Equipamentos para pintura de móveis na marcenaria
Empresas apresentam equipamentos para resolver os principais gargalos na pintura de móveis na marcenaria
Publicado em 4 de janeiro de 2023 | 09:00 |Por: Thiago Rodrigo
Embora o crescimento dos painéis de madeira em BP tenham conquistado os móveis de marcenaria – tanto clientes quanto profissionais – a pintura do móvel sob medida ainda se faz presente.
Mesmo com os esforços inerentes ao processo, exigindo maior dedicação para aprender, executar e aperfeiçoar, pintar a chapa de madeira com acabamentos e texturas especiais conquistam as pessoas e, por isso, fornecedoras de máquinas e equipamentos para esse trabalho continuam investindo em tecnologias.
Um dos principais focos de criação de produtos está para atender os principais problemas nos processos de pintura de móveis. Nesse sentido, segundo Renato Valcarengh Nunes, diretor comercial do Grupo ArpiAspersul, das empresas Arpi e Arply, são três principais desafios: a utilização de equipamentos corretos para o processo de pintura, o desenvolvimento de um ambiente ideal para esse processo e a capacitação técnica para a execução da pintura.
– Leia a Móbile Fornecedores 323
Diante desses aspectos, Renato também os considera como desafios para suas empresas Arpi e Arply. “Por isso, buscamos sempre desenvolver ou criar soluções que atendam da melhor maneira essas necessidades. Se bem trabalhadas, esses três principais desafios podem se tornar os três pilares para um excelente processo de pintura”, enaltece.
A contaminação na preparação e na pintura é outro obstáculo na pintura dos móveis para Kauê Teixeira, gestor de marketing da SuperAr Equipamentos e Suprimentos para Pintura e Aspiração. Ele observa também que na preparação da peça já há melhoria em métodos de lixação que interferem diretamente na qualidade final, o que é um ponto positivo.
Já Michelson Ferraz Santos, gerente comercial e Raphael Santos da Silva, vendedor técnico da WS Equipamentos, lembram que o setor da pintura é, por vezes, negligenciado em marcenarias, criando ainda mais empecilhos em um processo que já é minucioso.
“Principalmente quando se trata de falha no preparo de superfície, que é fundamental para um bom acabamento. Outra grande queixa na pintura de móveis laqueados é como alcançar a deposição de camada desejada, que se torna uma missão impossível sem (a correta) utilização de equipamentos”, afirmam.
Tintas para pintura de móveis
A utilização de tintas e vernizes de alta qualidade são imprescindíveis para alcançar resultados almejados, além de facilitar os processos de pintura. “No que diz respeito às tintas e produtos para a cura UV LED, já há diversos fabricantes com produtos disponíveis no mercado e outros em desenvolvimento. Acreditamos muito no crescimento dessa linha e sua contribuição para os processos de pintura”, afirma Renato Nunes.
Para Michelson e Raphael, da WS Equipamentos, a diferença na utilização de tintas de alta qualidade é imensa. “A qualidade desses produtos afetam diretamente o resultado da pintura. Ter um excelente equipamento de pintura e não utilizar a tinta ideal para o processo pode comprometer o desempenho, assim como ter uma tinta de qualidade sem equipamentos de alta performance não te permite extrair o melhor resultado”, garantem.
Soluções ArpiAspersul
Para ajudar nesses problemas, as empresas trabalham nas soluções. Com as marcas Arpi e Arply, o Grupo ArpiAspersul busca oferecer diversas soluções de acordo com cada necessidade. A empresa tem desde equipamentos de linha como cabines de pintura, cabines pressurizadas, até equipamentos para aplicação da pintura e tecnologias.
“Nossa busca é sempre pautada pela solução com o melhor custo-benefício e com entrega de valores percebidos como economia, alta qualidade do acabamento e melhorias em produtividade”, destaca Renato.
Os três pilares citados por ele para um excelente processo de pintura (equipamentos, ambiente e capacitação técnica) são um modelo ideal para qualquer marcenaria ou indústria de móveis. “Esses pontos trabalhados proporcionam diversos ganhos para o processo”, frisa.
Garantem aspiração adequada e controle da qualidade do ar interno; eliminação ou redução de retrabalhos; melhor alastramento e qualidade final da pintura; melhor ambiente de trabalho para o pintor. E, claro, maior economia, menor desperdício e alta produtividade.
Os investimentos do grupo em tecnologia também oferecem soluções inovadoras, como o caso da cura UV LED do Fast Curing System. “Os ganhos com essa tecnologia vão desde ambientais, até os que são mais latentes como agilidade produtiva com qualidade.
Com o Fast Curing System nossa entrega vai além do equipamento correto, nos envolvemos na capacitação dos profissionais para uso ideal dos produtos nesse processo de cura da pintura”, diz o diretor.
Se o fundo é aplicado com essa tecnologia, há redução nos processos de lixamento porque a aplicação de tinta UV LED possui uma quantidade maior de sólidos que cria uma camada mais espessa e necessita menos camadas de aplicação.
Assim, a cura instantânea propicia o aumento da velocidade do processo de pintura, possibilitando que a peça já receba o acabamento, reduzindo o tempo entre a preparação e a pintura final.
No que diz respeito ao ambiente da pintura, o mix de produtos da empresa oferece uma solução completa, da pintura aos cuidados com o pintor, com pistolas, bombas de aplicação, macacão, máscara, filtros para cabine, entre outros. “Proporcionando a todos os espaços que envolvem a pintura, desde a preparação até a secagem, qualidade, conforto, economia e melhor performance”, salienta.
Soluções SuperAr
Da SuperAr, um dos equipamentos que mais se destacam, segundo Kauê, é a Cabine de Lixamento CLX-AS. Com um sistema no qual evita que o pó não se alastre na fábrica, efetua a aspiração homogênea em toda a extensão do piso com a filtragem e armazenamento dos resíduos.
“Possui um sistema automático de limpeza expurgando o pó aderido nos filtros e, além de tudo, enquadrando a empresa de acordo com as normas trabalhistas e ambientais”, salienta o gestor.
Uma característica principal da cabine de lixamento é a retenção e a aspiração do pó gerado decorrente ao trabalho de preparação das peças, seja pelo uso de lixadeiras pneumáticas, como de lixas manuais ou outros processos.
Essas partículas são finas e leves, sendo prejudiciais não somente na contaminação da pintura, como também evitando danos à saúde do operador que estaria atuando em um ambiente contaminado, nos sistemas elétricos de equipamentos na fábrica e ao meio ambiente nas proximidades da empresa.
Os insumos utilizados nos processos de pintura também são importantes. A empresa possui itens essenciais em todo o processo e orienta atenção especial nesse quesito. Um item que demanda um controle pontual, por exemplo, são os filtros industriais.
“Há a sua aplicação em diversos locais em uma marcenaria, desde os coletores de pó e bancadas de lixamento (filtros mangas, sacos, filtros plissados), cabines de pintura (filtro poliéster, fibra de vidro, carta inercial, planos, filtros cartuchos) e módulos de abastecimento de ar (manta, filtro multibolsa, filtro plissado)”, aponta Kauê.
Com o uso no dia a dia, com o tempo os filtros ficam bloqueados com impurezas, reduzindo sua eficiência. “Filtros que não estão mais filtrando corretamente afetam o fluxo de ar dentro da cabine de pintura. Como resultado, a poeira e o excesso de overspray circulam dentro da sala de pintura”, assinala o gestor.
Esse ar de baixa qualidade com impurezas dentro da cabine de pintura resultará em custos adicionais, como polimento, lixamento e limpeza da cabine de pintura. “Mais importante ainda, o tempo extra, gasto em procedimentos corretivos resulta em menos trabalho, tornando difícil para cumprir as metas de produção”, lembra o profissional da SuperAr.
Soluções WS Equipamentos
Sistemas de lixamento com aspiração com características que proporcionem melhor qualidade de lixamento e menor quantidade de processos são as ferramentas que a WS Equipamentos oferecem para as marcenarias não terem dor de cabeça na pintura das chapas. Elas melhoram a qualidade na preparação de superfície (lixamento), diminuem passos do processo e, consequentemente, agregam maior produtividade.
Para pintura, tanto sistemas airspray com bomba de duplo diafragma, quanto airless assistido conseguem atender as demandas dos móveis laqueados. “Esses equipamentos proporcionam maior deposição de camadas com menos etapas”, afirmam Michelson e Raphael. Os equipamentos melhoram a deposição de tinta garantindo maior velocidade na conclusão do processo e melhorando a qualidade no acabamento das peças.
O principal lançamento da WS Equipamentos que atende as marcenarias é o Fox Pumped Airspray. “O equipamento melhora a deposição de tinta nas peças e proporciona maior economia da mesma”, dizem os profissionais, que acrescentam: “em períodos como o que a indústria vive hoje, o investimento precisa ser preciso.
Por isso, nosso foco continua sendo as tecnologias de alta performance na elaboração de processos eficientes que visem um produto com qualidade, aliados sempre a profissionais bem treinados. Acreditamos que é dessa forma que os processos de pintura deixam de ser gargalo e passam a representar rentabilidade nos processos industriais”.
Reportagem publicada originalmente na Móbile Fornecedores 307