Expectativas mais favoráveis na indústria
Empresários de pequeno porte estão com expectativas mais favoráveis na indústria, de acordo com pesquisa da CNI
Publicado em 6 de setembro de 2023 | 08:00 |Por: Thiago Rodrigo
O panorama econômico das pequenas indústrias ganhou um tom mais confiante no segundo trimestre deste ano, de acordo com o Índice de Confiança do Empresário Industrial de Pequeno Porte, medido pela CNI (Confederação Nacional da Indústria). Registrando 44,8 pontos, um aumento considerável em relação à média histórica de 43,8 pontos e à marca do segundo trimestre de 2022, que ficou em 42,5 pontos, o índice reflete uma tendência positiva em meio às adversidades, embora ainda aquém do panorama considerado ideal.
A confiança do empresariado industrial também evidencia um impulso. O Índice de Situação Financeira obteve uma recuperação de 2,0 pontos, alcançando 41,3 pontos. Embora essa melhora seja parcialmente um contrapeso à queda do primeiro trimestre de 2023, que apresentou um recuo de 3,7 pontos, esse índice se posiciona acima da média histórica (38,2 pontos) e demonstra uma relativa estabilidade no cenário financeiro das pequenas indústrias.
Apesar dessas melhorias, os empresários de pequeno porte ainda enfrentam obstáculos significativos. A elevada carga tributária e as taxas de juros continuam figurando no topo da lista de problemas enfrentados pelas indústrias de transformação e de construção no segundo trimestre de 2023.
PDCIMob
O cenário de confiança mais disseminada nas indústrias de pequeno porte vai ao encontro dos esforços empenhados pela Abimóvel (Associação Brasileira das Indústrias do Mobiliário) e o Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) na estruturação e promoção do PDCIMob (Projeto de Desenvolvimento, Competitividade e Integração da Indústria do Mobiliário).
A iniciativa tem como foco o fomento e a profissionalização dos micro e pequenos negócios do setor moveleiro nacional por meio de ações que envolvem todas as principais etapas do negócio, desde a gestão e da concepção dos produtos até a imagem da marca e a comercialização dos itens produzidos, a partir de três trilhas estratégicas: Inteligência Setorial e Digital, Melhoria da Competitividade e Design Aliado à Indústria, e Aproximação Comercial (incluindo tanto fornecedores quanto compradores nacionais e internacionais).
Visando abranger o País, o PDCIMob conta atualmente com o apoio de parceiros estaduais em 12 Unidades da Federação, representadas pelos Sebraes Estaduais, Sindicatos e Associações Estaduais do Setor, tendo como meta envolver mais de 200 pequenos negócios até 2024 (ano final da primeira parte do programa), com efeito de transbordamento para 1.730 indústrias ao redor do País.