Berneck e suas texturas para móveis
Conheça as texturas para móveis da fabricante de painéis de madeira, Berneck, que possui diversos acabamentos em seus padrões
Publicado em 26 de junho de 2023 | 13:27 |Por: Thiago Rodrigo
A Berneck tem no seu portfólio diversas texturas. Começam pelas mais básicas e normais, como a texturizada e o poro. O Vel é uma textura que remete ao acabamento de tecido com toque acetinado. Elas fazem com que tanto padrões unicolors como padrões de tecido ganhem mais veracidade e realidade. Há também o acabamento Tato, que é um acabamento mais texturizado e profundo.
“Foi a primeira grande inovação, quando saímos do poro básico, geralmente utilizado em padrões madeirados. Também temos o Design, que traz uma mescla de brilho e fosco que faz com que se tenha uma percepção de acabamento bastante interessante”, diz Andrea Colin Correa, designer de produto da Berneck.
Há os acabamentos um pouco mais sofisticados, como o Rust, que é bastante profundo e dá uma veracidade muito grande para ser aplicado em texturas, “como em papéis híbridos ou pedra, que é o caso do Argento, do Basalto e Preto Nero, que é um produto que acaba também transferindo essa textura e mostrando de forma bastante evidente no papel preto”, diz. Há também o LSF, que é o liso semifosco, que é mais relacionado ao uso do branco.
As texturas diferenciadas são onde mora o estado da arte de cada empresa. “Destacar-se em relação às texturas e buscar o máximo de realidade é o principal. Então, trazer novos acabamentos e novas texturas, além de trazer uma percepção tátil mais real, envolve um investimento técnico, tecnológico, fabril bastante grande. E tem diversos fatores que fazem com que a empresa selecione os tipos de textura”, compartilha.
Andrea também evidencia a textura Micro. “Ele é uma microtextura criada em 2020 e é um prato bastante simples, se for pensar, singelo, mas traz um toque mais acetinado e traz benefício ao manuseio do produto. É uma evolução natural do acabamento TX e essa microtextura faz com que padrões tanto madeirados quanto padrões unicolors se destaquem”, assinala.
O acabamento Micro no padrão madeirado oferece facilidade de higienização e limpeza, de sanitização de ambientes, como no décor Carvalho Japandi. “É extremamente natural e com um efeito 3D muito forte. Então, a gente percebe que a mescla de textura mais papel é o que faz o produto ganhar vida e força”, destaca a designer da Berneck. No Carvalho Japandi, o toque, a realidade e a percepção tátil são muito importantes.
“Porque a gente não só vê como busca a sensação. O toque é primordial para dar o efeito natural ao produto que reproduz a realidade da pedra, da madeira, a verdade dos tecidos. Porém, a gente também percebe uma movimentação pós pandemia de texturas que estejam adequadas ao uso e consumo do tipo de consumidor. Por isso que quando comento do Carvalho Japandi, que tem o acabamento Micro, ele traz, além da realidade e 3D incrível do papel, de um carvalho natural, americano, com uma cor alinhada às tendências, ele busca a praticidade de aplicação em ambientes integrados, no qual justamente essa textura precisa ser de fácil limpeza”, explica.
Segundo Andrea, o Carvalho Japandi e um carvalho linheiro dão suavidade com personalidade muito elegante para projetos de alto padrão. “Inspirado pelo uso da lâmina natural, esse padrão encanta com sua extrema beleza e similaridade ao produto in natura. Indicado para projetos que tenham o conceito do movimento Japandi e que trazem em sua essência o design japonês. Sua versatilidade permite infinitas possibilidades de aplicação em interiores e ambientes”, enaltece.