As principais datas em 2023 para o varejo: ainda tem muito a aproveitar
Com o fim do primeiro trimestre, é hora de pensar nas principais datas em 2023 para o varejo que ainda estão por vir
Publicado em 6 de abril de 2023 | 14:46 |Por: Geane Godois
O ano acabou de fechar o seu primeiro trimestre e, com ele, alguns resultados – como a retração nas vendas após 15 meses -, que acenderam o sinal de alerta para os varejistas. Mas, abril está apenas começando e ainda há muito o que acontecer e fazer com as principais datas em 2023 para o varejo que estão por vir.
Em 15 de março, o Dia do Consumidor movimentou o mercado, afinal, ele é considerado a Black Friday deste semestre, no entanto, o evento demonstrou a necessidade de aperfeiçoar a divulgação, já que, por exemplo, a pesquisa realizada pelo Reclame Aqui apontou que 63,5% dos entrevistados afirmaram que não conheciam a data (saiba mais na matéria completa da edição 396 da revista Móbile Lojista).
Logo, as empresas estarem atentas antecipadamente às campanhas com alto potencial de vendas – se bem trabalhadas -, têm maiores chances de alcançar resultados positivos através de estratégias traçadas com planejamento e objetivos claros.
Vem aí: fique de olho e conheça as principais datas em 2023 para o varejo daqui em diante
9 de abril – Páscoa
28 de abril – Dia do Frete Grátis
1º de maio – Dia do Trabalhador
14 de maio – Dia das Mães
12 de junho – Dia dos Namorados
24 de junho – Dia de São João
26 de julho – Dia dos Avós
30 de julho – Dia dos Amigos
13 de agosto – Dia dos Pais
15 de setembro – Dia do Cliente
12 de outubro – Dia das Crianças
24 de novembro – Black Friday
27 de novembro – Cyber Monday
25 de dezembro – Natal
No caso da Páscoa, as ações já devem estar em plena atividade a essa altura, mas todas as demais têm grandes possibilidades de sucesso. Um ponto importante e que vale a atenção dentro desse cenário, é, antes de mais nada, que cada negócio deve adaptá-las ao seu segmento de atuação e filtrá-las para trabalhar com o que realmente se encaixa a ele ou não. Sem isso, o efeito pode ser contrário e resultará em mais gastos do que retorno (financeiro, de relacionamento e captação).