Soprano como solução para casa e construção
Completando 69 anos, Soprano destaca sua tradição, solidez, qualidade, inovação e respeito ao cliente para crescer de forma robusta e sustentável
Publicado em 26 de setembro de 2023 | 08:00 |Por: Thiago Rodrigo
Em 4 de agosto de 1954, a Soprano ganhava vida na cidade de Farroupilha, no Rio Grande do Sul. Fabricante de acordeões a partir desta data, o negócio se transformou com a vontade de inovar e se reinventar na empresa liderada pelo fundador Adelino Miotti. Fabiano Piccoli, diretor das Unidades Componentes para Móveis e Fotovoltaico da Soprano, conta nesta entrevista como foi o início da empresa até se tornar, atualmente, uma empresa multinegócios com atuação em vários segmentos com diversificado portfólio de produtos, a presença com ferragens e fechaduras para móveis, além da forte atuação ambiental e social.
Portal eMóbile | Como se deu o início da empresa em até alcançar o status atual em três diferentes mercados?
Fabiano Piccoli | Iniciamos nossa trajetória fabricando acordeões e vimos o negócio se transformar, junto com o mundo da música e a popularização de instrumentos como a guitarra elétrica. Neste momento precisamos colocar em prática uma característica marcante que nos distingue de muitas empresas: a capacidade de inovar e se reinventar. O fundador, Adelino Miotti, desde o início do negócio teve uma visão de futuro, detectando as necessidades do mercado.
– Fornecedores traz cobertura da Fimma
Somos uma empresa multinegócios que atua nos segmentos de casa e construção com soluções para acesso e segurança, energia e bem-estar. Nossos produtos estão nas casas das pessoas, trazendo soluções para acesso e segurança, levando energia e bem-estar. A diversificação do portfólio é uma das nossas fortes marcas. Ao nos posicionarmos como “Soluções para casa e construção”, fortalecemos a ideia da oferta de uma gama de produtos que estão presentes no cotidiano, contribuindo com a qualidade de vida e satisfação do consumidor.
eMóbile | Como é estar em diferentes mercados com diferentes produtos? Como essa expertise beneficia os outros segmentos de atuação da Soprano?
Piccoli | Ofereceremos uma ampla gama de soluções para casa e construção, atendendo diferentes mercados. Isso é positivo no sentido financeiro e econômico, gera sinergia entre os negócios e torna a marca ainda mais forte perante o mercado. Possibilitamos aos clientes o acesso a um portfólio amplo e diversificado, sendo que muitos clientes navegam em mais de um negócio da Soprano.
eMóbile | A Soprano tem uma ampla gama de fechaduras e fechaduras digitais, por que eles são importantes acessórios no móvel? Por que existem variadas opções desses produtos?
Piccoli | As fechaduras são importantes acessórios nos móveis, pois é essencial termos segurança e praticidade no dia a dia, para guardarmos objetos pessoais temporariamente ou não. Seja nos ambientes corporativos, home office, até mesmo ao ir ao supermercado ou ao banco.
eMóbile | Quais as conquistas em faturamento, produção, vendas, exportação, satisfação dos colaboradores, reconhecimento do mercado e outros?
Piccoli | A Soprano conta com mais de mil funcionários e por três anos consecutivos fomos premiados pelo Great Place to Work (GPTW), figurando com uma das Melhores Empresas para se trabalhar no Rio Grande do Sul e na Serra Gaúcha. Nosso portfólio compreende mais de 4 mil itens produzidos para o mercado brasileiro e demais países da América Latina, através de quatro unidades de negócios: MatCon, Fotovoltaico, Utilidades Térmicas e Componentes para Móveis. No setor moveleiro somos a marca número 1º na categoria Fechaduras para Mobiliário. Além disso, estamos entre as três marcas mais lembradas nacionalmente em disjuntores e estamos entre as mais lembradas em ferragens, fechaduras para portas de passagem, cadeados, quadro distribuição, tomada, plugue e interruptor. Nossa estrutura conta com mais de 57 mil m² de área construída, com cinco plantas de manufaturas: quatro no Rio Grande do Sul, sendo três na cidade de Farroupilha e uma em Caxias do Sul, e uma em Campo Grande, no estado do Mato Grosso do Sul. Também possuímos três centros de distribuição: Farroupilha, Caxias do Sul e Campo Grande. E contamos com seu Centro Administrativo em Farroupilha e Escritório de Negócios em Xangai na China.
eMóbile | A Soprano tem diversas unidades produtivas e milhares de colaboradores. Qual o tamanho do orgulho de ter atingido tal dimensão?
Piccoli | Somos uma marca tradicional que completou 69 anos sendo referência em confiabilidade nos mercados em que atua. Aliando tradição, solidez, qualidade, inovação e respeito ao cliente, queremos levar a marca e os produtos da Soprano para mais pessoas, continuar crescendo de forma robusta e sustentável, sendo reconhecidos como a solução para casa e construção.
Leia outra parte da entrevista na edição 331 da Móbile Fornecedores