Salão do Móvel de Milão antecipa novidades da edição 2024
Salone del Mobile Milano antecipa 2024, a partir da neurociência, da IA e de um novo centro de investigação ao serviço do evento e da cidade
Publicado em 10 de janeiro de 2024 | 08:00 |Por: Thiago Rodrigo
Consciente de ter que evoluir de forma ágil e fluida para se manter como evento líder na indústria do mobiliário e design a nível internacional, o Salone del Mobile Milano (programado na Rho Fiera de 16 a 21 de abril de 2024) está progredindo rapidamente no seu caminho de evolução e metamorfose, expandindo o seu campo de ação, consistente com um acordo de colaboração com o Departamento e a Escola de Design da Universidade Politécnica de Milão na criação de um observatório permanente para analisar o ecossistema Salone del Mobile e Milano Design Week e o seu impacto na comunidade em termos de sustentabilidade, inclusão, circularidade, crescimento e transferência de competências.
Maria Porro, presidente do Salone del Mobile Milano afirma que Milão sempre foi a casa do Salone, que foi a faísca que acendeu o papel de toque para muitas iniciativas independentes que dão vida a esta semana em particular. “Acreditamos que, para desempenhar um papel social e institucional que permitirá à feira gerar ainda mais valor positivo para o benefício da cidade e da comunidade, ela precisa ser capaz de se conectar com as instituições, as partes interessadas e todos os outros atores envolvidos”, diz e acrescenta:
“Com isto em mente, quisemos explorar a possibilidade de envolver o Departamento e a Escola de Design da Universidade Politécnica de Milão na investigação da natureza cultural-social-económica do Salone del Mobile/Design Week de forma científica, autoritária e super partes. O nosso objetivo comum é a definição de um observatório permanente capaz de desenvolver um sistema de identificação, observação e interpretação do que se passa na cidade naquele determinado período e promover ações que garantam maior sustentabilidade, inclusão e circularidade do evento como um todo”.
Falando da próxima edição: 87% dos visitantes definiram a experiência Euroluce como memorável, este resultado reforça o projeto de desenvolvimento do formato Salone del Mobile, que abrangerá todos os seus pavilhões até 2024. Apoiado por neurociência e escuta nas mesas de trabalho, o projeto de 2024 se concentrará nos melhores empresas do setor, com foco em Banheiros e Cozinhas.
A reformulação da edição número 62 começou por ouvir visitantes, empresas expositoras e stakeholders, todos envolvidos de diversas formas, durante entrevistas de campo ou mesas redondas mais especializadas para identificar percepções, desejos e necessidades. Dado que uma abordagem centrada no ser humano implica colocar o ser humano no centro das decisões estratégicas e empresariais numa perspectiva cada vez mais holística, o Salone decidiu apostar na neurociência.
Aplicando os seus princípios – Lombardini22, grupo líder no cenário italiano de arquitetura e engenharia, que mais uma vez este ano apoia o Salone com o seu projeto de evolução do layout e da experiência da feira – os organizadores analisaram o comportamento emocional e inconsciente do pessoas que percorrem e tripulam os pavilhões e stands, de forma a conceber experiências úteis e originais baseadas em comportamentos reais e em novos compromissos emocionais, experienciais e relacionais concebidos para promover eventos e contactos de qualidade.
Para tal, estão a ser redesenhados os percursos da EuroCucina, com a FTK ‒ Technology For the Kitchen integrada nos seus espaços, e a Exposição Internacional de Casas de Banho – pela primeira vez com pavilhões adjacentes e interligados, otimizando assim o tempo e o espaço para simplificar ainda mais as visitas, tornando-os mais completos e eficientes, garantindo igual acessibilidade e visibilidade a todos os expositores.
Isto será conseguido através do abandono do arranjo clássico e da reformulação do layout de forma concêntrica, com as empresas expositoras localizadas em ambos os lados de uma avenida em forma de laço, mais ou menos à maneira das vitrines do centro da cidade. Isso garantirá o acesso a todos os estandes, percorrendo metade da distância que na configuração tradicional, e evitará o risco de perda ou confusão.
Salão do Móvel de Milão
Dado que a neurociência mostra que o cérebro é levado a sair da sua zona de conforto pela arte, cultura e estética, que podem tornar-se canais extremamente poderosos para abrir a mente a abordagens inovadoras e originais de interpretação da realidade, o Salone escolheu uma fórmula que dará nova voz e espaço a formas de polinização cruzada cultural, que informou o sucesso da Euroluce e da Cidade Luz este ano.
Os dias da próxima edição do Salone serão, portanto, pontuados por um calendário repleto de palestras e workshops, concebidos para serem educativos e não apenas divertidos e envolventes, que enriquecerão a feira com conversas e debates entre as figuras mais brilhantes do mundo contemporâneo.
Serão duas grandes instalações: uma nos espaços da Exposição Internacional de Banheiros, configurando um palco cênico onde dados, pesquisas e inovação relacionados com os desafios de salvaguarda do planeta e dos seus recursos convergirão; a outra, nos pavilhões do Mobiliário, representando uma evocativa mise-en-scène de espaços e mobiliário provocada pela visão extraordinária de um cineasta de renome internacional. Por último, para quem visita a EuroCucina, haverá inúmeros eventos e experiências relacionadas com Food Design.