Ciff Shanghai 2023 promove negócios e tendências
Grandes números contam uma história de sucesso na Ciff Shangai 2023, que também se posicionou como local de tendências em móveis
Publicado em 19 de outubro de 2023 | 08:00 |Por: Thiago Rodrigo
A 52ª edição da Ciff Shanghai, Feira Internacional de Móveis da China, que acontece anualmente no Centro Nacional de Exposições e Convenções (Shanghai Hongqiao), foi realizada entre 5 e 8 de setembro com mais de 10% de aumento no número de visitantes internacionais comparado a 2019.
Os números desta edição foram de 1,5 mil expositores distribuídos por 340 mil m², frequentados por 93.474 visitantes profissionais, dos quais 84.611 foram da China e 8.863 do estrangeiro, representando um aumento de 10,44% face à edição de 2019, sendo recorde. Também houve 46 transmissões ao vivo em canais sociais chineses, seguidas por cerca de 2,6 milhões de telespectadores online.
Com o tema “Liderando novos modos de consumo, servindo novos padrões”, a feira foi dividida em oito áreas temáticas e sediou quatro eventos paralelos (Ciff WMF, Ciff Trend Life Aesthetics Exhibition, Ciff Commercial Office Space Exhibition e Ciff Urban Outdoor Exhibition), reunindo toda a indústria moveleira mundial sob o mesmo teto durante quatro dias.
Entre real e virtual, online e offline, o impacto da 52ª edição foi impressionante, de acordo com a China Foreign Trade Guangzhou Exhibition e a Shanghai Zhongmao Macalline Economic and Trade Development, organizadores do evento, sobretudo no mercado chinês.
“Em tempos como estes, quando todas as certezas parecem soltas e quase nada parece correr como deveria, o mercado interno chinês – segmentado entre a riqueza emergente entre consumidores com capacidade econômica verdadeiramente impressionante e uma classe média crescente e cada vez mais exigente – está a revelar-se um porto seguro para muitas empresas no setor moveleiro”.
Segundo os organizadores, a Ciff Shanghai 2023 não foi apenas uma feira de negócios: representou tendências, estilos de vida e uma cultura centrada no design. “É um local de encontro e intercâmbio que deu origem a 40 fóruns profissionais este ano, reunindo centenas de especialistas do setor por quatro dias de excelência”, afirmam.
Um destaque entre os eventos oferecidos foi a Global Home Furnishing Development Forum – China Home Furnishing Business Design Trend Conference. Os participantes incluíram vinte convidados especiais, todos os principais intervenientes no cenário do design chinês, que partilharam reflexões sobre renovação urbana, design sustentável e mudança tecnológica ao longo de três dias de atividade, abordando questões de estilo de vida e integração cultural.
A organização destaca que essa é outra razão pela qual a Ciff Shanghai é a plataforma indispensável para penetrar no mercado chinês: é capaz de narrar o mercado através das suas tendências, complexidades (culturais e outras) e intervenientes. Sediada em Shangai, a cidade mais internacional da China, a edição de setembro posicionou a feira como uma ponte para o mercado interno chinês e um veículo essencial para conhecer distribuidores e construir uma base de clientes locais.