Grampeadores para colchões oferecem produtividade e eficiência
Grampeadores atendem diferentes aplicações na produção de colchões com velocidade, qualidade, durabilidade e conforto
Publicado em 28 de dezembro de 2023 | 08:00 |Por: Thiago Rodrigo
Reportagem publicada originalmente na Móbile Fornecedores 321
Produtividade com velocidade, ergonomia no uso, durabilidade da ferramenta. Esses três tópicos são os mais apontados pelas fornecedoras de grampeadores para uso no setor colchoeiro em relação a seus produtos. Até por ser uma demanda das empresas para a produção de colchões, com as empresas buscando de ferramentas que auxiliem na produtividade e ao mesmo tempo que sejam duráveis.
A velocidade é muito importante na fabricação de colchões na área de grampeamento para tornar a linha de produção mais rápida e proporcionar uma alta produtividade. “Todos os nossos produtos têm concepção baseada na velocidade de trabalho, garantindo um investimento seguro para o industrial”, afirma o profissional de marketing da Grampofix, Felipe Lima.
A confiabilidade da ferramenta também anda junto com a velocidade, sendo ambas essenciais em qualquer ambiente de produção. Na Airfix, toda linha é projetada para ambientes de produção de alta demanda, no qual o peso da ferramenta e a capacidade de aplicar com precisão e segurança os grampos é fundamental para o fluxo de trabalho nas indústrias.
– Leia todas as reportagens da indústria moveleira
“Não aceitamos que o operador precise dar marteladas nos grampos porque ficaram parcialmente inseridos na madeira. Tem empresas que convivem tranquilamente com esse tipo de resultado, não é o nosso caso. Nossos grampos são resistentes e tem pontas afiadas. Nossas máquinas são rápidas, leves e precisas. Na indústria de colchões, não existe meio termo, é desempenho e confiabilidade”, assegura Fernando Robinson, líder de marketing da marca.
“Com os avanços tecnológicos, constantes descobertas de novos materiais e o desenvolvimento conjunto de várias áreas da ciência contribuindo para uma melhor ergonomia, os grampeadores vem se tornando mais leveis e mais rápidos, contribuindo para um aumento de produtividade”, aponta Osvaldo V. Ebert, gerente de vendas da Pacar.
A Imeco desenvolve suas ferramentas priorizando a necessidade de uma resposta rápida de grampeação, tendo o cuidado de entregar aos clientes uma ferramenta ágil sem perder o conceito de durabilidade. “A durabilidade de um grampeador vai muito de como é utilizado, mas temos dados que mostram clientes com ferramentas Imeco trabalhando em sua linha de produção por mais de 5 anos chegando em alguns mais de 10 anos”, diz Cidemar Lima, gerente de vendas da empresa.
Tudo depende do cuidado e observação das orientações técnicas indicada. “A durabilidade de uma ferramenta pneumática depende de algumas variáveis como, por exemplo, o sistema de ar como um todo, desde o compressor passando por rede de ar e filtros até chegar ao grampeador”, destaca. O pós-vendas é outro fator preponderante e a empresa tem uma equipe interna que atua em conjunto com os vendedores internos, representantes e distribuidores que estão nas principais regiões do Brasil. “Por meio dessa força, procuramos atender todas as necessidades do cliente após adquirir qualquer um de nossos produtos”, frisa.
As ferramentas da Grampofix são projetadas para garantir alta durabilidade e segurança para o operador. “Oferecemos garantia de 6 meses e após este prazo, assistência técnica com peças de reposição originais, além de todo o suporte necessário para garantir segurança e eliminar paradas de produção por quebra dos equipamentos”, conta Felipe.
– Leia edição especial sobre colchões
Ebert, da Pacar, alerta que assim como há carros muito antigos com bom estado de conservação, isso também ocorre nas indústrias com os equipamento. “Temos muitas indústrias que se preocupam com a manutenção preventiva o que eleva muito a vida útil de uma ferramenta. Também a qualidade da rede de ar é fundamental. Os cuidados básicos com a ferramenta por parte do operador são também decisivos para a durabilidade da ferramenta”, exemplifica. São vários os fatores que influenciam diretamente na vida útil de uma ferramenta.
Nesse quesito, a Airfix tem clientes com ferramentas em uso há mais de dez anos, apesar de não ter dados precisos da durabilidade na indústria de colchões, pois a intensidade de uso varia muito de indústria para indústria. Igualmente, depende muito de como os colchões são fabricados, a quantidade e a qualidade da madeira e dos tecidos e a capacitação da equipe que opera as ferramentas.
“Temos também diferentes cenários como rede de ar com baixa manutenção ou até os insumos de baixa qualidade que acabam emperrando no bico da máquina, sendo necessário a abertura e limpeza dele repetidamente, isso desgasta as peças que compõe o bico do grampeador, reduzindo sua vida útil. Um grampo de qualidade e uma rede de ar com a manutenção em dia são essenciais para uma vida longa de um grampeador”, explica Robinson. Conheça as soluções em grampeadores para a produção de colchões.
Airfix
As soluções da companhia em grampeadores para indústrias de colchões se dividem em três partes: estrutura de camas box, acabamentos em camas box e montagens das molas em colchões.
Para a montagem da estrutura dos colchões box, são usados os grampeadores Airfix 14/50 N851, para montagem de estruturas de móveis e estofados usando grampos 14 de 16mm até 50mm de comprimento. “Insumo que somos um dos maiores fabricantes da América Latina”, ressalta Robinson.
Para a fixação dos tecidos em estruturas de camas box, o destaque é o grampeador Airfix 80/16-A. “É o mais rápido e eficiente do mercado de grampeadores 80, pois possui um sistema de exaustão de ar superior e direcionável aumentando o desempenho em ambientes de produção. O grampo 80, fabricado pela Airfix, também acompanha nosso portfólio completo de soluções na área de fixação de tecidos para indústrias de colchões e estofados”, diz o líder de marketing.
Para a fixação das molas o destaque é o grampeador HogRing, para fixação de Grampos “C” (também chamado de grampo Meia Lua ou U) bem como a linha de Grampos C em pentes para grampeadores pneumáticos e a linha de Grampos C em kg para uso nos tradicionais alicates de aplicação.
Grampofix
“Temos grampeadores pneumáticos de alta qualidade e excelente custo-benefício para a indústria de colchões. Atualmente, fornecemos os grampeadores 80/16 para a forração de box, 14/50 para a montagem de box e anelar C Ring para fixação de molas e mantas”, destaca Felipe.
Segundo ele, o grampeador 80 é leve, prático, com empunhadura emborrachada e uma ergonomia que proporciona grande produtividade na forração do box spring. Já o grampeador 14, além de leve e veloz, tem disparo por contato o que o deixa muito mais seguro na montagem do box spring.
Para a montagem de molas e a fixação das mantas de feltro em colchões, a Grampofix fornece o grampeador anelar C Ring, que apresenta a maior durabilidade do mercado, de acordo com o profissional, que destaca também os grampos da empresa: “para todos os grampeadores, a Grampofix fornece os melhores grampos, com reconhecida qualidade e preço justo”.
Imeco
Para a indústria de colchões, a Imeco tem três soluções: o grampeador 14/50 Compacto indicado para montagem da estrutura da cama box que utiliza grampos da linha 14; o grampeador Prático 3001, que é indicado para o fechamento do tecido da cama box que utiliza grampos da linha 80; e o grampeador Fixalev 2002 indicado para o fechamento da estrutura box que utiliza grampos da linha 92. “Nossos grampeadores são desenvolvidos para atender as necessidades de nossos clientes oferecendo durabilidade, leveza, eficiência na aplicação e baixo custo de manutenção”, ressalta Cidemar.
Para a fabricação da estrutura da cama box, o Grampeador 15/50 Compacto, foi projetado para minimizar o esforço físico do operador, indo ao encontro das necessidades atuais das indústrias e usuários. “Tem como principais características a leveza que proporciona maior conforto para o trabalho contínuo, perfil compacto que permite acesso à lugares mais estreitos, acionamento sensível que proporciona velocidade de grampeação melhorando a capacidade de produção e ergonomia que proporciona uma melhor adequação da ferramenta ao usuário”, destaca.
Pacar
Nas indústrias que produzem a cama box, o cliente terá que optar por um de três modelos de grampeadores da empresa – PI 80/16 A e PI 80/16 A Trilho Longo ou 92/30 -, para a fixação do compensado na estrutura do box. “Os dois primeiros modelos aplicam os mesmos grampos, diferindo-se um do outro apenas pela capacidade de carga dos grampos”, explica Ebert.
Já o modelo 92/30 aplica um grampo mais robusto, fabricado com arame de maior diâmetro. Os dois primeiros modelos (PI 80/16 A e PI 80/16 A Trilho Longo), dá vantagem da alta produtividade, enquanto no modelo 92/30 dá a vantagem de maior fixação.
Os modelos 80/W-TG e 8016 Brasileirinho, aplicam os mesmos grampos e são utilizados no estofamento dos colchões. “O modelo 80/W-TG é o mais tradicional. Já o modelo 80/16 Brasileirinho foi desenvolvido para termos uma máquina mais leve e de menor custo”, explica o gerente. Duas ferramentas que são muito utilizadas para a fixação da “bucha americana” na cama box e indicadas pela Pacar são a chave de impacto e a parafusadeira. Outro destaque é o modelo 14/50 da Pacar, indicado para a montagem da estrutura do box.