comércio varejista ampliado, que inclui as atividades de veículos, motos, partes e peças e de material de construção, o volume de vendas em outubro variou 0,5% frente a setembro e 0,3% contra outubro de 2021.
– Vantagens de abrir uma loja 100% virtual
“Nos últimos quatro meses, tivemos três resultados de estabilidade – julho (-0,2%), agosto (0,2%) e outubro (0,4%) – e crescimento de 1,2% em setembro. Apesar de estarmos num ritmo muito próximo à estabilidade, quando acumulamos os últimos três meses, que estão no campo positivo, temos um crescimento de 1,7%”, avalia Cristiano Santos, gerente da pesquisa.
“Desde 2020, a Black Friday vem se pulverizando, porque as empresas começaram a antecipar promoções e descontos. Vimos isso agora em outubro, sobretudo em Móveis e eletrodomésticos e Equipamentos e material para escritório. Isso tem a ver também com um certo reposicionamento dessas atividades, que tiveram crescimento bem menor depois da pandemia e adotaram outras estratégias de descontos”, explica Santos.