Dicas de manutenção de máquinas de marcenaria

Móbile Fornecedores Sob Medida apresenta dicas de manutenção de máquinas esquadrejadeiras, coladeiras, furadeiras e centros de usinagem

Publicado em 16 de novembro de 2023 | 08:00 |Por: Thiago Rodrigo

Investir em um carro e não cuidar de sua manutenção pode ser considerado um desperdício de dinheiro. A mesma lógica pode ser aplicada para a máquina de sua marcenaria. Tal investimento requer cuidados para que o equipamento tenha maior vida útil e isso é possível com uma manutenção preventiva periódica, além de outras ações essenciais no dia a dia. Confira dicas de manutenção de máquinas de marcenaria.

As esquadrejadeiras são equipamentos que que exigem muito pouco em manutenção, de acordo com Paulo Oliveira, técnico de máquinas do setor marcenaria da Maksiwa. “Basicamente, o marceneiro deve se preocupar em fazer o tencionamento das correias quando perceber a quebra do MDF ao realizar os cortes e até mesmo a substituição das mesmas, além da limpeza dos fusos de forma periódica de acordo com o acumulo de pó no local”, aponta.

Embora os cuidados possam ser simples, é de suma importância que a máquina tenha um coletor de pó. Não apenas para a proteção do operador e limpeza do ambiente, mas, para a prevenção de acumulo de pó nas roscas dos fusos que, com o tempo, poderá deixar o giro do volante para elevação e inclinação mais pesado que o normal.

Centros de usinagem

Para o dia a dia, é essencial manter sempre a máquina o mais limpa possível, utilizando um bom sistema de exaustão; ter uma boa rede de ar comprimido dentro dos padrões, isento de água e de óleo; garantir uma rede de energia elétrica de boa qualidade, sem oscilações e de tensão adequada; usar ferramentas de padrão elevado e sempre bem afiadas; além de ter pessoas muito bem treinadas por técnicos especialistas na operação do equipamento.

Furadeiras

Ações regulares de manutenção preventiva são relevantes também para as máquinas furadeiras. Nesse sentido, defina um cronograma de manutenção preventiva para realizar inspeções e manutenção regularmente. “Isso ajudará a identificar problemas antes que se tornem mais graves e a evitar interrupções não programadas na produção”, garante Eberson Borges, coordenador de pós-vendas da Inmes.

Coladeiras de borda

Para garantir um bom desempenho da coladeira e resultados de alta qualidade em seus projetos, Romulo Mendonça, especialista técnico da Homag, marca 16 vezes como a mais lembrada nesta categoria do prêmio Top Móbile, recomenda três principais dicas aos marceneiros: continue lendo a reportagem na edição 331 da Móbile Fornecedores.

Receba nossa Newsletter

    Matérias Relacionadas

    Mais Lidas