Guarde Aqui, pioneiro em self storage do país, cresce 35%
Apartamentos menores, pressão para a redução do carbono e encurtamento no tempo de entrega de produtos contribuíram para o crescimento
Publicado em 28 de abril de 2023 | 11:43 |Por: Thiago Rodrigo
O Guarde Aqui, pioneiro no setor de self storage e presente em dez cidades do país, apresentou em 2022 crescimento de 35% em Ebitda, indicador financeiro utilizado para avaliar a geração de caixa de uma instituição.
“A companhia vive um excelente momento. Crescemos dois dígitos pelo segundo ano consecutivo, isso é muito representativo para uma empresa que tem mais de 15 anos de trajetória. Mesmo com a turbulência do mercado global, conseguimos performar nesses patamares. Hoje vemos um movimento estrutural que beneficia o nosso segmento e alguns pontos nos chamam a atenção, como por exemplo: cada vez mais somos a extensão da casa das pessoas e apoiamos empresas que buscam melhorar a cadeia logística de última milha”, detalha Mariane Wiederkehr, CEO do Guarde Aqui.
Dados do Secovi-SP (Sindicato das Empresas de Compra, Venda, Locação e Administração de Imóveis Residenciais e Comerciais de São Paulo) apontam que nos últimos sete anos, os microapartamentos – imóveis com menos de 30 m² – cresceram consideravelmente na capital paulista, passando de 0,8% para 22% do total de lançamentos imobiliários realizados entre os meses de janeiro e maio.
“Essas pessoas estão buscando espaços para armazenar os seus itens pessoais em localizações privilegiadas, perto das suas casas. A quantidade de brasileiros que conheciam as soluções de auto armazenagem era pequena e aumentou muito nos últimos anos”, explica Mariane.
– Varejo de móveis e eletros cresce 1,3% em janeiro
Pessoas físicas correspondem a cerca de 60% dos clientes da empresa e pessoas jurídicas estão em um percentual crescente e hoje já são 40%, como grandes varejistas, indústrias e pequenos empresários. “Em relação ao atendimento de pessoa jurídica, percebemos três movimentos que contribuem para o crescimento do setor: a restrição do horário de circulação dos caminhões, empresas cada vez mais preocupadas com a redução do carbono, a pressão para o encurtamento no tempo de entrega de produtos e um cliente mais atento ao cumprimento dos prazos”, comenta a CEO.
É nesse contexto que o Guarde Aqui contribui com o desenvolvimento de cidades mais sustentáveis e um ecossistema logístico ágil. A companhia oferece soluções completas para empresas de diferentes portes, fornecendo desde espaço para estoques, até salas exclusivas voltadas às etapas de armazenamento, separação, embalagem e despacho de produtos vendidos no e-commerce, também conhecidas como dark stores. Por estar localizado nos grandes centros urbanos, o Guarde Aqui facilita e agiliza a entrega de produtos até o cliente final, etapa conhecida como última milha ou last mile.
Em 2023, será inaugurada uma nova unidade, localizada no bairro do Brooklin, em São Paulo. De acordo com Fernanda Pires, COO do Guarde Aqui, o crescimento da empresa acompanha o crescimento do segmento. “Nosso foco é ganhar escala e estar presente em localizações cada vez mais estratégicas perto dos grandes centros urbanos”, explica. A companhia, que atualmente não está alavancada, ou seja, não apresenta contratação de financiamentos, tem como foco oportunidades de fusões e aquisições que contribuam para o crescimento em escala.
Com 26 unidades, o Guarde Aqui está presente nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Distrito Federal. Possui boxes a partir de 1 m² e os espaços são flexíveis e modulados de acordo com a demanda de cada cliente, em um modelo de contrato mensal, sem taxas ou necessidade de fiador como na locação tradicional, e sem burocracia.
Guarde Aqui
Referência em auto armazenagem urbana, o Guarde Aqui é uma solução moderna e inteligente de locação de espaços pensada em quem precisa guardar objetos pessoais e tornar sua casa, sua estação de trabalho ou estudos mais produtivo, agradável e organizado. Também atende demanda de clientes pessoa jurídica, oferecendo armazenagem de estoques para que os produtos de varejistas e empresas do setor logístico cheguem mais rápido ao cliente final.