Vendas no varejo registram crescimento de 1,2% em março

Índice Cielo do Varejo Ampliado diz que efeitos de calendário beneficiaram o resultado das vendas no varejo pois o mês não registrou feriados

Publicado em 27 de abril de 2023 | 08:36 |Por: Júlia Magalhães

As vendas no varejo em março de 2023 cresceram 1,2%, descontada a inflação, em comparação com o mesmo mês de 2022. Em termos nominais, que espelham a receita de vendas observadas pelo varejista, o Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA) registrou alta de 7,3%.

Efeitos de calendário beneficiaram o resultado de março deste ano porque o mês não registrou feriados, diferente de 2022, quando houve um feriado que caiu no período de Carnaval. Desconsiderando tais efeitos, o crescimento nominal foi de 4,9%, já na visão deflacionada, houve uma retração de 1,0%.

O macrossetor de Bens Não Duráveis impactou positivamente o resultado. Segundo o vice-presidente de produtos e tecnologia da Cielo, Carlos Alves, o desempenho contribuiu para que o Varejo se recuperasse em março, uma vez que apresentou queda em fevereiro.

Índice Cielo de Varejo Ampliado | Período analisado: 01/03/23 – 31/03/23 | Crédito: Cielo

Vendas no varejo: setores e regiões

Além de Drogarias e Farmácias, os segmentos de Postos de Combustíveis e Supermercados e Hipermercados contribuíram para o resultado positivo do macrossetor de Bens Não Duráveis (+6,7%).

Já os macrossetores de Serviços e Bens Duráveis e Semiduráveis apresentaram queda de 2,6% e 6,2% respectivamente. No caso do primeiro, o segmento de Turismo e Transporte foi o que mais influenciou o resultado. Para Bens Duráveis e Semiduráveis, o maior impacto foi dos setores de Vestuário e de Materiais para Construção.

De acordo com o ICVA deflacionado e com ajuste de calendário, os resultados de cada região em relação a fevereiro de 2022 foram: Nordeste (+2,3%), Norte (+0,9%), Sul (+0,9%), CentroOeste (-1,7%) e Sudeste (-3,6%). Pelo ICVA nominal – que não considera o desconto da inflação – e com ajuste de calendário, os destaques foram as regiões Nordeste (+6,3%) e Sul (+5,8%). Na sequência, aparecem Sudeste (+4,7%), Norte (+4,5%) e Centro Oeste (+2,7%).

O Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA) acompanha mensalmente a evolução do varejo brasileiro, de acordo com as vendas realizadas em 18 setores mapeados pela Cielo, desde pequenos lojistas a grandes varejistas. Em suma, eles respondem por 1,1 milhão de varejistas credenciados à companhia. O peso de cada setor no resultado geral do indicador é definido pelo seu desempenho no mês.

 

🔗 Fique informado sobre as principais notícias do setor moveleiro. Siga o Instagram da Revista Móbile 360° e não perca as principais novidades do mercado!

Receba nossa Newsletter

    Matérias Relacionadas

    Mais Lidas