Vencedora de Hackathon Madeira & Aço Skeel compartilha resultados
Startup Skeel utilizou a experiência no evento para aprimorar a plataforma de recrutamento e seleção de candidatos para vagas de empregos
Publicado em 13 de setembro de 2023 | 08:00 |Por: Thiago Rodrigo
Especializada em recrutamento e seleção de candidatos para vagas de empregos, a startup Skeel utiliza know-how humano e tecnologia para otimizar as conexões entre empresas e profissionais. Fundada em 2018 na cidade de Caxias do Sul, na Serra gaúcha, mantém-se sempre atentas às possibilidades de desenvolvimento – e uma delas foi o 1º Hackathon Madeira & Aço.
Realizado em setembro de 2022 por uma parceria inédita entre o Sindicato das Indústrias do Mobiliário de Bento Gonçalves (Sindmóveis) e o Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Caxias do Sul e Região (Simecs), o evento foi estruturado de modo interativo com o objetivo de entender os problemas enfrentados pelas empresas dos segmentos moveleiro e metalomecânico, propondo soluções orientadas por especialistas em inovação. Leonardo Martins, Thiarlei Macedo e Marcio Bertuddi, da Skeel, integraram o grupo vencedor do desafio e receberam um aporte em dinheiro para impulsionar seu projeto.
O CEO da startup, Thiarlei Macedo Machado, comenta que a participação no Hackathon Madeira & Aço foi fundamental para a Skeel conseguir criar uma nova funcionalidade para a plataforma. “Tínhamos um grupo de empresas distintas, com departamentos de RH presentes, então conseguimos conversar simultaneamente com muitas pessoas que são nossa persona. Foi possível analisar uma série de hipóteses em um curto espaço de tempo e identificar de forma muito clara as dores desses usuários”, conta.
Thiarlei explica que a Skeel já tem um bom nível de maturidade, mas a participação no evento foi a chave para atender a uma demanda bastante comum nos setores moveleiro e metalomecânico: agilidade e assertividade na seleção de candidatos. “A gente desenvolveu uma funcionalidade que quando a empresa abre uma vaga já consegue localizar dentro da base de dados da Skeel todos os candidatos que têm aderência alta àquela vaga. Aí ela convida os candidatos a participarem do processo seletivo. As pessoas já vão respondendo e o processo se acelera. Isso faz todo o sentido para os setores moveleiro e metalomecânico, porque têm necessidade de reposição rápida”, detalha.
Case Telasul com a Skeel
Especializada na fabricação de cozinhas, a empresa Telasul, de Garibaldi, contratou os serviços da Skeel para ganhar agilidade e otimização nos processos seletivos. A coordenadora de Recursos Humanos da Telasul, Viviane Bocchi, destaca que a plataforma é prática, oferecendo uma solução eficaz para gerir as vagas e o banco de currículos.
“É possível criar cada etapa do processo seletivo de acordo com as especificações da vaga, garantindo que apenas os candidatos realmente adequados seguirão no processo. Além disso, a plataforma conta com a possibilidade de parametrizar diferentes tipos de testes e questionários, recolhendo o máximo de informações do candidato para que o processo seja cada vez mais assertivo”, explica.
1º Hackaton Madeira e Aço
O evento, realizado em Bento Gonçalves nos dias 23 e 24 de setembro de 2022, foi uma iniciativa do Sindmóveis e do Simecs, juntamente com Instituto Hélice e Sebrae RS, e contou com apoio da Associação das Indústrias de Móveis do Estado do Rio Grande do Sul (Movergs), do Centro da Indústria, Comércio e Serviços de Bento Gonçalves (CIC-BG) e da Orquídea.
Reuniu 41 profissionais em 18h de imersão, sendo orientados pelos mentores Diego Peruchi (Todeschini); Giovanni Cechin Rodrigues (PCR); Ana Cristina Schneider (PUCRS); Renata Sandrin (Móveis Sandrin); Fernanda Darrigo (UCS), Marlene Guevara dos Santos (UERGS) e Silvia Nunes (Inova RS). Além das orientações recebidas pelo facilitador Lucas Cezar, que é consultor do Sebrae RS, e do apoio prestado pelos mentores, os participantes também assistiram às palestras de Thomas Job (Instituto Hélice), Rodrigo Brandalise (Sanmartin) e Rodrigo Tessari (Tiny ERP). A avaliação dos projetos ficou a cargo de uma banca formada por Diego Peruchi (Todeschini), Eduardo Breda (Tibre) e Ezequiel Brollo (Telasul).
Sindmóveis
O Sindicato das Indústrias do Mobiliário de Bento Gonçalves foi criado em 1977 para representar o polo moveleiro de Bento Gonçalves, incluindo empresas de Bento, Monte Belo do Sul, Pinto Bandeira e Santa Tereza – hoje com mais de 300 indústrias. A entidade atua amarrando as pontas da cadeia de modo que todo o setor possa se desenvolver com consistência e proposição de valor. Um trabalho que não se limita à Serra, pois projetos como a feira Movelsul, o Prêmio Salão Design e o Orchestra Brasil são de amplitude nacional e internacional.
Simecs
Fundado em 1957, nasceu da associação das indústrias regionais. Hoje, com mais de 60 anos de história, é uma das maiores entidades sindicais patronais do sul do país no seu segmento. Com sede em Caxias do Sul e abrangência em outros 16 municípios da Serra gaúcha, o Simecs está instalado em uma das regiões que mais crescem no Brasil, representando mais de 3.300 empresas de pequenas, médio e grande porte.
Instituto Hélice
O Instituto Hélice representa organizações que acreditam que podem contribuir na transformação do ecossistema de inovação na Serra Gaúcha. Juntamente com instituições de ensino e poder público, articula iniciativas que fomentem e consolidem o ecossistema de inovação. Além disso, desenvolve processos estruturados de relacionamento com a comunidade, por meio de programas de conexão com startups, mentorias, eventos e capacitações.
Inova RS
Com o objetivo de incluir o Rio Grande do Sul no mapa global da inovação, o programa Inova RS é organizado em oito ecossistemas regionais de inovação que utilizam atuação interconectada da sociedade civil organizada e dos setores empresarial, acadêmico e governamental. As macrorregiões são: Metropolitana e Litoral Norte; Sul; Fronteira Oeste e Campanha; Central; Vales; Noroeste e Missões; Produção e Norte e Serra e Hortênsias.
A visão de futuro do ecossistema Serra gaúcha é que, em 2030, a região será referência global de inovação por meio de uma estratégia de especialização inteligente de transformação da experiência em turismo, cidades inteligentes, educação tecnológica e indústria 4.0, que incrementem a matriz econômica atual e potencializam novas oportunidades, com foco na qualidade de vida e no desenvolvimento sustentável da região.