Plastiweber entrega embalagens plásticas recicladas ao setor
Empresa gaúcha entrega 1,7 mil toneladas de reciclados e atua para que o plástico retorne à cadeia produtiva e origine novas embalagens
Publicado em 6 de outubro de 2023 | 10:03 |Por: Thiago Rodrigo
A Plastiweber, empresa de soluções sustentáveis em plástico sediada no Rio Grande do Sul, entregou, entre janeiro e agosto de 2023, mais de 1,7 mil toneladas de embalagens plásticas recicladas a companhias do setor moveleiro. No ramo, entre as 147 empresas parceiras da Plastiweber, estão nomes como Todeschini, K1, Madesa, Unicasa, Bartz, Marel, Romanza e Bomtempo.
O CEO da Plastiweber, Moisés Weber, destaca os efeitos do trabalho da Plastiweber em diversos setores e celebra o compromisso das empresas do ramo moveleiro. “Para nós, é fundamental que a Plastiweber possa disseminar o uso das embalagens recicladas em diferentes setores”, frisa e acrescenta:
“Ficamos muito felizes com os grandes parceiros que temos no setor moveleiro, que já representam um número significativo quando falamos em quantidade de embalagens recuperadas, que poderiam parar no meio ambiente. Nosso objetivo é fortalecer essa união e contribuir para que o setor de móveis se torne cada vez mais sustentável.
– Abicol participa de eventos internacionais
Sediada na cidade de Feliz, a Plastiweber desenvolveu, ao longo de anos de trabalho, o Naturecycle, uma rede capilarizada de coleta de plástico, e viabilizou um programa de economia circular que já alcança 91 municípios do Rio Grande do Sul. O projeto entrega ao mercado embalagens certificadas feitas com até 100% de plástico reciclado pós consumo, desenvolvidas a partir de materiais entregues por cooperativas, escolas, instituições, empresas e pela população local.
O programa Naturecycle atua através de diferentes projetos nas cidades gaúchas: o Escola Sustentável, o Resíduos pela Vida, o Cooperativa + Circular e o Natal Mais Feliz. Por meio dessas iniciativas, quase R$ 190 mil já foram destinados para a educação e, na área da saúde, mais de R$ 15 mil já beneficiaram o Hospital Schlatter, da cidade de Feliz.
A Madesa é uma das parceiras da iniciativa Naturecycle. “Queremos fazer a diferença atuando com responsabilidade e auxiliando projetos e ações sociais voltadas à capacitação da comunidade e ao desenvolvimento da nossa região. Neste projeto estamos plantando uma semente de uma iniciativa que vai impactar positivamente muitas pessoas nos próximos anos”, afirma o CEO Pedro Cini.
O Naturecycle já evitou o descarte de mais de 2,6 mil toneladas de plástico no meio ambiente e soma mais de 119 milhões de embalagens recuperadas. O projeto totaliza 2.636,13 toneladas de plástico retiradas da natureza e a redução de 3.137.005 litros do consumo de petróleo; de 7.967.165 quilowatts de consumo de energia elétrica; e de 20.805.219 litros do consumo de água no total dos processos.