SCM mostra automatizações na Ligna 2023
Novas soluções automatizadas e conectadas da SCM são apresentadas na Ligna 2023, com atualização da Smart&Human Factory
Publicado em 18 de maio de 2023 | 08:00 |Por: Thiago Rodrigo
Consolidada por um crescimento de dois dígitos, que elevou o volume de negócios do Grupo em 2022 para 850 milhões de euros, a SCM exibe na Ligna 2023 (de 15 a 19 de maio em Hannover, na Alemanha), suas propostas tecnológicas que respondem às necessidades mais atuais de um produção altamente personalizada, versátil, interligada e sustentável da indústria moveleira.
São novidades desenvolvidas pelo grupo italiano para atender a todas as necessidades de produção na usinagem de painéis, madeira maciça, construção em madeira e marcenaria.
Toda inovação com um objetivo comum: tornar os processos mais eficientes, reduzir custos, consumos e desperdícios e simplificar a gestão, como é o caso da Smart&Human Factory, apresentada em Hannover em duas versões distintas para a indústria e para os pequenos negócios.
“Na Ligna temos provas sólidas de nossa capacidade de fornecer soluções de alta qualidade para todas as aplicações. Apresentaremos sistemas avançados de automação que se diferenciam por serem modulares e configuráveis para atender às necessidades do cliente e oferecer suporte a uma produção flexível e de alta qualidade, garantindo altos padrões de eficiência e produtividade”, declara Pietro Gheller, diretor de produtos e mercados da SCM.
A nova fábrica digital SCM, “está integrada e interconectada aos sistemas MES da empresa para otimizar fluxos de produção mais complexos. Além disso, permite o planejamento e monitoramento 360° em tempo real de todas as etapas do processo, mesmo remotamente: do pedido ao projeto, até o serviço pós-venda”, diz.
“O objetivo é promover uma utilização óptima e mais sustentável dos recursos energéticos e dos materiais utilizados pelo cliente, bem como melhorar os recursos da fábrica, antecipando a necessidade de manutenção e evitando as paragens das máquinas graças ao tratamento dos dados recolhidos”, acrescenta.
Smart&Human Factory para a indústria moveleira
O sistema de células flexíveis pode produzir até 400 componentes de mobiliário por turno e é voltado principalmente para fabricantes de kits de móveis. Essa é uma das muitas configurações que o Smart&Human Factory pode assumir com base nas demandas dos clientes. As células são integradas com robôs articulados e conectadas por robôs AMR não tripulados.
Na área de serras, a SCM apresenta sua nova célula flexível gabbiani gt2 com robô articulado para carga e descarga automática. A célula foi projetada para otimizar os turnos e combinar as necessidades de usinagem do lote 1 com as da produção em grande volume. A célula é aprimorada pelo novo otimizador Maestro optiwise e foi projetada para uso tripulado ou não tripulado, permitindo a comutação imediata e automática entre um modo e outro: o robô posiciona ou remove os módulos adicionais entre as prateleiras necessários para o funcionamento apropriadamente.
Na área de colagem, a SCM exibe uma célula flexível stefani cell E que combina as inúmeras vantagens da coladeira industrial stefani x, em termos de produtividade e qualidade de usinagem, com as vantagens de uma integração flexível e automatizada de todo o ciclo de produção. Numa lógica de total automatização, os painéis são fornecidos autonomamente à coladeira por um robô articulado industrial.
Na saída, o sistema Pickback ponte garante o retorno pontual dos painéis após a usinagem longitudinal ou transversal. A célula é controlada pelo software Maestro active edge HMI para um controle simples e intuitivo, e é projetada para uso intensivo em vários turnos, com uma velocidade de 25 metros por minuto. Garante uma aplicação ideal da borda sem o uso de cola, graças à tecnologia AirFusion+, e excelente qualidade de usinagem mesmo nos materiais mais delicados e inovadores, graças aos controles eletrônicos.
Outras novidades incluem a célula flexível de furar e cavilhar morbidelli cx220 com robô que cria todas as partes de uma peça de mobiliário de forma mais eficiente, mesmo com peças que diferem consideravelmente umas das outras. A célula produz um painel por minuto e até mais de 400 painéis por turno com um único operador em apenas 50 m².
Seu layout exclusivo permite dois usos possíveis: não tripulado, graças ao robô integrado na parte traseira que realiza todas as operações de carga e descarga em total autonomia para um ciclo de produção contínuo; com supervisão parcial do operador que, com total segurança, pode carregar e descarregar os painéis na frente da célula enquanto o robô continua a usinar no lado oposto.
O processo é completado com a máquina de fazer caixas de tamanho certo c200 cortadas, uma nova solução para embalagens de caixas de papelão lote 1 que produz até quatro caixas por minuto em diferentes formas e tamanhos. O segredo está na alta velocidade de avanço e o uso de um motor brushless com configuração de posicionamento extremamente rápida enquanto a produção pedido por pedido é aprimorada por unidades separadas de corte e vinco longitudinais e por uma unidade transversal.
Outra vantagem é a otimização do consumo de papelão com base no tamanho real da caixa produzida, podendo escolher entre três tipos de alimentação: papelão folha avulsa ou módulo contínuo, com módulos flanqueados ou com troca automática de até oito módulos.
Smart&Human Factory para pequenas empresas
Também em destaque na Ligna está uma célula integrada para produção flexível e personalizada, desde a matéria-prima até o móvel acabado. Além do MES Maestro easyFlow, ideal para criar a integração perfeita entre o escritório e a área de produção, a célula se beneficia das vantagens das máquinas envolvidas, reduzindo consideravelmente os tempos e as margens de erro.
A serra circular Invincibile si x é reforçada pelo sequenciador otimizador de corte Thundercut da SCM, o único a guiar o operador passo a passo na hora de inserir o painel na máquina e na hora de cortar.
O centro de perfuração CNC Startech cn plus foi projetado para produzir peças de móveis de maneira fácil e flexível, sem reposicionar as ferramentas e sem a necessidade de intervenção do operador.
A coladeira me 40tr, completa com uma nova unidade de arredondamento que permite obter produtos acabados de excelente qualidade, sem necessidade de usinagem adicional.
Softwares e serviços digitais SCM
Uma vasta proposta integrada de software, MES e serviços digitais em exibição na área “Digital Integrated Woodworking Process”. Softwares e serviços que apoiam o cliente em cada fase: preparação de dados, planeamento, produção, acompanhamento e assistência pós-venda, aumentando a eficiência e ligando o escritório à fábrica.
O software de programação de escritório CAD/CAM é atualizado para a preparação de dados para centros de usinagem Maestro CNC e o simulador 3D Maestro pro view para usinagem de painéis e madeira maciça.
Para planejamento, otimização e controle da produção, o MES Maestro easyFlow é a solução plug&play integrada com todos os softwares e máquinas da SCM, juntamente com a Smart&Human Factory para a indústria e a do trabalho artesanal para gerenciar a programação 4.0, gerenciamento e interconexão do todo o fluxo de produção.
O Maestro Power TMS é um software que simplifica e otimiza o gerenciamento de ferramentas dentro dos magazines dos centros de usinagem CNC, marcando presença na usinagem de madeira maciça. Dependendo do tipo de usinagem necessária, o software atua para maximizar a capacidade dos magazines e agilizar a troca de ferramentas de acordo com o mix de produção: mais de 100 ferramentas à disposição, redução de tempos e aumento de produtividade.
O software HMI e os supervisores ativos de linha Maestro também foram atualizados para um controle e interação ainda mais simples e otimizados com todas as máquinas SCM.
Em apoio às etapas de monitoramento da produção, manutenção de máquinas e serviços pós-venda, os serviços digitais habilitados pela plataforma IoT Maestro connect são aprimorados ainda mais. O objetivo é garantir o máximo retorno das máquinas e plantas em conjunto com o suporte constante dos técnicos da SCM.
Hoje em dia, esta plataforma IoT está integrada no projeto Woodworking made Izy conduzido pelos mais importantes fabricantes de máquinas que, em conjunto, definiram uma interface padrão e uma linguagem comum para conectar as máquinas e MES entre si, o que permite o controle total do processo de produção.