Biesse Tech Day aborda Indústria 4.0

Fornecedora de máquinas para indústria moveleira, Biesse realiza evento de imersão à Indústria 4.0 com parceira de softwares Top Solid

Publicado em 27 de junho de 2023 | 12:54 |Por: Thiago Rodrigo

A Biesse realizou nesta terça-feira, 27/06, seu evento Biesse Tech Day. Em seu showroom em Curitiba (PR), a fornecedora de máquinas para indústria moveleira apresentou as possibilidades de uma fábrica digital dentro do conceito da Indústria 4.0, em parceria com a Top Solid.

Com o objetivo de apresentar demonstrações e experimentações de softwares aliado às tecnologias em máquinas e equipamentos da multinacional italiana, o Biesse Tech Day contou com demonstrações e experimentações de softwares, além de apresentações das máquinas Biesse. “A Biesse promoverá ao longo do ano eventos como este com tópicos específicos pertinentes ao setor moveleiro”, assinalou Alessandro Agnoletti, diretor de vendas da Biesse.

No showroom a empresa destacou não só máquinas para madeira. “Há alguns anos investimos bastante na multimaterialidade e nosso centro tecnológico é para todos os materiais (vidro) e investimos nos últimos anos também para materiais avançados como acrílico, plásticos, fibra de carbono, etc”, destacou Agnoletti.

Transformação Digital na Indústria

O papel dos softwares na era 4.0 foi o nome da apresentação de Federico Giunta, engenheiro e desenvolvedor de projetos em softwares da Biesse. O profissional apresentou o SmartAction, que integra software com automação. “É a transformação de uma fábrica tradicional para uma fábrica moderna. O software faz a integração graças à potência do computador, conseguimos desenvolver um produto do desenho e ideia do projeto à fabricação dele em segundos”.

O tempo de produção é sempre um tempo físico. “A parte de software acelerou muito a implementação na fábrica”, diz. Com a ideia de “solução tudo em um”, o B_Cabinet Suite começa pelo desenho, em seguida é feito um plano de produção, passa pela engenharia do produto, com a execução do móvel, tudo com controle inteligente da produção em que todas essas fases são controladas pelo software.

A plataforma permite manufaturar para integrar e digitalizar o negócio. “O software retorna um esquema de visualização mais fácil de ler, sem ser uma planilha de dados complicada, mas com gráficos inteligentes em informações que potencializam e melhoram o conhecimento de forma rápida. Leia mais na edição 329 da revista impressa e digital Móbile Fornecedores.

A integração das máquinas e seus softwares pode ser feita com cabos ou wi-fi e de olho na segurança digital com antivírus e proteção à ataques cibernéticos. Todas as informações do software da Biesse estão disponíveis em smartphones apresentando o fluxo de produção e inteligência da fábrica na palma da mão. Confira alguns dos vídeos apresentados na palestra com empresas que possuem a produção conectada da Biesse.

Softwares na marcenaria

Nelson Esquivel, executivo da Promob, e Carlos apresentaram uma solução ponta a ponta para indústria moveleira a partir da incorporação da Promob pela Cyncly. “Todos conhecem a Promob, mas tivemos algumas mudanças”.

Nelson apresentou a Cyncly com 43 escritórios em seis continentes e mais de 2,3 mil colaboradores. Oferecendo soluções de ponta a ponta, a empresa apresenta soluções para toda a cadeia, com a venda, projeto e produção. Com mais de 45 anos de experiência, a empresa está presente em mais de 100 países.

No Brasil, a Cyncly é conhecida pelas marcas Promob e Focco, mas possui no grupo outras marcas como 2020. Na parte de criação, design e vendas, Nelson mostrou as soluções 2020, Mooble e FoccoLojas. “O mooble.com é uma plataforma onde vários fabricantes disponibilizam o software na internet para que o consumidor final desenvolve seu projeto online e mande para o fabricante”, explica Esquivel. Na manufatura e gestão entram os softwares Promob, principalmente. Leia mais na edição 329 da revista impressa e digital Móbile Fornecedores.Biesse

Produtividade na marcenaria

Soluções inteligentes para ganho de produtividade no ambiente da marcenaria foi o tema mostrado por Glauber Longo, diretor da Top Solid. A fornecedora de software é especialista em software de CAD, CAE, CAM, PDM e ERP. A empresa iniciou na indústria aeroespacial e entrou em outros segmentos industriais como automotivo e o moveleiro.

“O perfil do nosso cliente mundialmente é aquele que faz individualizado”, destacou Glauber. A empresa oferece uma solução vertical específica para que o fabricante adapte o produto à necessidade do cliente. No Brasil, a Top Solid abriu a subsidiária em 2016, com a comercialização e implementação dos softwares e possui 15 revendas no Sul e Sudeste, mas com novas aberturas em Fortaleza e Manaus.

MadeiraMadeira coloca consumidor no centro

Para se manter competitivo no mercado, Glauber salientou que é preciso ter o menor prazo de entrega possível com os móveis mais elaborados e completos. “A realidade é fazer coisas complicadas em menor tempo e com a pressão por menor custo e o aumento da concorrência”, pontuou. Para “sair dessa sinuca de bico, a saída é preciso investir em tecnologia e incorporar a cultura da digitalização na empresa”.

De acordo com ele, isso traz uma necessidade do custo de mão de obra especializada, também do custo operacional. Os desafios dentro desse cenário é fazer mais com menos, melhorar a eficiência, aumentar a produtividade que dilui o custo fixo em alguns produtos e aumenta a margem de lucro, melhorar na comunicação interna, redução dos tempos de projeto que é o maior gargalo das marcenarias, redução dos tempos de produção e redução do retrabalho e não conformidade.

A empresa possui uma solução global de gestão industrial que começa no pedido, passando por uma série de processos até a entrega: orçar melhor o projeto, mensurar os custos de produção, projetar o desenho do móvel, compartilhamento de banco de dados (para ERP, por exemplo), trabalhar com realidade virtual, automatizar documentos e outros. Leia mais na edição 329 da revista impressa e digital Móbile Fornecedores.

Receba nossa Newsletter

    Matérias Relacionadas

    Mais Lidas